Página principal
11-07-2017

Comissão da Câmara debate documentação e terrenos de associações de moradores cedidos pela prefeitura

  • comissao_revog_leis11julho17_2

    Os integrantes da Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento das condições atuais das associações de moradores no município se reuniram, na manhã desta terça-feira (11), para debater as demandas e organizar as frentes de trabalho da comissão. Neste segundo encontro, que aconteceu na sala de reuniões anexa ao plenário, participaram o presidente da comissão, vereador Ito (PR), os parlamentares Adriano Pereira (PT) e Marcelo Lanzarin (PMDB), como membros, além do gerente de Relações Comunitárias do gabinete do vice-prefeito de Blumenau, João Francisco Beltrame, e assessores parlamentares.

    O gerente de Relações Comunitárias do gabinete do vice-prefeito de Blumenau, João Francisco Beltrame, relatou que o grupo de trabalho já vem fazendo um levantamento sobre a atual situação das associações de moradores na cidade, sendo por meio de visitas ou por contato telefônico. Nessas ocasiões, foram abordadas questões relacionadas à documentação, ao período de mandato, às eleições, entre outros. “Nós também estamos orientando aquelas que têm terrenos em comodato com o município e que possuem seu termo de uso para que façam as devidas manutenções em suas sedes e terrenos, sendo que a grande maioria delas estão bem organizadas”, apontou, acrescentando também que a equipe está em contato com os presidentes das entidades para estudar a possibilidade de unificar algumas associações, pois existem algumas em ruas e outras em transversais dessas vias.

    O presidente da comissão relatou a necessidade de buscar uma solução para os espaços das associações que foram cedidos em comodatos e que estão ociosos, sem a devida manutenção. “A população nos procurou reivindicando esta questão. Na reunião, se levantou a possibilidade de as associações que não estiverem mais usando os locais devolverem os terrenos para o município para que seja implantado algo que beneficie a comunidade”.

    Durante a reunião ficou definido que a comissão fará uma visita in loco, na semana que vem, em algumas associações de moradores da região da Velha para fiscalizar esses locais, analisar as demandas e a situação atual em que se encontram, na busca por soluções.

    Para o parlamentar Adriano Pereira, a Câmara tem como papel buscar motivar as lideranças comunitárias e as associações a continuarem com seus trabalhos na comunidade e também de ser porta-voz das reivindicações e dos anseios das entidades, servindo de ponte com o Poder Executivo na busca por melhorias. “Na minha opinião, muitas associações deixaram de atuar e outras acabaram encerrando suas atividades pela falta de apoio e suporte do poder público. Os membros fazem um trabalho voluntário e precisam dessa valorização. Os vereadores também têm o papel de cobrar isso”, apontou.

    A próxima reunião está agendada para o dia 8 de agosto, às 11 horas, no mesmo local.

    comissao_revog_leis11julho17_1

    Sobre a comissão

    A comissão, que foi criada após uma audiência pública sobre o assunto, tem por finalidade acompanhar as situações atuais das associações de moradores de Blumenau, fazer agendamento para visitas e levar as demandas levantadas para o gabinete do vice-prefeito para buscar as soluções.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB

    comissao_revog_leis11julho17_3