Página principal
07-07-2013

Comissão da Foz analisa possibilidade de contratar empresa para estudos técnicos

  • fotofoz

    A Comissão Especial da Câmara de Vereadores que acompanha os serviços e efeitos do contrato de saneamento com a Foz do Brasil analisa a possibilidade de contratar uma empresa para indicar as questões técnicas do processo. O relator da comissão, vereador Ivan Naatz (PDT), justificou a proposta afirmando que os parlamentares não têm condições de avaliar dados técnicos das obras e prestação dos serviços.

    “A Câmara não tem como saber, por exemplo, se uma estação de tratamento efetivamente vai tratar tantos milhões de metros cúbicos por dia, como está previsto no contrato e garante a Foz”, argumentou Naatz, informando que a contratação da empresa para a análise vai ser discutida com a Mesa Diretora.

    O trabalho dos vereadores é verificar possíveis ilegalidades no contrato de licitação, além de acompanhar o plano de cumprimento de metas. Naatz informou ainda que, recentemente, a comissão recebeu do diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek, o relatório dos serviços realizados e o cronograma das obras de saneamento básico em Blumenau. O documento mostra ainda os investimentos futuros que a concessionária pretende fazer e responde os questionamentos feitos pelos parlamentares via ofícios.

    “Decidimos, então, fazer uma série de questionamentos. O objetivo é fiscalizar e garantir o cumprimento do contrato”, explicou.

    A Câmara já recebeu denúncias de que a Estação de Tratamento do bairro Garcia cobra 100% e só trata 60% do esgoto. “Nós não temos condições de afirmar isto. Precisamos encontrar um instituto biológico pra fazer análise da água e ver se isto realmente está acontecendo”, ponderou.

    A Comissão:

    Presidente: Fábio Fiedler (PSD);

    Relator: Ivan Naatz (PDT);

    Membros: Cezar Cim (PP), Jefferson Forest (PT) e Marcos da Rosa (DEM).

    Foto: Denner William/Agência Camarablu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa.