Página principal
18-03-2016

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC fala da atuação da corporação no estado

  • bombeirochefe

    O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Onir Mocellin, ocupou a tribuna livre da Câmara para apresentar a atuação da corporação no estado. O Coronel Mocelin apontou que o Corpo de Bombeiros está presente em 129 municípios do estado, o que equivale a mais de 50% das cidades, enquanto a média brasileira é de apenas 14%.

    Comentou que as estratégias da corporação em Santa Catarina é construir parcerias com municípios, com o estado e também com bombeiros voluntários para garantir a expansão do serviço. Avaliou que com essas táticas o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina está realizando um bom trabalho, de maneira enxuta e servindo de exemplo para outros estados. “Mais de 10 mil bombeiros comunitários já se formaram em Santa Catarina. O objetivo é que existam voluntários em todos os quarteis”, computou.

    Relatou que por muitos anos a corporação dispôs de 250 bombeiros na operação de verão nas praias, quando eram registradas mais de 70 mortes por afogamentos. Apontou que na temporada 2015/2016 1365 guarda-vidas civis atuaram nos salvamentos, que resultaram em apenas três mortes. Ressaltou que o objetivo é zerar o número de mortes por afogamentos.

    Assinalou que o foco da corporação são as vistorias, que alcançaram o número de 300 mil no ano passado, e os atendimentos pré-hospitalares, que somaram mais de 200 mil em todo o estado. Em Blumenau, afirmou que foram 6 mil atendimentos pré-hospitalares e 16 mil vistorias no ano passado. Disse que os incêndios correspondem a penas 2,5% dos atendimentos realizados.

    Ao final, falou sobre a entrega do helicóptero Arcanjo 03, realizada na manhã desta quinta-feira (17). Agradeceu a campanha que foi feita na região e o envolvimento dos vereadores e das entidades para que a região contasse com a aeronave. “O governo está enxugando gastos e investindo no que é prioritário, e a aeronave se mostrou útil e necessária para o serviço de socorro”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Jessica de Morais | CMB