Página principal
01-04-2016

Campanha de conscientização no trânsito é discutida em reunião da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana

  • mobilidade_25fev16

    Durante mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas de Mobilidade Urbana, realizada nesta quarta-feira (30), na Câmara de Vereadores, os participantes discutiram ações e soluções para o ‘Dia da Mobilidade Urbana’.

    Participaram da reunião o vereador Jens Mantau (PMDB), o vereador Adriano Pereira (PT), a representante do Seterb, através da Escola Pública de Trânsito, Leni Naatz e o presidente da ABC Ciclovias, João Francisco Noll.

    A representante do Seterb, Leni Naatz, sugeriu a elaboração de material impresso para conscientizar a população como um todo, antes de efetivamente propor o dia sem carro à comunidade. “A gente sabe que a realização do ‘Dia da Mobilidade Urbana’ é importante, mas precisamos fazer com que pedestres, ciclistas e motoristas convivam em segurança. A intenção é distribuir materiais que informem a população sobre os direitos e deveres de cada um que utiliza o automóvel, a bicicleta ou ande a pé”.

    O vereador Jens Mantau destacou a importância da ação e propôs que a campanha seja aplicada em todos os bairros da cidade. “Nós precisamos acelerar um pouco mais, realizar um trabalho mais rigoroso principalmente voltado àqueles que precisam se deslocar até o seu local de trabalho”, disse, enfatizando a necessidade de mais mobilidade à população.

    O presidente da ABC Ciclovias, João Francisco Noll, falou da importância da conscientização da população para a utilização do automóvel de forma racional. “A cidade já tem um trânsito bastante intenso, então a intenção é que essa mobilização chame atenção das pessoas para que, quando possível, deixem o carro em casa e utilizem outros meios de locomoção”. Ele também concordou com a elaboração do material e sugeriu divulgação de trechos específicos do Código de Trânsito Brasileiro para que todos tenham conhecimento de direitos e deveres.

    O vereador Adriano Pereira (PT), argumentou que apesar da existência das ciclovias que estão sendo construídas na região norte da cidade com recursos do governo federal, o transporte ainda é uma dificuldade para a população. “Hoje é difícil falar no dia sem carro, porque o transporte público é caótico, é vergonhoso, não tem qualidade. Não temos segurança para os ciclistas e pedestres nas vias públicas”. Ponderou a importância de continuar cobrando melhorias no transporte público para que as pessoas procurem meios alternativos de locomoção.

    Na próxima semana um material elaborado pela Escola Pública de Trânsito deverá ser apresentado e discutido na Frente Parlamentar para então dar início às ações.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Comunicação-Sítio CMB