Página principal
22-06-2017

Comissão Temporária de Segurança Pública define próximas ações em reunião

  • comissao_temp22junho17

    Os integrantes da Comissão Legislativa Temporária Especial de análise de questões de segurança pública se reuniram, na manhã desta quinta-feira (22), na sala de comissões anexa ao plenário. Estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), que é o presidente, e Ricardo Alba (PP), membro da comissão. O assessor do parlamentar Ailton de Souza, o Ito, (PR), José Luiz Ribeiro, também participou da reunião.

    Na oportunidade, o presidente lembrou que, juntamente com o relator Ito visitou, no dia 14 de junho, a 7ª Região da Polícia Militar (Gerência Regional). Na ocasião, os integrantes estiveram acompanhados do comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jefferson Schimidt.

    O objetivo foi conhecer a metodologia de divulgação das informações para a imprensa referente ao registro das ocorrências policiais, tendo por parâmetros as informações repassadas pelo comandante a respeito das regiões mais problemáticas da cidade. Além disso, foram solicitados dados estatísticos de Blumenau e das cidades vizinhas para a análise da criminalidade. Para a continuação desses trabalhos, como próxima ação da comissão, o vereador Jens Mantau informou que, na tarde desta sexta-feira (23), será realizada uma visita à sede do 10º BPM para conhecer na prática os registros diários das ocorrências e da aparelhagem da PM.

    Na reunião, o presidente lembrou que o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, se comprometeu a informar, no mês agosto, a quantidade de policiais que virá para Blumenau, por meio de ofício. Disse que a comissão está alerta para a questão da segurança pública e pleiteando pelo menos 100 policiais militares para a cidade do total que estarão se formando este ano. “Nós precisamos desse efetivo devido às ocorrências nos bairros da cidade e precisamos do comprometimento do Governo do Estado”, apontou.

    Ricardo Alba enalteceu a importância de o cidadão blumenauense contar com segurança pública de qualidade e lembrou que há muito tempo o Governo do Estado tem essa dívida com a cidade. “A população em todos os bairros se sente insegura por vários motivos, em decorrência da legislação, mas também da falta de efetivo, de material e de estrutura. Blumenau necessita de pelo menos 100 policiais militares do total que estão em curso de formação. Precisamos de novas viaturas, equipamentos para dar estrutura e vamos continuar cobrando do governo”.

    Ainda durante a reunião, o assessor informou que o vereador Ito visitou a Assembleia Legislativa no dia 12 de junho. Na ocasião, ele entregou e convocou os deputados estaduais Ana Paula Lima (PT), Ismael dos Santos (PSD) e Jean Kuhlmann (PSD) para comparecimento à Câmara. Ainda não houve o retorno dos mesmos sobre o referido ofício, sendo que a comissão fará contato telefônico e por e-mail para cobrar a resposta.

    A comissão tem o prazo de duração de 300 dias a partir da data de sua instalação, tendo como presidente o vereador Jens Mantau e relator o vereador Ito. Os seus membros são os parlamentares Oldemar Becker (DEM), Adriano Pereira (PT), Alexandre Caminha (PROS), Bruno Cunha (PSB), Zeca Bombeiro (SD), Marcelo Lanzarin (PMDB) e Professor Gilson (PSD).

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: TVL Blumenau CMB