Página principal
07-08-2017

Comissão da Câmara se reúne com deputados estaduais e cobra união de esforços por mais efetivo policial

  • comissao_temp7agosto17

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de análise de questões de segurança pública se reuniu, extraordinariamente, na manhã desta segunda-feira (7), com os deputados estaduais Jean Kuhlmann (PSD), Ismael dos Santos (PSD) e com o assessor da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), Aroldo Bernhardt. Estiveram presentes, na sala de reuniões do Plenário, o presidente da comissão, vereador Jens Mantau (PSDB), o membro do grupo, parlamentar Alexandre Caminha (PROS), e o vereador Jovino Cardoso Neto (PSD). Além deles, os assessores de outros parlamentares do Poder Legislativo municipal e dos deputados também participaram do encontro.

    A reunião serviu para juntar forças na cobrança por mais efetivo para a Polícia Militar de Blumenau, mas os participantes apresentaram outras reivindicações nesta área, como investimentos em mais câmeras de videomonitoramento, conhecer o funcionamento daquelas que já foram implantadas, além do pedido de mais viaturas e equipamentos policiais. Também foram reivindicadas questões referentes à melhoria no atendimento da Polícia Civil na confecção de Boletins de Ocorrência e a criação da Guarda Municipal de Trânsito, entre outras.

    “A comissão fez contato com os nossos representantes na Assembleia para convidá-los a se unirem aos vereadores, às entidades de classe, à prefeitura, na busca por resultados para a cidade. Uma das nossas reivindicações é o envio de pelo menos 120 policiais militares para a cidade do total que vai se formar no fim do ano. Para que isso aconteça nós precisamos nos organizar”, clamou o presidente Jens Mantau, lembrando que aguarda, neste mês, uma posição do secretário de Segurança Pública, César Grubba, sobre a quantidade de policiais que virão para Blumenau.

    O deputado Ismael dos Santos também apontou a falta de efetivo como um dos grandes desafios nesta área, mas discorreu sobre os avanços nas conversações com o secretário Grubba sobre transformar o terreno que atualmente abriga o prédio do antigo Centro de Saúde na Rua Itajaí, ao lado da Rede Feminina de Combate ao Câncer, em um espaço destinado para a Central de Polícia Civil. “Com este projeto é possível otimizar os serviços, trazendo também o Instituto Geral de Perícias (IGP) e a Delegacia da Mulher para o espaço, melhorando o atendimento à população blumenauense, mas também garantindo a sensação de segurança e revitalizando aquela área. É um grande desafio. O orçamento é de cerca de 5 milhões e o projeto arquitetônico do espaço já está pronto. Essa será a nossa luta daqui para frente”, apontou, agradecendo aos profissionais da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), responsáveis pela elaboração do projeto.

    O deputado também deu suas contribuições como presidente da comissão permanente de Prevenção e Combate às Drogas na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Apontou que de cada 10 crimes, sete estão ligados ao narcotráfico. Relatou que aquela comissão trabalha nos eixos que dizem respeito à drogadição, como a prevenção, a repressão, a ressocialização e a legislação, esta última podendo ser nas esferas municipal, estadual e nacional. “Isso no intuito de criar projetos que venham contribuir para maior segurança do cidadão e evitar que uma nova geração de jovens venha de forma cada vez mais precoce se inserir no mundo das drogas”.

    Já Jean Kuhlmann destacou o papel fundamental do Poder Legislativo municipal de cobrança nas questões de segurança pública. Ele assinalou como é importante fazer este diagnóstico na cidade para buscar os resultados. “A Câmara é o primeiro contato da população com o poder público. Ela estando ativa, agindo com firmeza e determinação, reunindo informações, fazendo diagnósticos, cobrando e mobilizando a sociedade, também ajuda no nosso trabalho como deputados. Por meio dos diagnósticos que a Câmara está fazendo, teremos os números concretos para fazer essa cobrança”, apontou.

    Para finalizar, o presidente informou que na próxima quinta-feira (10), vai acontecer uma reunião, às 13 horas, no Plenário, também para tratar sobre a segurança pública. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 24 de agosto, às 11 horas, na Câmara de Vereadores.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Reprodução TVL