Página principal
20-11-2017

Comissão de acompanhamento das associações de moradores relata visitas na Velha e Itoupava Central

  • comissaoespecial20nov17

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento das condições atuais das associações de moradores no município se reuniu, na manhã desta segunda-feira (20), para fazer um relato e um balanço de como foram as visitas feitas às associações da região da Velha e Itoupava Central. Estiveram presentes na reunião os parlamentares Lenilso Silva (PT) e Ito de Souza (PP), presidente desta Comissão. Além deles, participaram a coordenadora geral da União Blumenauense de Associações de Moradores e entidades afins (Uniblam), Aline Votri, e o engenheiro civil e especialista em auditoria e perícia ambiental, Arlon Tonolli, que também representa a Uniblam.

    Durante o encontro relatou-se como foram essas visitas em cinco associações da região da Velha, no dia 4 de outubro. Os vereadores e representantes da Uniblam passaram pelas associações Hermann Barthel, Velha Pequena, Loteamento Girassol, Emil Wehmuth e Transversais e Bruno Ruediger e Transversais. Já no dia 18 de outubro a comitiva visitou quatro associações da Itoupava Central: do Tereza Fischer, Pérola do Vale e Transversais, do Loteamento Três Coqueiros; da Rua Carlos Roesel e da Vila Jensen.

    “A Comissão detectou os problemas enfrentados por essas entidades no que diz respeito aos terrenos que ocupam, que pertencem ao município em comodato com as associações, mediante contratos de ocupação de espaço. Nós observamos que também necessitam de projetos de ocupação de espaço. Nesse sentido poderiam ser firmadas parcerias com as universidades do município, com a participação dos alunos em seus trabalhos de conclusão de curso, para fazer esta inserção e este trabalho junto à comunidade, despertando o sentido da participação popular das associações de moradores no controle social”, relatou um dos representantes da Uniblam, Arlon Tonolli.

    Ele também disse que foram encontrados problemas com a documentação e que a entidade, juntamente com a prefeitura de Blumenau, está buscando resolver essas questões. Destacou que o município também trabalha em conjunto com as universidades, em especial a Furb, no sentido de fazer capacitações permanentes dos conselhos municipais. O presidente da Comissão adiantou que a Uniblam fará encaminhamento desses relatórios de visitas ao governo municipal.

    Também entraram em discussão os jogos das associações de moradores que acontecerão no ano que vem, que serão apoiados pela Comissão. Foram comunicadas ainda algumas preocupações apontadas pelos vereadores com relação ao programa “Lar Legal” na cidade. O presidente da Comissão adiantou que vai agendar uma reunião com o secretário municipal Regularização Fundiária e Habitação, Juliano Gonçalves, para discutir o assunto.

    Por fim, o presidente comunicou que a Comissão vai, ainda neste mês, agendar em torno de dez vistas às associações de moradores para a identificação dos problemas e realizar os devidos encaminhamentos. A próxima reunião da Comissão será dia 5 de dezembro, às 11 horas, na Sala de Comissões.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB