Página principal
04-07-2013

Comissão Especial visita Complexo Penitenciário de Itajaí

  • FOTO PENITENCIARIA

    A Comissão Especial de Acompanhamento das negociações para instalação de penitenciária ou reforma do Presídio de Blumenau visitou nesta semana o Complexo Penitenciário de Itajaí. O objetivo foi conhecer o modelo do complexo penitenciário da cidade vizinha, a forma de trabalho, segurança e reinserção profissional. Os parlamentares integrantes da comissão estavam acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Cesar Botelho.

    Segundo o presidente da comissão, vereador Mário Hildebrandt, o presídio de Itajaí mostra que é possível uma nova realidade prisional para o Estado. “Tem qualidade de atendimento e condição estrutural”, informou, considerando “interessante como se trabalha a reinserção social no local.

    “Acompanha-se os presos por cima, de forma aérea, eles têm aulas e trabalham. Há uma separação clara dos que já foram julgados, estão em regime aberto, semi-berto e fechado”, destacou, lembrando que a população prisional do Brasil é de aproximadamente 500 mil, destes apenas 1,8 mil estudam e pouco mais de 210 mil trabalham. “Estes números mostram que o presídio de Itajaí é um exemplo”, afirmou.

    O vereador Célio Dias (PR) também elogiou o sistema prisional de Itajaí. Disse que ficou impressionado com a organização e com a sistemática da unidade prisional. Na opinião dele, lá o preso tem reais condições de reabilitação e ressocialização. O parlamentar destacou a limpeza da cozinha do presídio. Disse que poucos restaurantes de Blumenau têm uma cozinha tão limpa como aquela. “Sei que esta declaração é forte, mas é impressionante o cuidado e o tratamento ao preso”, argumentou.

     

    Fonte: Assessoria de Imprensa | Imagem: reprodução da TVL