Página principal
02-05-2019

Comissão da Câmara se reúne com deputado estadual para intermediar retomada da obra do prolongamento da Via Expressa

  • comissao_via2maio2019

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de análise da continuação da obra de prolongamento da Via Expressa se reuniu, na manhã desta quinta-feira (2), com o deputado estadual Ismael dos Santos (PSD) para pedir a intermediação e intensificação da cobrança junto ao Governo do Estado a fim de viabilizar o retorno da obra. Estiveram presentes o presidente Jovino Cardoso (PROS); vice-presidente Almir Vieira (PP); relator Sylvio Zimmermann (PSDB), o diretor Legislativo da Câmara, Clesio Fabeny, e também um representante da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão.

    O presidente Jovino Cardoso ressaltou que é preciso dar uma resposta para a sociedade quanto a essa obra. Apontou que existe um intenso fluxo de veículos que passa pela região diariamente e a região das Itoupavas concentram mais de 70 mil habitantes. “Existe a necessidade de termos a continuação da via até porque vai ter a construção do viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf e vamos haver uma demanda com relação às transversais. São questões que estamos estudando e tentado viabilizar um atendimento mais ágil à população por parte do Governo do Estado, juntamente com o município”.

    Durante a reunião, o deputado Ismael dos Santos informou que protocolou na Assembleia Legislativa um requerimento questionando a Secretaria do Estado da Infraestrutura sobre as desapropriações e sobre o cronograma efetivo da obra.

    Conforme o parlamentar, entre as indagações estão questões relacionadas às desapropriações, cronograma de construção do viaduto da Rua Guilherme Scharf, como ficará o viaduto sobre a BR-470, se será de responsabilidade do Estado ou da União, entre outros pontos. “Vamos aguardar as respostas da pasta e, assim que tivermos as informações, também passaremos a esta comissão para assim fazermos a fiscalização e a devida cobrança”, sustentou, acrescentando que o projeto de reforma administrativa do Governo estadual, que está na Assembleia, prevê a extinção do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e assim a secretaria ficará responsável pelas desapropriações e pelo cronograma efetivo da obra.

    Em outro momento, o deputado parabenizou esta comissão da Câmara que acompanha de perto esta obra e destacou a importância da mesma para a região. “É uma obra valiosa, importante, estratégica e fundamental para o desenvolvimento econômico, para a proteção dos transeuntes da rodovia que está extremamente congestionada na região Norte do município. Estão sendo investidos 200 milhões de reais, devendo ser a maior obra de infraestrutura sob responsabilidade do Estado nesta região”, destacou.

    O presidente deliberou na reunião que ainda neste mês será feito um novo encontro, para o qual serão convocados todos os secretários municipais e o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido). Também será feito o convite para os deputados estaduais para cobrar das autoridades a resolução deste problema.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB