Página principal
03-02-2015

Conheça as expectativas dos vereadores para o ano legislativo

  • 15vereadores

    Vereador Marcelo Lanzarin vai lutar pelo Plano de Carreira da Saúde 

    Desde que assumiu o cargo de vereador, Marcelo Lanzarin (PSD) sempre defendeu o Plano de Carreira e Estatuto dos Servidores da Saúde. Como médico, sabe da necessidade desta legislação para a categoria. O projeto do Executivo deve ser enviado para votação na Câmara ainda no primeiro semestre de 2015.  

    O parlamentar recorda que enquanto secretário de saúde teve a oportunidade viabilizar a discussão do tema, reivindicação antiga da categoria. “Formamos uma equipe para desenvolver este projeto com dois profissionais de cada categoria. Avançamos bastante neste sentido. Lamento a posição do Sintraseb (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) que na época manifestou-se contrário ao plano. Houve compromisso do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) de que este projeto vai vir à Câmara. Espero que venha mesmo”. 

    De acordo com Lanzarin, ainda é preciso ampliar a discussão para um Estatuto dos Servidores da Saúde. “Assim como na Educação, existem recursos e diretrizes Nacionais e Estaduais para Saúde. Defendo que na Saúde tenhamos uma estrutura e estatuto específicos. Desta forma poderemos contemplar os agentes administrativos e motoristas, por exemplo, que não são profissionais notadamente da Saúde, mas trabalham na lógica do Sistema Único de Saúde”. 

    O parlamentar ainda destaca algumas demandas que precisam ser trabalhadas ainda no primeiro semestre: exames represados, pacientes esperando procedimentos cirúrgicos e aumento da estrutura física dos hospitais para suprir a demanda. “Além disso, a gestão da Saúde deveria ser vista sob uma ótica regionalizada. Desta forma teríamos uma grande região metropolitana de saúde formada pelos municípios da AMMVI. Hospitais de pequeno porte, como de Gaspar, atenderiam a demanda da Média Complexidade de toda região, permitindo aos hospitais de Blumenau tornarem-se uma referência cada vez maior na Alta Complexidade”. 

    Segundo Lanzarin, é preciso vocacionar os hospitais. Cita como exemplo o Hospital da Furb, que por estar perto de uma rodovia, poderia se especializar em atendimento de ortopedia e trauma. “Que cada estrutura trabalhe de forma mais direcionada”. 

    O vereador trabalhou durante quatro anos como secretário municipal de Saúde, na gestão do ex-prefeito João Paulo Kleinubing (PSD), que agora é secretário de Estado da Saúde. Lanzarin acredita que com a presença de JPK no governo estadual será mais fácil apresentar as demandas da cidade. “Vamos abrir um canal direto. Minha ideia é buscar mais recursos para a cidade e para Saúde”. 

     

    Vereador Adriano Pereira continuará trabalhando integralmente para a população 

    Desde que assumiu o cargo de vereador, Adriano Pereira (PT) tem se dedicado integralmente a função. Em 2015 não será diferente. Para o parlamentar, será um ano de muito trabalho na defesa dos anseios da população. Destacou que o fará de forma coerente, fazendo oposição aos problemas da cidade e não ao prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), nem aos partidos. 

    Apontou que espera que este ano seja melhor que os anteriores, principalmente em relação a realização de obras da atual administração. “Nos dois primeiros anos, não é novidade para ninguém, a comunidade está insatisfeita, mas com esperança. Passou o ano de desculpa, de herança. É ano de trabalho e realização. Vou fazer meu papel principal, que é de fiscalizar e de legislar. Estamos buscando fazer o melhor possível para bem representar toda a população e fazendo um trabalho próximo da comunidade, antes, durante e depois da eleição”. 

    O petista ressalta que grandes pautas deverão vir a discussão no Plenário, como o aumento no número de vereadores, a sede própria do Legislativo e o alto número de alugueis da Prefeitura. “Existem muitos Centros de Educação Infantil e secretarias em espaços locados. Temos que buscar espaços próprios. Sair deste círculo vicioso de alugueis. Vai sobrar dinheiro para aplicar em saúde, educação, segurança…”. 

    Do ano que passou, Adriano relembra que muitos projetos bons não tiveram chance de ser analisados. “Alguns foram vetados, como do prontuário eletrônico. A secretaria de Saúde informou na época que eles já iam implantar, o que até hoje não aconteceu”. 

    Um projeto que deverá ser votado em 2015 é o da redução do recesso parlamentar, de 45 para 30 dias. A proposta já tramita nas Comissões. “Trata-se de um tema polêmico, mas que queremos que se torne realidade. Vereador tem que ter férias de 30 dias, como qualquer outro trabalhador. Nestes 15 dias a mais não podemos encaminhar as indicações e requerimentos, pois eles só são encaminhados em sessões plenárias. Tenho mais de 100 indicações prontas, recolhidas no final do ano e neste mês de janeiro”. 

    Citou que muitos recursos federais foram enviados para o Estado e fazem parte do programa Pacto por Santa Catarina. “Esperamos que Blumenau esteja inserida nos investimentos, pois esta cidade merece pelo tanto que contribui”. 

    Demandas por área 

    Em relação à saúde, Adriano aponta que vai continuar lutando pela reforma e ampliação do Ambulatório Geral da Velha. Destacou que há recurso de emenda parlamentar do deputado federal, Décio Lima (PT). Salientou que vai continuar pedindo mais ambulâncias para a cidade. Já preparou documento para encaminhar ao novo secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing (PSD), para que ele possa ajudar neste pleito. “Hoje só temos três ambulâncias, que estão velhas e sucateadas”. 

    Identificou que muitos Estratégias de Saúde da Família (ESF) precisam ampliar suas equipes, outros necessitam de mais espaços e alguns bairros carecem de mais de uma unidade. “Algumas regiões, onde foram implantados prédios do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, estão com o número de moradores muito maior. E a estrutura da unidade de saúde continua a mesma”. 

    Sobre a segurança, sustentou que Blumenau vive uma situação de “insegurança” e que vai cobrar do Governo do Estado a dívida que tem com Blumenau, no que tange a mais efetivo e aparelhagem para polícias Militar e Civil. 

    Em referência as áreas de lazer, argumentou que as comunidades carentes não têm opção nos bairros e que, por este motivo, crianças e jovens ficam nas ruas, à mercê de traficantes e bandidos. 

    Na educação vai cobrar do Executivo a conclusão das quadras cobertas nas escolas e reforma e melhoria nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Citou como exemplo o CAIC Arão Rebelo, “que chove mais dentro do que fora”. 

    Considerou que muitos dos problemas que chegam ao gabinete poderiam ser facilmente resolvidos nas secretarias municipais. “O vereador acaba sendo a caixa de ressonância de todas as questões”, enfatizou. 

    Adriano tem participado das reuniões das associações de moradores, conselhos de saúde, de segurança, e de eventos da comunidade. “Quero estar presente em todos os bairros da cidade. Onde for chamado, irei. Não importa se é na região sul ou norte. Gosto de ver com os próprios olhos a realidade dos moradores”. 

    Este é o caso do Sistema de Mutirão, que o parlamentar acompanha desde o início e ajuda as comissões de rua a se organizar. “São mais de 100 ruas organizadas e poucas executadas. Vou manter contato com a secretaria de Obras para dar celeridade às obras”. 

    Para o petista, a falta de atenção do poder público acaba criando as demandas. Assinalou que a Prefeitura deveria trabalhar mais em campanhas de orientação. “Hoje a população não sabe, por exemplo, se tiver um problema com o IPTU, a quem recorrer. Nós, no gabinete, acabamos fazendo muito este trabalho de orientação, que deveria ser do Executivo. O povo precisa ter conhecimento dos seus direitos e deveres”.

     

    Em 2015 vereador Ivan Naatz vai fiscalizar contratos da Prefeitura

    O vereador Ivan Naatz (PDT) anunciou que nesta nova fase do mandato, com a configuração da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016, o foco do trabalho será na fiscalização e investigação das contas públicas. O parlamentar aguarda resposta do Poder Executivo aos seus requerimentos e documentos para dar início a esse processo.

    Vamos fiscalizar, especialmente, os contratos firmados pela Prefeitura de Blumenau e suas autarquias com os prestadores de serviços, no que diz respeito aos termos aditivos e também às contratações emergenciais, aquelas que foram feitas sem licitações”, adiantou Naatz.

    Enquanto isso, o vereador está atendendo a população no gabinete e acompanhando obras nos bairros Badenfurt, Itoupava Central e Itoupavazinha e a situação da nova Ponte no Centro. Além disso, está elaborando um projeto de lei que assegura incentivos fiscais aos doadores de órgãos no município, com o objetivo de estimular a prática.

    Em 2015, ele também continuará a discutir o projeto de lei que faz a regulamentação do uso dos controladores de velocidade móveis e lombadas estáticas no município. Essa proposta está tramitando nas comissões. 

    O parlamentar acredita que com a nova composição da Mesa Diretora vão acontecer interessantes debates durante as atividades legislativas. “Temos forças políticas bem acentuadas na Câmara. O governo não se constrói sem oposição e a oposição também não se constrói sem o governo, isso é a democracia. Quem ganha com isso é o povo, pois há sempre a fiscalização, o acompanhamento das obras e a busca por resultados”. 

     

    Vereador Antônio Veneza apresenta plano de trabalho para 2015

    Antes mesmo do início das atividades legislativas, o vereador Antônio Veneza (PSD) já visitava e atendia a comunidade nas suas demandas. Também elaborou, juntamente com a equipe de gabinete, projetos de lei, requerimentos e indicações que apresentará nesta primeira semana. “Percorri alguns bairros da cidade, acompanhado de secretários municipais, a fim resolver algumas reivindicações e problemas enfrentados pela população, como os estragos provocados pelas chuvas e tempestades”, elencou Veneza, afirmando que algumas delas serão solucionadas antes mesmo da tramitação na Câmara.

    O parlamentar disse que vai continuar defendendo uma de suas antigas bandeiras: a construção de uma escola de ensino médio no bairro Itoupavazinha pelo Governo do Estado. A luta teve início na gestão passada, quando se elegeu parlamentar. “Naquela época foi elaborado um abaixo-assinado pela comunidade, encaminhamos requerimentos e foram feitas diversas reuniões com o governo estadual”, lembrou, acrescentando que também teve apoio do deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD).

    Segundo o vereador, a obra já teve ordem de serviço assinada no ano passado e já foi implantado o canteiro de obras. “Nos próximos meses será realizada a terraplanagem. A construção dessa unidade escolar vai beneficiar os alunos da região norte da cidade, que não vão precisar se deslocar até o Centro para estudar. A obra vai atender os bairros Salto do Norte, Bandenfurt e Itoupava Central durante os três períodos”.

    Também informou que irá protocolar novamente o projeto de lei a respeito da obrigatoriedade da instalação de ar-condicionado nos ônibus de transporte coletivo de Blumenau. “Entendo que esse é um projeto importantíssimo, pois a nossa cidade é uma das mais quentes do estado. Espero contar com a colaboração das Comissões para que a matéria possa ir a plenário para discussão dos vereadores”.

    Antônio Veneza adiantou, ainda, que pretende apresentar, neste ano, um projeto de lei a fim de permitir a comercialização de carnes temperadas nos supermercados e açougues de Blumenau.

    O vereador ainda apontou que uma responsabilidade que terá é a Corregedoria da Casa. Veneza foi eleito Corregedor Titular para o exercício 2015/2016. “É um trabalho bastante importante e uma grande responsabilidade. Vamos dialogar com os vereadores para acalmar os ânimos e evitar termos que encaminhá-los à Comissão de Ética. Entendo que não vai haver dificuldade, pois todos os colegas conhecem muito bem o regimento interno”, ressaltou. 

     

    Vereador Beto Tribess vai lutar por demandas da comunidade 

    Desde que assumiu o mandato, Beto Tribess (PMDB) sempre compôs a Mesa Diretora. Em função do trabalho interno, esteve pouco na comunidade. Pela primeira vez, em 2015, o parlamentar exercerá apenas o cargo de vereador, o que o levará a ter mais contato com os bairros. 

    Uma de suas lutas neste ano é que a Prefeitura adquira mais duas bombas para o Dique da Fortaleza. A estrutura tem capacidade para seis e atualmente possui duas. Para enchentes e enxurradas mais frequentes, os dois equipamentos fazem com que a água na região não ultrapasse o nível de 9,65 metros. Para fenômenos maiores, há necessidade da instalação de mais bombas. A estrutura atende os bairros Fortaleza, Fortaleza Alta, Tribess, Nova Esperança, Itoupava Norte e Fidélis

    Outro compromisso de campanha do parlamentar, que será cobrado em 2015, é o funcionamento de mais Ambulatórios Gerais por 24h. Três unidades já atuam desta forma. “Quero que o Ambulatório da Fortaleza também possa ser contemplado para facilitar a vida da população e dos hospitais”, salienta. 

    Ainda sobre saúde, Beto destaca as obras da Policlínica, no Hospital Universitário. Disse que no local já acontecem pequenas cirurgias e que a disponibilização de remédios no bairro ajudaria bastante os moradores, principalmente os mais idosos. Trata-se de uma promessa do governador Raimundo Colombo, que será cobrada de perto pelo parlamentar. 

    Lembrou que ainda no primeiro semestre será inaugurado a segunda unidade do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Tribess. Beto cobra que a Prefeitura faça uma Praça nas imediações, já intitulada de Agnelo Lanser, em referência a um ex-vereador. O projeto já está pronto. “Só precisa ser executado”, aponta. 

    O vereador ainda cobrará do Executivo a limpeza das comportas que ficam ao longo do Rio Itajaí-Açú. “A prevenção fará com que elas funcionem em época de enchente”. Outra luta do parlamentar será para pavimentação de ruas centenárias, principalmente Theodoro Passold, Theodoro Klein, Professor Hermann Lange e Vale do Selke

    No que tange a segurança, apontou a necessidade de instalação de lombadas eletrônicas próximas aos colégios e a implantação da Guarda Municipal. “Fariam o trabalho que a Polícia Militar faz hoje. Há necessidade de o município investir nesta área. Já foi muito debatido. Já visitamos várias cidades quando tinha Comissão Temporária na Casa. Em Balneário Camboriú diminuiu 80% o índice de criminalidade depois da implantação da Guarda”. 

    Em relação a regularização fundiária vai pedir intensificação dos trabalhos da Prefeitura para o Loteamento Morada do Sol. Disse que muitos passos já foram dados para trazer qualidade de vida aos mais de 200 moradores. 

    Finalizou dizendo que vai continuar com o trabalho no gabinete, fazendo indicações, requerimentos e projetos, trabalhando pela comunidade.

     

    Vereador Célio Dias vai lutar pela criação da Guarda Municipal Armada 

    Agente de trânsito, o vereador Célio Dias (PR) sabe bem da importância da instalação da Guarda Municipal Armada. O órgão, através da Constituição Federal de 1988, protege bens, serviços e instalações da cidade. Para o parlamentar, se ela já existisse, o Frohsinn não teria sido incendiado. “Além disso, com a instituição em funcionamento, os policiais poderão fazer trabalho intensivo nos bairros. Vou cobrar para que o Executivo encaminhe projeto à Câmara neste ano”, apontou. 

    O parlamentar destacou que em 2015 também vai intensificar a cobrança para que o Procon fiscalize o cumprimento da Lei dos Biombos, de sua autoria, que obriga que todos os estabelecimentos bancários responsáveis por caixas eletrônicos instalados ou voltados para vias públicas instalem biombos de vidro para proteger os clientes.

    O biombo deve ser disposto em toda a extensão da frente dos caixas, com altura mínima de dois metros. A proteção tem que ser transparente para permitir a visualização total, pelos caixas, da movimentação dos usuários que estejam esperando o atendimento.

    O primeiro secretário da Mesa Diretora ainda vai reapresentar o projeto que permitiria às gestantes utilização das vagas de deficientes físicos e idosos. Informou que também está elaborando novos projetos, mas que estão em fase de estudo.

     

    Vereador Cezar Cim apresenta planos de trabalho para 2015

    O líder do governo na Câmara, vereador Cezar Cim (PP), aposta que em 2015 o Legislativo blumenauense vai protagonizar discussões interessantes com a a proximidade das eleições municipais.

    Conforme o parlamentar, entre os assuntos em discussão estarão a segurança privada nos terminais urbanos de Blumenau, a desvotação, a construção da sede própria da Câmara e a localização dos postes de iluminação pública implantados na cidade, que dificultam a mobilidade urbana dos pedestres e ciclistas.

    Em relação à segurança nos terminais, Cezar Cim afirmou que a responsabilidade é do Consórcio Siga, concessionário do serviço na cidade, em duas vertentes: legal e contratual.

    Para 2015, ele também prevê a discussão do projeto que chamou de “Blumenau Mais Verde”. Segundo ele, a ideia é incentivar o cidadão a plantar uma quantidade de mudas de árvores, conforme a construção de um imóvel ou empreendimento.

    Outra ideia do vereador é, juntamente com os demais parlamentares, criar uma comissão permanente para examinar documentos da administração pública. “O grupo seria composto por funcionários efetivos da Casa que examinariam a documentação requisitada pelo parlamentar ao poder público, como por exemplo, a resposta aos requerimentos. Dessa forma, mais uma vez, se cumpriria as funções do vereador de legislar, fiscalizar e representar”.

    Neste ano, também, ele vai reapresentar o projeto de lei que determina a cobrança fracionada nos estacionamentos particulares de Blumenau. Segundo Cim, da primeira vez, a proposta foi aprovada pela Câmara, mas vetada pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). “A iniciativa é constitucional, porque não estamos dizendo quanto cobrar, e sim, quando cobrar, dessa forma não há interferência da Câmara na iniciativa privada. Os proprietários cobram o que quiserem, mas somente o tempo em que o automóvel permanecer estacionado”, defendeu o parlamentar.

    A expectativa do vereador para 2015 é positiva. “A Câmara vai protagonizar discussões interessantes, pois a oposição é competente e experiente. A cada ano que passa os vereadores vão se aperfeiçoando e ganhando mais experiência. Os discursos não serão voltados para o momento, mas sim, direcionados para o futuro, dada a proximidade das eleições municipais”, previu Cezar Cim.

     

    Vereador Jefferson Forest elenca prioridades para o ano de 2015

    No terceiro ano do seu mandato como vereador, Jefferson Forest (PT) acumula experiência para continuar trabalhando na busca por soluções que atendam as demandas da população.

    Segundo o parlamentar, o vereador não pode destoar da real função que exerce. “Devemos fiscalizar as ações do Executivo Municipal, estar atentos as questões orçamentárias, execução de obras públicas e prestação dos serviços públicos. Legislar conforme pensa a sociedade”, comenta.

    Entre as questões que serão abordadas durante mais um ano de trabalho está o corte de vagas da educação integral para os Centros de Educação Infantil (CEIS). “Esta é uma demanda que preocupou os blumenauenses no ano passado”, enfatiza.

    Ele lembra que no ano passado um projeto de sua autoria aprovou a criação de uma comissão para estudar o caso. Segundo ele, os partidos ainda não indicaram seus membros. “Se os partidos boicotarem a comissão e não indicarem seus representantes, vamos montar uma comissão paralela junto com a sociedade, APPS, com algumas direções de CEIS, com sindicatos que estão preocupados com esta questão, como é o caso do Sindilojas e CDL”. Ele reforça que esta é uma das questões mais importantes e que deve ser discutida já no início do ano.

    O vereador afirmou que continuará cobrando do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) a execução de obras importantes, como prolongamento da Rua Humberto de Campos, que não saiu do papel e a Ponte do Centro. “Vai terminar o governo do Napoleão e ele e não vai concluir a Ponte do Centro”.

    A construção de mais dois terminais urbanos, no bairro Água Verde e nas Itoupavas, é outra questão levantada pelo vereador, que aponta já ter verba. “Os recursos para estas obras já estão assegurados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e infelizmente o Prefeito até o momento não tocou”.

    Para Forest, a falta de água também é um assunto que preocupa a população. “Não adianta expandir a rede e não investir na captação e no tratamento da água”. Segundo ele, o município cresceu e os últimos investimentos foram realizados há 15 anos.

    O parlamentar também pretende propor algumas mudanças no legislativo. “A Câmara ficou devendo algumas respostas para a sociedade. Tem um histórico de aprovação de projetos na calada da noite, escondidos da população como o aumento de salário dos vereadores”, enfatiza.

    Ele também lembra que é importante rever o valor do aluguel da sede do Legislativo. “Precisamos verificar se o aluguel pago pela Câmara está correto, se o valor realmente é justo e vale o que estamos pagando”. Forest também vai exigir o cumprimento de 40 horas trabalhadas para funcionários com cargos comissionados. “Assim como a Assembleia Legislativa adotou, várias Câmaras Municipais do país também já adotaram”, frisa.

    Além disso, ele deverá propor um projeto para que no mínimo 50% dos cargos da Câmara sejam ocupados por servidores de carreira. “Também precisamos avaliar a real necessidade do excesso dos cargos comissionados”. Segundo ele, o Ministério Público já se manifestou sobre o assunto. “Em breve irei procurar o promotor de justiça, Odair Tramontin, que está com o termo de ajustamento de conduta, para discutir a quantidade de cargos comissionados aqui da Câmara. Enfim, este será um ano de muito trabalho”, finaliza.

     

    Vereador Jens Mantau cobra soluções na área da segurança pública

    O vereador Jens Mantau (PSDB) pretende retomar a busca por respostas para o município. Para ele, as principais demandas para 2015 são segurança pública e mudanças no código florestal da cidade. “Dois temas que ainda não saíram do papel“, salienta.

    No último ano o parlamentar esteve à frente da Comissão de Segurança Pública, que também contou com entidades representativas como ACIB, AMPE e CDL. Na ocasião entregou, em agosto, ao secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, um projeto de Lei de Organização Básica (LOB) no intuito de construir o 2º Batalhão de Polícia Militar, na região norte da cidade. “Falta vontade política do governo do Estado de nos responder. O documento está na gaveta do secretário de segurança pública. Basta no dia 01 de fevereiro, ele encaminhar à Assembleia, e se aprovado, Blumenau estará contemplado. Se não for possível a construção do novo batalhão, que sejam enviados então 130 policiais conforme o projeto”, declara. Ele comenta ainda que os municípios que possuem 130 mil habitantes têm direito a receber um batalhão. Hoje Blumenau já possui mais de 300 mil habitantes.

    O vereador lembra que recentemente a população, e até mesmo os motoristas do transporte público, passaram por um cenário assustador de insegurança pública. “Da manhã até a noite as pessoas não podem desembarcar dos ônibus, pois já estão sendo acometidas por assaltantes. Essa falta de segurança nós vamos combater em 2015 através das nossas comissões”, enfatizou Jens.

    Outra questão que será defendida pelo vereador é a necessidade de revisar o código florestal do município. “Em 2013 a cidade deixou de receber 35 empresas e no ano passado o cenário foi pior ainda. Foram quase 50 empresas que Blumenau perdeu devido a distância que as construções devem ficar da margem do rio. O número, que é de 100 metros, dificulta a instalação das empresas, principalmente às margens da Beira-Rio, no centro da cidade”.

    Paralelas a estas questões, estão ainda outros assuntos que serão discutidos ao longo do ano, como pavimentação de ruas, aumento do número de creches para atender a demanda dos moradores da região norte da cidade, além da ampliação e criação de postos de saúde com intensificação do programa Estratégia Saúde da Família.

     

    Vereador Marco Antônio Wanrowsky vai lutar pela saúde pública 

    O vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), está com muitos projetos para esse ano, e alguns serão tratados como prioridade. Segundo o parlamentar a nova maternidade do Hospital Santo Antônio é um assunto que não pode deixar de ser debatido e cobrado. “Como eu sou muito ligado a área da saúde e a área da educação, quero fazer um trabalho muito forte nesses pontos. Vou dar apoio a ordem necessária do Hospital Santo Antônio para a nova maternidade. Além disso, é importante lutar para aumentar os leitos, para que sejam ampliados os atendimentos na área da saúde pública e principalmente em ambulatórios. No geral, questões de saúde são fundamentais na minha percepção” enfatizou.

    Médico especialista em ginecologia e obstetrícia, o parlamentar quer levantar alguns debates durante esse ano, como a questão da Guarda Municipal de Trânsito no qual ele defende e destacar as obras do Hospital Universitário, que devem ser cobradas do governo do estado.

    Marco Antônio Wanrowsky foi eleito pela primeira vez em 1992 e desde então já foi reeleito cinco vezes. Além disso, já foi presidente da Câmara de Vereadores por duas ocasiões, e agora volta a integrar a Mesa Diretora como segundo secretário. Alguns dos seus objetivos para 2015 é trabalhar em prol da comunidade. “Quero atender as demandas da comunidade, escutando a população e exercendo a nossa função de fiscalizar, legislar, fazer leis de interesse público. Meu objetivo é principalmente escutar e estar ao lado da comunidade junto a suas necessidades” apontou. 

     

    Vereador Marcos da Rosa inicia 2015 como vice-presidente da Câmara 

    Nos dois primeiros anos de mandato, o vereador Marcos da Rosa (DEM) atuou na Mesa Diretora como Primeiro Secretário. Em 2015 assumiu um novo desafio. Agora é Vice-Presidente da Câmara. O parlamentar destaca que na primeira função adquiriu experiência, pois teve de analisar a documentação que o Legislativo recebia, secretariar os atos da Mesa Diretora, além de conhecer melhor o Regimento Interno.Como Vice-Presidente, poderei usar os conhecimentos e experiência adquiridos para poder auxiliar a nova Mesa e a comunidade”. 

    Marcos sempre enfatiza em seus discursos acerca da importância da família na sociedade. É autor do projeto que criou a Semana da Conscientização do Planejamento Familiar, que acontecerá anualmente no mês de maio. Para o democrata, a família é a raiz de tudo. “Trata-se da principal célula da sociedade. Se a família vai bem, a igreja e a sociedade também vão. Se queremos um povo trabalhador, ordeiro, temos que investir na família”.

    O vereador recorda que, no passado, os pais e até mesmo os professores, falavam algo e os filhos prontamente obedeciam. “A gente tem que resgatar este respeito. Onde começou a falhar? Exatamente na família. Na falta de compromisso com o casamento e com a família. Os presídios estão cheios e cada vez mais se gasta com armas, ao invés de se investir nas estruturas familiares”. 

    Outro projeto que virou lei é o da Semana de Prevenção à Violência na Escola, que ocorrerá, todos os anos, em Junho. Para Marcos da Rosa, este é um tema muito importante, pois as notícias de violência e agressão têm sido recorrentes. “Muita gente leva o problema familiar para a escola. A ideia é que a secretaria de Educação, associações de moradores, igrejas e demais entidades representativas da sociedade, trabalhem juntas para combater a violência. Recebi recentemente o Professor Charles, que ensina Karatê, inclusive nas escolas, de forma desportiva, educativa, disciplinada, e faz um trabalho social maravilhoso. É um exemplo. Vamos unir forças”.

     

    Vereador Oldemar Becker fará elo entre comunidade e secretarias municipais 

    O vereador Oldemar Becker (PPS) está comprometido em realizar o acompanhamento das obras anunciadas pelas secretarias municipais e em buscar a realização de outras melhorias para a comunidade em 2015. “Continuarei a fiscalizar a administração e a cuidar da aplicação dos recursos do orçamento. Também acompanharei os processos de melhorias através dos pedidos de informações que cobro semanalmente”, afirma. O parlamentar elencou uma série de intervenções, divididas por área de atuação do poder público, que pretende fiscalizar.

    Entre as melhorias sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, o vereador se comprometeu a acompanhar os encaminhamentos que estão sendo feitos para a transferência do ESF Walter Reiter, no Passo Manso. “Quase 10 mil pessoas precisam ser atendidas neste ESF e a atual estrutura não comporta tanta gente. Já foi acertada a mudança para um novo local, com 500 metros quadrados. Faltam alguns detalhes estruturais por conta do proprietário e a licitação, que deve ser feita pela Secretaria, para a colocação das divisórias e de toda a estrutura necessária”, relata. Becker ainda antecipa que continuará reivindicando um posto para coleta de exames laboratoriais no bairro Passo Manso.

    Já entre as intervenções que devem ser feitas pela Secretaria de Obras, Becker pretende fiscalizar o andamento das obras de pavimentação das ruas Hermann Barthel e Johann Hadlich, na Velha Central e no Passo Manso, respectivamente. “Sabemos que esse tipo de obra demanda tempo, dinheiro e plano de trabalho, por isso quero estar sempre repassando as informações do andamento dos trabalhos à população”, menciona.

    O mesmo deve ser feito em relação às ruas Jacy da Silva, no Água Verde, José Ramos, no Salto Weissbach, e Ricardo Geske, Francisco Xavier Deschamps e Helmuth Rautenberg, todas no Passo Manso. O calçamento dessas vias já está pago pelos moradores, que estão questionando quando será o início das obras. O vereador também lutará por uma prioridade da comunidade da Velha Central: uma rotatória na intersecção das ruas Divinópolis e Caçadores. “Os motoristas ficam muito tempo esperando uma brecha para entrar na Rua dos Caçadores. Vou buscar apoio para que essa rotatória seja feita o mais breve possível”, comenta.

    Outras prioridades do vereador serão a viabilização da construção de academias ao ar livre no Loteamento Primavera, onde existe um Clube de Mães que há tempos vem reivindicando a estrutura, e no campo do Esporte Clube Grande Velha, onde a Associação de Moradores se reúne. Outra reivindicação relativa à Fundação Municipal de Desportos é a construção de uma quadra de esportes de areia no Residencial Parque Paraíso, no Passo Manso. “Sabemos a preocupação que a falta de estrutura para atividades dentro do condomínio causa às mães”.

