Página principal
03-08-2017

Comissão parlamentar debate criação da Região Metropolitana de Blumenau

  • comissao_temp3julho17

    A Comissão Temporária Especial de Análise de questões referentes à Região Metropolitana de Blumenau realizou sua reunião, na manhã desta quinta-feira (3), na sala de comissões anexa ao Plenário. O encontro, que contou com as presenças do presidente da comissão, vereador Ricardo Alba (PP), e dos membros Alexandre Caminha (PROS) e Professor Gilson (PSD), serviu para debater as condições para a criação da Região Metropolitana de Blumenau e fazer alguns encaminhamentos.

    O presidente Ricardo Alba avaliou a reunião como produtiva. Apontou que a comissão já vem estudando mecanismos com deputados estaduais e com a Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau (ADR) para viabilizar a criação desta região. “Ela já existe na prática, pois os hospitais e a rede educacional, por exemplo, são buscados pelas cidades vizinhas. Por isso, nós precisamos criar no papel, no sentido de propiciar maior desenvolvimento econômico e social, de forma integrada. Isso porque as pessoas já vivem de forma integrada e o limite territorial não deve ser um empecilho para trabalhar o trânsito e a infraestrutura, por exemplo, de forma conjunta, por meio de licitações mais simplificadas e rápidas”, opinou o vereador.

    O próximo passo do grupo será encaminhar um documento aos demais parlamentares desta Casa Legislativa para que se posicionem a respeito do assunto. Durante a reunião, os integrantes da comissão também solicitaram uma audiência pública, em setembro, a fim de debater sobre a Região Metropolitana de Blumenau. A ideia é convidar a população, as entidades de classe da cidade, os presidentes das Câmara de Vereadores e prefeitos dos municípios que seriam atingidos, os deputados estaduais e federais que representam a região e demais interessados. A audiência precisa ser aprovada pelo plenário para acontecer.

    Fazem parte da comissão também o vereador Alexandre Matias (PSDB), como relator; Oldemar Becker (DEM), Adriano Pereira (PT), Ito de Souza (PR), Bruno Cunha (PSB), Zeca Bombeiro (SD) e Marcelo Lanzarin (PMDB) estão na função de membros.
    A próxima reunião está agendada para o dia 21 de setembro, às 11 horas, no mesmo local.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB