Página principal
18-06-2013

Comissão reúne-se com secretário de Turismo para discutir revitalização do centro histórico

  • comissao1806

    A Comissão Especial da Câmara de Vereadores que discute a revitalização do centro histórico de Blumenau reuniu-se com o secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, para pedir apoio ao projeto. Na oportunidade, os parlamentares solicitaram a reforma da Praça Hercílio Luz e o estudo da viabilidade de se instalar uma Central de Atendimento ao Turista no local. Na manhã desta terça-feira (5), a comissão voltou a se reunir para avaliar as primeiras ações e dar os encaminhamentos necessários.

    De acordo com o presidente da comissão, vereador Beto Tribess (PMDB), Stodieck se colocou à disposição para contribuir com a revitalização da área. “Ele (Stodieck) informou que vai reformar o prédio que tem no centro histórico, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. É uma ação importante para a proposta de revitalizar a área”, classificou, informando que a situação do Edifício América está na Justiça Federal, em Porto Alegre.

    Tribess revelou ainda que a comissão já solicitou à Secretaria de Planejamento a planta baixa da região e espelho atualizado dos imóveis do centro histórico, desde o antigo estádio do BEC, passando pela Fundação Cultural e ruas do entorno. O objetivo é levantar a situação atual dos imóveis, conhecer os respectivos proprietários e fazer um relatório completo, visando a orientar as eventuais ações.

    Proposta pelo presidente Vanderlei de Oliveira (PT), em meados de março, a comissão tem a tarefa de organizar e debater com os demais poderes e setores representativos da cidade projetos para revitalizar o centro histórico. A ideia é analisar e propor estudos programas, proposições e soluções para a conclusão do Edifício América e adequações dos imóveis da região que não cumprem a função social.

    Comissão Especial

    Beto Tribess (PMDB) – presidente

    Zeca Bombeiro (PSD) – relator

    Jefferson Forest (PT) – membro

    Maurício Goll (PSDB) – membro

    Oldemar Becker (PPS) – membro

    Foto: Denner William

    Fonte: Assessoria/Imprensa