Página principal
28-05-2014

Comissão de Agricultura se reúne com agricultores do município e feirantes da Humberto de Campos

  • comissaoagricultura

    A Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores se reuniu, na tarde desta quarta-feira (28), com agricultores do município e feirantes da Feira Livre da Humberto de Campos, no bairro da Velha. Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura também estiveram presentes e além do presidente da Comissão, vereador Oldemar Becker (PPS), participaram do encontro os vereadores Beto Tribess (PMDB) e Airton Maçaneiro (PR).

    A pauta foi sobre a falta de apoio aos agricultores, por parte do poder público, e a necessidade da Prefeitura em promover intensamente a feira, com uma divulgação permanente, com o objetivo de atrair mais público e mais expositores. Segundo o presidente da Associação dos Feirantes da Humberto de Campos, Evandro Freygang, atualmente há 14 bancas desocupadas, porque não há interesses de novos agricultores em expor. Ele explicou também que o público consumidor tem se mantido estável nos últimos anos, prejudicando as vendas e consequentemente a manutenção do espaço.

    A associação responde por toda a manutenção, limpeza e segurança da feira, que cobra uma contribuição espontânea dos feirantes. É preciso que a prefeitura invista na divulgação do local para atrair mais público e consequentemente mais agricultores, fazendo a roda girar. Sabemos que hoje para alguns produtores o negócio não compensa”, observou.

    O vereador Oldemar Becker, presidente da Comissão de Agricultura, ficou muito preocupado com a situação dos agricultores. “Os agricultores estão abandonados pelo poder público. Não podemos ir buscar produtores de outros municípios para expor na feira, sem antes apoiar os agricultores de Blumenau”, advertiu, reclamando que os representantes da Secretaria da Agricultura não souberam responder quantas são e o que produzem os agricultores do município.

    Também o presidente do Conselho Rural de Blumenau, Alios Mantau, reclamou da pouca assistência aos pequenos produtores. “Os agricultores não tem incentivos e estão desanimados. Pensamos em fazer reuniões itinerantes em várias regiões do município com o objetivo de atrair estes agricultores, mas o poder público precisa dar mais atenção a eles”, destacou.

    O vereador Beto Tribess informou que um dos encaminhamentos do encontro foi o de realizar uma nova reunião, incluindo autoridades estaduais e municipais das áreas do meio ambiente e Vigilância Sanitária. “Uma das reclamações dos agricultores na comercialização dos produtos é o desconhecimento e também a difuldade burocrática do processo, especialmente com respeito ao licenciamento e a liberação de alvarás”, declarou, enfatizando a importância da Câmara para a articulação das soluções tanto para os agricultores, como para os feirantes.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu