Página principal
05-06-2013

Comissão discute ações para revitalizar o centro histórico

  • Foto: Denner William/Agência CamaraBlu
    centro

    Comissão busca alternativas positivas para revitalizar a região

    A Comissão Especial da Câmara de Vereadores que discute a revitalização do centro histórico de Blumenau reuniu-se na manhã desta terça-feira (5) para definir as primeiras ações. Ficou acordado que o primeiro passo é fazer uma reunião com o Procurador da República, João Marques Brandão Neto para conhecer os detalhes da sentença que exige a demolição do Edifício América, buscando alternativas e outras proposições da Procuradoria da República do município para a região.

    Proposta pelo presidente Vanderlei de Oliveira (PT), em meados de março, a comissão tem a tarefa de organizar e debater com os demais poderes e setores representativos da cidade projetos para revitalizar o centro histórico. A ideia é analisar e propor estudos programas, proposições e soluções para a conclusão do Edifício América e adequações dos imóveis da região que não cumprem sua função social.

    Ao abrir a reunião, Vanderlei lembrou que a instalação da comissão está fortemente ligada à vinda do Poder Legislativo para o centro histórico. “Nossa intenção é buscar alternativas para revitalizar o local, começando por uma solução para o Edifício América”, argumentou, sugerindo reunião posterior com o Procurador e com a diretoria do Clube Náutico América. “Até para que as ações de revitalização assegurem a permanência do clube quase centenário no local, inclusive fortalecendo-o”, completou.

    O presidente da comissão, Beto Tribess (PMDB), propôs que a comissão se reúna também com os proprietários dos imóveis, para discutir os trabalhos de revitalização. O vereador Jefferson Forest (PT) disse que o imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico “pode ser um peso para o proprietário”, já que tem  pouco apoio do poder público.

    Ações

    Por sugestão do presidente Vanderlei de Oliveira, a comissão especial vai pedir a planta baixa da região e espelho atualizado dos imóveis do centro histórico, desde o antigo estádio do BEC, passando pela Fundação Cultural e ruas do entorno. O objetivo é levantar a situação atual dos imóveis, conhecer os respectivos proprietários e fazer um relatório completo, visando a orientar as eventuais ações.

    A comissão pretende reunir-se também com representantes da Secretaria de Planejamento, conselhos municipais, entidades e personalidades que possam contribuir com o processo de discussão e revitalização.

    A Comissão Especial vai se reunir semanalmente para analisar e encaminhar as ações.

    Comissão Especial

    Beto Tribess (PMDB) – presidente

    Zeca Bombeiro (PSD) – relator

    Jefferson Forest (PT) – membro

    Maurício Goll (PSDB) – membro

    Oldemar Becker (PPS) – membro