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07-03-2017

Comitê Gestor de Transparência da Câmara realiza a primeira reunião para ampliar divulgação de informações

  • comite6marco17

    O Comitê Gestor de Transparência da Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na tarde desta segunda-feira (6) a primeira reunião para discutir formas de ampliar a divulgação de dados e aumentar transparência do Poder Legislativo de Blumenau.

    Durante o encontro, o grupo – coordenado pelo vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), supervisionado pelo presidente Marcos da Rosa (DEM), composto pelo Procurador Geral da Câmara, Anselmo Lessa, e outros três servidores do Legislativo – ouviu o diretor geral do gabinete do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), Leandro da Silva, que apresentou o case do Poder Executivo blumenauense, considerado referência pelo aumento da base de dados no Portal de Transparência. Para Leandro, a transparência é uma marca do prefeito. “Esse avanço foi possível através de um comitê gestor montado na prefeitura, onde foram desenvolvidas várias ações que culminaram nesse reconhecimento”, assinalou.

    O vereador Sylvio Zimmermann destacou a importância do Comitê para fornecer mais dados à comunidade. “O comitê vai permitir que a Câmara leve mais informações para que a população tenha condições de fiscalizar o Legislativo e saiba como a Câmara gasta seus recursos”, argumentou.

    No dia 22 de maio, a OAB Subseção Blumenau abre espaço para que a Câmara de Vereadores apresente o Portal de Transparência à sociedade. Durante o evento, líderes comunitários, representantes de entidades e do Ministério Público poderão fazer perguntas previamente enviadas sobre os trabalhos e a utilização do Portal. “A partir dessas discussões nós poderemos avançar nas respostas relacionadas à transparência”, destacou o vereador Sylvio Zimmermann.

    Sobre o Comitê

    A finalidade do Comitê Gestor de Transparência da Câmara de Vereadores de Blumenau é planejar, coordenar e fiscalizar as ações que são desenvolvidas visando o aperfeiçoamento dos instrumentos parlamentares destinados ao cumprimento da Lei Federal Nº 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação. O comitê, criado em 23 de fevereiro de 2017, se reúne uma vez por mês ou quando convocado pelo coordenador. Os membros do comitê não são remunerados.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB