Página principal
17-05-2018

Comissão da Câmara acompanha situação das obras dos novos CEIs em Blumenau

  • comissao_temporaria17maio2018

    A Comissão Temporária da Câmara que acompanha o repasse do Governo Federal para a construção de novos Centros de Educação Infantil (CEIs) em Blumenau fez uma nova reunião, na manhã desta quinta-feira (17), com a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, juntamente com a sua equipe técnica. Por um acordo entre os parlamentares, o grupo de trabalho sofreu algumas alterações. No encontro estavam presentes o vereador Professor Gilson (PSD), que antes era relator e assumiu a presidência, no lugar de Zeca Bombeiro, que agora é relator. O vereador Alexandre Matias (PSDB) assumiu como membro no lugar de Jens Mantau (PSDB). O vereador Ito de Souza (PR) permanece como membro da Comissão.

    Neste encontro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou um relatório do mês de maio com o andamento das obras dos seis novos Centros de Educação Infantil no município, fazendo uma comparação com a última reunião da comissão, que aconteceu em fevereiro deste ano. “Todas as obras tiveram avanços, não aqueles que a secretaria e comunidade gostariam, pois dependem da contrapartida do Governo Federal. O último repasse do Governo Federal foi de mais de 800 mil reais em dezembro e o município deu sua contrapartida. Agora estamos aguardando o repasse deste primeiro semestre, também por parte da União”, apontou, lembrando que o prefeito Mário Hildebrandt (PSB) esteve em Brasília, na semana passada, fazendo esta cobrança e, na semana que vem, a secretária municipal vai participar do Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em Florianópolis e vai cobrar também do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

    Pelo relatório observa-se que a obra mais avançada é a do CEI João Gervaz Neto, na rua Nelson José Busarello, no bairro Água Verde, com 84,75% dos serviços executados. As demais obras estão com menos de 50% dos serviços executados. Durante o encontro, ela também explicou a situação do CEI Olivia Kienen, no bairro Passo Manso, que envolve uma questão do terreno e, que segundo a secretária, os trâmites burocráticos estão sendo tomados para que a construção da estrutura tenha início.
    Além desta pauta, Patrícia também anunciou importantes obras que acontecerão no município, como os telhados do Caic da Itoupava Central e da Escola Básica Municipal (EBM) Paulina Wagner, que serão feitas com recursos próprios estimados em mais de R$ 1 milhão e mais de R$ 400 mil, respectivamente, e que a comunidade aguarda há muito tempo. Também destacou a liberação dada pelo Ministério do Esporte na última sexta-feira, para o início da obra do Centro de Iniciação Esportiva (CIE). Lembrou que a ordem de serviço já havia sido assinada pelo ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) no ano passado. O complexo esportivo será implantado ao lado da Escola Básica Municipal (EBM) Paulina Wagner, por meio de convênio entre o município, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Esporte.

    A secretária também enfatizou, durante a reunião, que Blumenau foi um dos dez municípios do país escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC), que poderá ser utilizado como referência na política de qualidade para inserção da criança na Educação Infantil do Brasil, em função da utilização do sistema Fila Única CEIs. “A equipe do Ministério da Educação (MEC) vai fazer uma visita no município para conhecer o sistema, vão analisar e convalidar este programa e, se for de entendimento do ministério, esta plataforma será disponibilizada a nível nacional”.

    O presidente Professor Gilson (PSD) informou que a comissão vai continuar seu trabalho de acompanhamento da situação, aguardar o repasse da parcela deste semestre e cobrar dos representes em Brasília, se houver a necessidade, para que as obras avancem. “Em alguns CEIs percebemos que as obras já avançaram muito, mas nós precisamos avançar ainda mais para inaugurar alguma obra ainda neste ano e atender a população. Nós vamos nos manter firmes na cobrança para que os recursos não deixem de vir”, ressaltou, destacando o reconhecimento nacional do sistema Fila Única CEIs, dizendo que é um modelo de gestão transparente e também apontou a cobrança já feita na questão de inserir as vagas que são compradas das ONGs dentro deste sistema.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB