Página principal
04-11-2013

Comissão Especial do Centro Histórico e Seplan discutem legislação e demarcação da região

  • comissao

    A Comissão Especial de Revitalização do Centro Histórico da Câmara de Vereadores reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (4), com o secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, e técnicos da secretaria. O objetivo foi iniciar a discussão sobre a legislação e a demarcação do território que abrangerá o centro histórico do município.

    Apesar de a comissão já ter apresentado o relatório final das atividades, no dia 4 de outubro, quer resolver algumas pendências, como a delimitação dos espaços e também reuniões com proprietários de imóveis na região, a fim de discutir a manutenção e conservação.
    A proposta da comissão, em consenso com a Seplan, foi delimitar a área do centro histórico a partir da Igreja Luterana, na Rua Amazonas, em direção à Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), incluindo uma parte da Rua XV de Novembro. A intenção é promover a circulação de pessoas na região a partir da promoção da diversidade social e funcional, com um misto de imóveis comerciais e residenciais.
    Uma das propostas apresentadas pela Secretaria de Planejamento foi fechar a Rua das Palmeiras nos fins de semana para a realização de feiras e atividades de lazer. A revitalização da área incluiria ainda soluções para o porto e Fundação Cultural e a construção de uma réplica da casa do Doutor Blumenau, atraindo também turistas para a região.
    A intenção da comissão é de também buscar soluções para o Edifício América juntamente com os investidores, além de viabilizar a utilização do terreno do antigo estádio do BEC para implantação de um centro de lazer no modelo do Parque Ramiro Ruediger.

     
    Subcentros

    A criação de subcentros históricos, como por exemplo na região da Nova Rússia, Bom Retiro e Vila Itoupava, também estava na pauta da reunião. Foram apresentadas ainda propostas de incentivos fiscais para os imóveis novos e antigos do centro histórico.
    O presidente da comissão, vereador Beto Tribess (PMDB), elogiou o “excelente” trabalho dos arquitetos da Secretaria de Planejamento. “A comissão está atingindo os objetivos. Teremos no futuro boas condições para que os investidores se interessem pela área”, aposta.
    As propostas serão levadas para discussão em reunião do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan) no final deste mês e, se aprovadas, vão para audiência pública e então retornarão para a Câmara.
    Depois da aprovação das propostas, a comissão e a secretaria pretendem elaborar um dossiê com detalhamento dos projetos e incentivos e usá-lo na sensibilização dos investidores interessados em imóveis na área.


    Reuniões

    Desde que foi instalada, no início de junho, a comissão especial já se reuniu com o secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, para pedir apoio ao projeto, e realizou reunião extraordinária com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. Em uma das reuniões, foi pedido a reforma da Praça Hercílio Luz e o estudo da viabilidade de se instalar uma Central de Atendimento ao Turista no local. A comissão também já visitou alguns espaços que integram o patrimônio histórico arquitetônico para conhecer as condições desses locais.


    Comissão

    Beto Tribess (PMDB) – presidente
    Zeca Bombeiro (PSD) – relator
    Jefferson Forest (PT) – membro
    Maurício Goll (PSDB) – membro
    Oldemar Becker (PPS) – membro

     

    Foto: Denner William/Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa