Página principal
24-07-2013

CCJ discute tempo do desfile com grupos da Oktoberfest

  • Sem Título-1

    A convite da CCJ da Câmara de Vereadores, representantes de 20 grupos que desfilam na Oktoberfest participaram da reunião, na noite desta terça-feira (23), para discutir a redução do tempo das apresentações. O encontro, pedido pelo vereador Fábio Fiedler (PSD), contou também com a presença do secretário de Turismo, Ricardo Stodieck. Os desfiles da maior festa alemã das Américas reúnem 83 grupos.

    Há cerca de um mês a Prefeitura anunciou a redução do tempo do desfile, o que gerou descontentamento dos grupos. A maioria não aceita a proposta e reclama que não foram ouvidos. Stodieck, afirmou que todas as alterações previstas para as próximas edições da festa estão sendo feitas com respeito aos 29 anos de história da Oktoberfest.

    “Recebemos diversos questionamentos vindos também de artistas que se apresentam nos desfiles, admiradores do desfile e a plateia nas calçadas”, afirmou, garantindo que alguns grupos têm o mesmo entendimento da secretaria, que certas atrações não deveriam fazer parte dos desfiles.

    “O desfile deste ano será como uma transição para as mudanças pretendidas. Objetivo é valorizar principalmente os clubes de caça e tiro”. Disse que a secretaria vai fazer uma pesquisa qualitativa para conhecer a opinião das pessoas que participam da Oktoberfest.

    Vereadores

    Fiedler, integrante do Essenvagen, concorda com algumas das iniciativas do secretário, entre elas a realização da pesquisa sobre a redução do tempo do desfile. “As pessoas que estão reclamando deveriam ter sido convidadas para o debate. Comparou a duração dos desfiles da Oktoberfest com os do Beto Carreiro, de Gramado, do Carnaval e da Disney. Disse que o tempo de duração desses é maior e que a maioria custa muito caro para assisti-los. 

    “Os nossos são de graça e as pessoas ficam assistindo pelo tempo que quiserem, não são obrigadas a permanecerem nas calçadas até o fim das apresentações”. O vereador disse que não concorda com rodízio de grupos, porque isso seria tratar de forma desigual os iguais. “Dos 83 grupos e das 110 atrações, 17 são do Planetopeia, mas não quero que a centopéia entre no rodízio, quero que se preserve os dias para todos nós”.

    O presidente Vanderlei de Oliveira (PT) sugeriu que o desfile seja transformado numa política de Estado. Desta forma, teria critérios estabelecidos que não poderiam ser mudados de acordo com a vontade dos gestores públicos. “Como política de Estado, não sofreria nenhum revés”, argumentou, defendendo uma ampla discussão com a sociedade.

    O líder do governo, Ivan Naatz (PDT), afirmou que jamais ouviu alguma reclamação sobre o tempo dos desfiles e o que o assunto exigia uma reflexão a respeito de algumas apresentações. “Não vejo motivo para reduzir o tempo dos desfiles. Quem faz a festa é quem faz o desfile. Não precisa mexer porque sempre foi muito bonito, mas deve-se discutir critérios com os grupos”.

    Para o vereador Beto Tribess (PMDB), a Oktoberfest é uma vitrine nacional e o melhor produto é o desfile. “Em vez de reduzir talvez deveríamos aumentar o tempo dos desfiles, porque é fantástico”.

    O vereador Oldemar Becker (MD) também não concorda com a redução do tempo dos desfiles e conclamou os pais e responsáveis a levarem os filhos para estimulá-los a preservarem a cultura alemã.

    “Este é um momento rico, em que podemos conhecer como está a situação para o nosso trigésimo encontro na Oktoberfest”, disse o vereador Jens Mantau (PSDB).


    Os grupos

    Dos 20 grupos presentes, representantes de oito deles ocuparam a tribuna. A maioria defendeu a manutenção de todos os grupos e do tempo atual dos desfiles.

    Rafael Melo, do Wurstwagen, em nenhum lugar do mundo encontra-se a criatividade e a representatividade de um povo como ocorre nos desfiles da Oktober. O representante do Jeep Clube, Orlando Zimmermann Júnior, criticou a Prefeitura por ter decidido reduzir o tempo dos desfiles sem fazer pesquisa.

    Para o representante do Rotary Verde Vale, Milton Roeder, disse que reduzir o tempo do desfile ou as atrações seria a mesma coisa que vender um produto e entregar só a metade.

     

    Imagem: reprodução TVL

    Fonte: Assessoria de Imprensa