    Como incentivador do esporte blumenauense há 14 anos, esse ano Becker começará novos projetos como futebol feminino, karatê, judô e escolinhas de futebol. “Quero ajudar cada dia mais os jovens dessa cidade que tanto precisam de incentivo. O que estiver ao meu alcance será feito”, reforça.

    À Secretaria de Planejamento, Becker pretende solicitar a instalação de lombadas eletrônicas nas ruas Guilherme Poerner e Johann Hadlich, além de verificar o andamento do estudo para implantação de um terminal urbano no Água Verde.

    Por fim, cobrará da Secretaria de Educação a construção de três novas creches: nas ruas Martha Jansen, no Salto Weissbach, Nelson Buzarello, no Água Verde e dos Imigrantes, no Passo Manso.  “Quando eu tomei posse em 2013, já havia 283 crianças daquela região esperando por uma vaga nas creches existentes. Hoje a demanda está muito maior. A construção de novos CEIs é urgente e necessária”, assinala.

     

    Vereador Vanderlei de Oliveira cobra respostas do poder Executivo

    Em 2013 o governo municipal sancionou o projeto de lei complementar que regulamenta a instalação de antenas de telecomunicações em Blumenau. A proposta do vereador Vanderlei de Oliveira (PT) visa melhorar a cobertura da telefonia móvel na cidade.

    A expectativa do parlamentar é de que a Prefeitura, em conjunto com o PROCON e as empresas de telefonia, consigam ofertar um serviço de qualidade aos moradores. “Minha primeira expectativa é de que até o final de 2015 as empresas cubram a cidade de Blumenau”, enfatiza o parlamentar.

    Outra preocupação de Vanderlei é para que o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) dê uma resposta à comunidade sobre o programa Pavimenta Ação. “Esperamos que o programa deslanche. Até o momento o número de ruas em que as obras iniciaram não chega a meia dúzia. Tem mais de 50 ruas totalmente pagas, a parte dos moradores, para a execução do programa”, destaca.

    O petista comenta ainda sobre as obras de mobilidade urbana como outro ponto a ser trabalhado durante o ano. “Não vou citar uma obra especificamente, mas sim o conjunto das necessidades para o município”, sustenta.

    A intenção de Vanderlei é continuar realizando seu papel fiscalizador e acompanhar a aplicação dos programas e dos projetos aprovados no orçamento, em 2014. “O valor superior a R$ 2 bilhões está disponível para melhorias à cidade de Blumenau”, finaliza o vereador.

     

    Vereador Zeca Bombeiro discute projetos para 2015

    O vereador Zeca Bombeiro (SD) retornou as atividades em seu gabinete no dia 06 de janeiro para trabalhar em projetos que serão apresentados durante o ano. Ele aproveitou a primeira semana para discutir com seus assessores algumas propostas.

    No ano passado a Câmara de Vereadores de Blumenau sancionou o Projeto de Lei Ordinária 6597/2014, que obriga os estacionamentos da cidade a reservarem um percentual fixo de vagas exclusivas para deficientes físicos, idosos e gestantes, próximas a entrada dos estabelecimentos. “Esta lei existe na esfera nacional, mas não se cumpria em Blumenau. Agora, quando alguém tiver a intenção de abrir um estabelecimento comercial com estacionamento na cidade precisa reservar as vagas conforme a lei obriga”, comentou o vereador.

    Um tema que será reapresentado aos parlamentares trata da livre comercialização de chumbinho na cidade, uma substância perigosa que pode levar à morte. Segundo ele, entre 2008 e 2011, um dos maiores crimes cometidos na cidade foi a matança de animais devido a utilização ilegal do produto.

    Para o vereador, esta questão merece atenção já que muitos animais de estimação sofrem ações criminosas. “Se hoje em dia até os remédios são comercializados de forma controlada, também devemos ter um controle maior sobre a venda de uma substância tóxica que pode matar”, defendeu.

    A segurança pública é outro item que será defendido pelo vereador, que acredita que a mesma quantidade média de policiais militares por habitante da capital, deveria ser seguida e adotada em todas as cidades do Estado. Além disso, Zeca Bombeiro também pretende desenvolver ações para valorizar as Associações de Moradores e Clubes de Caça e Tiro. 

    Foto: Adaptado | Comunicação Sítio

    Fonte: Assessoria de Imprensa Câmarablu