Página principal
16-04-2019

Comissão de Telefonia da Câmara comemora investimentos trazidos por operadoras para o município

  • comissao16abril19

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento da prestação dos serviços de telefonia no município se reuniu, na manhã desta terça-feira (16), com o representante da operadora Tim, Cleber Affanio, para conhecer o plano de expansão da empresa em Blumenau e também os avanços desde o último encontro em fevereiro. Representantes das operadoras Oi, Vivo e Claro não compareceram à reunião, que contou com as presenças dos vereadores Adriano Pereira (PT) e Alexandre Caminha (PP), presidente e relator, respectivamente.

    A empresa Vivo encaminhou um ofício à comissão informando sobre a cobertura dos serviços de telefonia móvel na cidade, investimentos realizados em 2017/2018 e melhorias previstas pela operadora para 2019. Conforme o documento, estão previstas para este ano obras de modernização e ampliação da tecnologia 4G (LTE) no que se refere aos serviços de telefonia móvel. A empresa também tem previsão de investir, em 2019, aproximadamente R$ 15 milhões em banda larga fixa (fibra ótica) nos bairros Velha Central, Petrópolis, Bom Retiro, Jardim Blumenau, Garcia, Vila Formosa, Ponta Aguda, Boa Vista, Vila Nova, Vorstadt e Água Verde. Já a empresa Oi encaminhou um e-mail justificando a ausência e informando que não houve evolução nos investimentos em Blumenau para 2019 e a operadora Claro não se manifestou.

    O representante da operadora Tim, Cleber Affanio, lembrou que na última reunião estavam previstas as instalações de duas novas torres na cidade para 2019, na Itoupavazinha e na Velha Grande. Ele informou que a da Itoupavazinha foi instalada na semana passada e está em fase de teste. Conforme o representante, esta semana deve ser liberada comercialmente e ficar em regime de operação. Já a torre na Velha Grande tem previsão de entrar em funcionamento para fim de abril ou começo de maio, por conta de ajuste de sinal. “Em fevereiro eu havia comunicado que a empresa tinha previsão de duas torres para Blumenau este ano, mas em função dessas reuniões e das demandas que surgiram, nós vamos colocar mais quatro novas torres na cidade este ano, totalizando seis, nos bairros Velha, Fortaleza, Itoupava Central e Água Verde. Três delas têm ponto definido e a da Água Verde ainda estamos buscando um ponto”, informou o representante da Tim. Além disso, a Tim comunicou na reunião a previsão de colocar, ao longo deste ano, em 11 torres já existentes a frequência 700 MHz, oferecendo maior cobertura. Essa frequência era usada até então para a televisão analógica e agora será usada para a telefonia de celular.

    O presidente Adriano Pereira avaliou que a reunião foi positiva, embora com as ausências das demais operadoras. “Essas informações são importantes. Elas refletem o fruto do trabalho que estamos desempenhando na comissão e na Câmara, no sentido de cobrar melhorias na telefonia no município. Desde o início eu e o vereador Caminha estamos cobrando junto às operadoras os investimentos para o município e vamos dar continuidade a este trabalho, cobrando e buscando informações de investimentos da Oi e da Claro”, apontou, sugerindo que a frequência 700 MHz seja compartilhada com a torre recente da Velha Grande para que melhore ainda mais o sinal naquela localidade, atingindo os locais mais distantes. Também fez cobranças em investimentos para a região Sul da cidade para o Distrito da Vila Itoupava.

    O parlamentar Alexandre Caminha criticou a operadora Oi pela falta de informações e novidades e cobrou investimentos da empresa para Blumenau. “Desde a minha atuação no Procon estamos cobrando da Oi, que é detentora da maioria do sinal na região. Fizemos alteração na legislação, fizemos os encaminhamentos necessários nesta Casa, aguardamos o primeiro ano de 2017 em função da mudança de lei, mas, infelizmente, a Oi está deixando a desejar. No ano passado, nada foi apresentado e já estamos em abril e infelizmente continuamos sem qualquer tipo de notícia”, pontuou, parabenizando a operadora Tim por estar presente nas reuniões, por trazer as informações e mostrar os investimentos no município.

    O vereador Caminha ainda disse que ficou contente com as notícias trazidas pela Tim com investimentos na região da Velha. “Quem sabe até fim do ano tenhamos mais notícias boas. Quem ganha não é só o consumidor, mas toda a população que vai ter um meio de comunicação e a operadora que lá chegar vai ganhar financeiramente. É uma região muito populosa que está sendo beneficiada. É bom ver que a nossa comissão tem dado resultados positivos e práticos. Fico muito feliz com isso”. Em outro momento, também fez um apelo à operadora presente e as demais para trazer investimentos para a região Sul da cidade, contemplando as regiões do Grande Garcia, da Nova Rússia e do Progresso.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Adriano Raulino | Imprensa CMB