Página principal
27-02-2018

Comissão da Câmara comemora andamento das obras dos novos CEIs no município

  • comissao27fev2018

    A Comissão Temporária da Câmara que acompanha o repasse do Governo Federal para a construção de novos Centros de Educação Infantil (CEIs) em Blumenau se reuniu, na manhã desta terça-feira (27), com a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, juntamente com o engenheiro civil responsável pelas obras, Emerson Marcelo Linhares, na sala de reuniões anexa ao plenário. Nesta primeira reunião do ano estavam presentes os vereadores Zeca Bombeiro (SD), presidente da comissão, Professor Gilson (PSD), Adriano Pereira (PT) e Oldemar Becker (DEM), além de assessores parlamentares.

    Conforme relatado pela administração municipal, as construções dos seis novos Centros de Educação Infantil (CEIs) no município seguem em ritmo normal. “No mês de dezembro do ano passado, o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), liberou uma parcela de 800 mil reais, o que foi muito positivo, fazendo com que nenhuma obra parasse. Temos CEIs com 20% de serviços executados, mas também com quase 80%. Vamos ficar aguardando”, informou confiante a secretária municipal, agradecendo a preocupação e o engajamento dos vereadores com esta pauta.

    A obra mais avançada é a do CEI João Gervaz Neto, na rua Nelson Busarello com 79,10% dos serviços executados. Estão sendo instaladas as esquadrarias, pisos e pintura. Já a obra do CEI Professor Jacó Anderle, na rua Radialista Sestrem, está com somente 14,20% dos serviços executados. Além da construção desses seis novos CEIs, a prefeitura aguarda o inventário solicitando a supressão das árvores existentes no lote para que a obra do CEI Olivia Kienen, na rua Josephina Rausch Reiter, possa ser executada.

    O presidente da comissão, vereador Zeca Bombeiro, disse que foi positiva esta reunião, visto que as obras estão em andamento. “O ritmo não é acelerado, mas pelo menos não estão paradas, estão dentro da programação. Estas creches vão solucionar os problemas da fila única. Os vereadores estão empenhados nesta luta e têm visitado as obras”, apontou, acrescentando que na próxima reunião, marcada para o dia 3 de maio, às 11 horas, neste mesmo local, continuarão a acompanhar a liberação do recurso por parte do Governo Federal.

    Além das obras dos novos CEIs, o grupo também abordou sobre a otimização das vagas em creches com a parceria do Governo do Estado no ano passado, a compra de novas vagas particulares e de ONGs, o transporte escolar, entre outros assuntos envolvendo a educação infantil no município. “Foram mais de 900 vagas novas para crianças de 0 a 3 anos com a otimização de espaços, ocupando algumas salas do Ensino Fundamental”, apontou a secretária, acrescentando que o governo municipal também vem comprando novas vagas de ONGs credenciadas e daquelas que conseguirem fazer salas para minimizar a Fila Única.

    Durante a reunião, o vereador Adriano Pereira também trouxe a preocupação com o andamento das obras das novas creches. Questionou sobre o porquê de a administração municipal não ter construído nenhuma nova creche desde 2013 com recursos próprios. Também reivindicou a realização das obras de cobertura dos CAICs e dos CEIs na Velha e Itoupava Central. Por último, sugeriu que o município avalie a possibilidade de utilizar, em parceria com o Governo do Estado, o espaço que existe na rua Eça de Queiroz para a implantação de uma creche.

    Os sete novos CEIS e o andamento das obras em fevereiro de 2018:
    CEI Elfrida Fischer Vieira – Rua Jardim Germânico – 33,62% executado
    CEI Professora Elisabete Nunes Anderle – Rua Elvira Bornhoffen – 21,64% executado
    CEI João Gervaz Neto – Rua Nelson Busarello – 79,10% executado
    CEI Osvaldo Deschamps – 45,86% executado
    CEI Leonides Werstabb – 45,70% executado
    CEI Professor Jacó Anderle – Rua Radialista Sestrem – 14,20% executado
    CEI Olivia Kienen – Rua Josephina Rausch Reiter – Aguardando o inventário solicitando a supressão das árvores existentes no lote.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa RM CMB