Página principal
06-07-2015

Comissão Temporária de diques e comportas encerra trabalhos comprometida com a criação de Comissão Permanente sobre o tema

  • diques_comissao

    A Comissão Legislativa Temporária Especial que acompanha o cronograma de manutenção de comportas e diques de contenção de cheias no município se reuniu pela última vez durante a noite da última quinta-feira (2), no Plenário da Câmara de Vereadores. Na ocasião, representantes dos diques apresentaram reivindicações ao Secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, e ao vereador Beto Tribess (PMDB), que preside a Comissão.

    Entre as solicitações estiveram mais informações a respeito do modelo de licitação e prestação de contas por parte da empresa que deve fazer a manutenção dos equipamentos que são utilizados em eventos naturais na cidade, como enchentes e enxurradas. A intenção é que na próxima licitação que será realizada no dia 22 de julho, a empresa vencedora tenha que apresentar constantemente relatórios sobre os serviços de manutenção executados.

    Entre os 15 itens mais importantes elencados durante a reunião, está a criação de uma Comissão Permanente para acompanhar de forma mais efetiva os cuidados com os equipamentos e cobrar as informações das empresas vencedoras das licitações. O vereador Beto Tribess salientou a necessidade de um acompanhamento periódico. “Muitas vezes as pessoas só lembram dos diques e comportas durante as enchentes e enxurradas, mas é preciso fazer manutenção constantes para que quando precisarmos as máquinas funcionem”, afirmou.

    O pedido para a criação de uma Comissão Permanente será enviado à Mesa Diretora para fazer coro ao Projeto de Resolução nº 503/2015, do vereador Fábio Fiedler (PSD), que já havia feito o pedido ao Legislativo.

    Após quatro encontros realizados, os representantes comemoraram a inclusão de um novo gerador para o dique da rua Santa Efigênia, e a criação de uma Câmara Técnica no Conselho Estadual de Defesa Civil, para que a cada três meses seja possível debater as necessidades de cada dique e cada comporta, visando elevar o nível de manutenção e segurança dos equipamentos.

    O peemedebista também ressaltou a relevância do envolvimento dos representantes da comunidade no processo. “Foi importantíssima a participação da comunidade, assim como da Defesa Civil, para nos permitir criar um relatório direcionado ao Executivo, para que possam investir ainda mais na manutenção dos equipamentos”.

    Foto: Vivian Persuhn | CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB