Página principal
05-04-2017

Cerca de 70 pessoas participam do primeiro dia de Qualificação para Multiplicadores do Movimento Maio Amarelo

  • palestra_maioamarelo17

    Aproximadamente 70 pessoas, entre lideranças comunitárias, diretores de escolas e representantes do Executivo municipal participaram, na manhã desta quarta-feira (5), do primeiro dia da Qualificação para Multiplicadores do Movimento Maio Amarelo em Blumenau. A formação, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, foi realizada pela Escola do Legislativo Fritz Müller.

    O sargento da Polícia Militar Rodoviária de Blumenau, Emerson Luiz Andrade, abordou as noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os princípios da administração pública. “Foram revistas as regras básicas de circulação e conduta para que cada participante possa ter bem claro essas definições, no sentido de adotar uma postura segura e poder ser um multiplicador de um trânsito seguro”, assinalou.

    Andrade também destacou a inciativa da Casa Legislativa de abrir as portas para este evento de formação, que é pioneiro no país. “Em nenhum Estado e município tivemos essa mobilização de criar um grupo de multiplicadores para um tema recorrente, que é a violência no trânsito. Isso já é um avanço do Movimento Maio Amarelo”, pontuou, acrescentando que o movimento visa a mobilização da sociedade e dos órgãos governamentais para a redução das tragédias no trânsito.

    A diretora da Escola Básica Municipal Vidal Ramos, Adriana Rafael Furlani, lembrou que na explanação do sargento foram apresentados dados e estatísticas de acidentes de trânsito a nível municipal, estadual e federal, que até então desconhecia, e também repassou as suas experiências diárias como policial.

    Por fim, avaliou como positiva a formação e adiantou qual será o papel da escola daqui para frente. “Me sinto lisonjeada de ter tido esta oportunidade. A escola é ponta da pirâmide. Ela precisa chamar e alertar a sociedade para que tenhamos mais consciência no trânsito, de que existem outras vidas envolvidas. Precisamos também preparar as crianças, juntamente com as famílias, sobre a importância de termos um cuidado maior no trânsito, das suas reponsabilidades, do respeito ao próximo e ao seu espaço, pois serão os futuros motoristas”.

    O diretor de Políticas de Segurança Pública da Secretaria de Defesa do Cidadão de Blumenau, Fabiano Eduardo Pamplona, que faz parte da Comissão do Maio Amarelo, avaliou que o evento está sendo ótimo e será de grande valia para a preparação dos multiplicadores. “Os formadores são pessoas qualificadas, renomadas e que possuem conhecimento sobre o tema. É muito importante a participação de todos os segmentos da sociedade, inclusive da Prefeitura, para que sejamos atuantes e de forma unida buscar resolver os problemas no trânsito da cidade e da região”.

    O agente de Polícia Civil Antônio Fernando das Neves Filho, apresentou um resumo do histórico do Movimento Maio Amarelo. Também ressaltou a importância de trabalhar as questões do trânsito continuamente, e não só em Maio. “Precisamos trabalhar com a ideia de que as nossas escolhas fazem diferença e somos responsáveis pelo trânsito. O movimento na cidade agrega mais de 43 entidades e envolve mais de 70 pessoas de diversas áreas, todos em busca de um trânsito melhor”.

    A presidente honorária da Aprablu, Barbara Lebrecht, também fez uma explanação durante a formação. Ela abordou sobre o trânsito e os animais, a travessia em segurança para a fauna, o transporte de animais em carros, ônibus e aviões, o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CBT) em relação a isso, e o atropelamento de animais em área urbana, entre outros pontos. “A entidade está envolvida no Maio Amarelo, juntamente com a Hachi Ong, porque somos procurados por causa dos animais que são vítimas de um trânsito caótico. Diariamente os bichos, sejam domésticos ou selvagens, são atropelados devido à imprudência dos motoristas que não os respeitam. O objetivo é conscientizar a população da importância de todos os seres vivos”.

    A capacitação segue nesta quinta-feira, 6 de abril, das 8h às 11h30, no plenário do Poder Legislativo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB