Página principal
22-05-2015

Carlos Giovani Lapoli comenta cenário das cervejarias artesanais em Santa Catarina

  • cervejarias

    Na sessão desta quinta-feira (21), o representante da Associação Catarinense das Cervejarias Artesanais, Carlo Giovanni Lapolli, ocupou a tribuna e apresentou informações sobre o mercado catarinense.

    Lapolli comentou que atualmente o estado conta com 35 cervejarias artesanais em atividade e 20 delas são associadas. Comentou que o mercado movimenta cerca de 13,5 bilhões de litros de cerveja artesanal e salientou que grande parte dessa produção está nas mãos das grandes cervejarias.

    Salientou que as micro cervejarias empregam 35% a mais que as grandes. “O estado se destaca pelo turismo e os produtos artesanais também atraem os visitantes”, afirmou. Comentou que Santa Catarina está atrelada aos melhores eventos cervejeiros do país.

    Lembrou que a bebida alcoólica é um fator de saúde pública e as cervejarias tem a consciência de promover o consumo moderado. Destacou a relação da bebida com a gastronomia e a interação com as principais escolas gastronômicas da região para que os alunos possam conhecer os produtos catarinenses.

    Lamentou que no dia 1º de maio o Governo Federal tenha aumentado a carga tributária das pequenas cervejarias. Disse que que isso irá aumentar em até 15% o custo do produto final, e consequentemente deverá ocorrer a redução do consumo. Citou que em 2014 as pequenas cervejarias não foram incluídas no Programa Simples Nacional.

    Ressaltou que o estado do Rio Grande do Sul possui 65 produtores artesanais e disse que a diminuição da carga tributária ajudaria alavancar e manter os produtores catarinenses. “Somos respeitados no mundo inteiro e temos várias cervejarias sendo premiadas. Gostaríamos de contar com maior apoio do Governo Federal para continuarmos crescendo e gerarmos empregos não só para quem trabalha ligado diretamente nas cervejarias artesanais, mas também em bares e restaurantes” finalizou.

    Foto: Vivian Persuhn | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB