Página principal
15-09-2017

Câmara vai sediar evento de encerramento do Projeto Cartilha Educativa sobre segurança pública

  • consec_escola_legis

    A Câmara de Vereadores vai sediar, nesta terça-feira (19), a Noite de Oratória e diplomação dos alunos destaques do Projeto “Comunidade em Ação – Cartilha Educativa sobre segurança pública”, realizado pela Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg Blu), em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller. O evento será promovido a partir das 19h30, no plenário.

    Instituições de segurança pública, secretarias municipais, entidades, incluindo o Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina (SindsegSC), o Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de Santa Catarina (Sincor-SC) e a Escola Barão do Rio Branco também são apoiadores do projeto, sendo que mais de 20 entidades estão envolvidas.

    Na ocasião, um aluno destaque de cada uma das 8 escolas participantes irá representar seu educandário fazendo a leitura de seus textos-depoimentos elaborados durante uma das etapas, utilizando as técnicas de oratória ministradas durante o curso. Também será feita a diplomação dos 32 estudantes que se destacaram pelas aptidões para oratória. Eles também vão receber medalhas.

    Para a ocasião estão sendo convidados autoridades municipais, representes das escolas e os pais e familiares dos alunos.

    Entre as etapas finais do projeto ocorreu o “aulão” de oratória, na última quarta-feira (13), nas dependências da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Blumenau. Na ocasião, estiveram presentes 32 alunos, quatro de cada um dos 8 educandários que concluíram as etapas do projeto.

    O “aulão”, que foi ministrado pelo professor e também sócio e facilitador da empresa ‘Facilitação Treinamentos’, Carlos Alberto Bittencourt, serviu como treinamento, preparação da oratória para apresentação desses alunos na noite de oratória. Na quarta-feira, todos foram avaliados e somente um deles vai representar o educandário no dia 19. Também participaram do encontro os representantes das escolas, a organização e os parceiros do projeto.

    “O projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual, cultural e social. Trazer a cartilha de segurança pública para a comunidade é uma forma de envolvê-la nas atividades e fazer com que a mesma participe e se preocupe com o tema. Enquanto Escola do Legislativo, nós trabalhamos com a missão de educação para cidadania, e por isso apoiamos este projeto”, destacou a assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Lopes Turcati.

    Sobre o projeto
    A ideia surgiu do Movimento Nós Podemos Blumenau com um grupo de representantes dos Consegs 2015-2016, juntamente com outras entidades. Ele foi lançado no 10º Batalhão de Polícia Militar em parte das comemorações dos 30 anos daquela instituição.

    O projeto é composto por várias etapas. A primeira fase contou com apresentações culturais e palestras sobre segurança pública, ministradas pelos integrantes da Polícia Militar em 10 escolas do município, que foram selecionadas pelos conselhos. Também foi incentivado que o educandário tivesse uma programação interna, durante estes dois meses de palestras, para trabalhar o tema. Desse total de escolas, apenas 8 foram selecionadas para continuar no projeto por terem cumprido com todos os quesitos em relação as etapas.

    A etapa seguinte foram as capacitações de oratória ministrada pelo professor que também é sócio e facilitador da empresa ‘Facilitação Treinamentos’, Carlos Alberto Bittencourt, nas escolas. Participaram destes cursos cerca de 15 a 20 alunos de 8 a 11 anos de cada escola que foram indicados pelas instituições de ensino. Os estudantes elaboraram textos-depoimentos retratando seus pontos de vista em relação ao projeto e a palestra e também apontando as peculiaridades de suas comunidades em relação à segurança pública. Dentro deste grupo de estudantes, foram selecionados os quatro melhores, de acordo com avalição e acompanhamento da organização e dos parceiros, incluindo a Escola do Legislativo.

    “A aula de oratória foi uma ferramenta encontrada pelo projeto para que os participantes não somente saíssem do curso sabendo o conteúdo, mas também de qual forma podem desenvolver as aptidões para serem multiplicadores e assim levar adiante o conhecimento adquirido e, consequentemente, envolver mais pessoas nesse assunto tão polêmico e ao mesmo tempo tão importante para o convívio social e uma melhor qualidade de vida”, apontou Patricia.

    Relação dos alunos destaques e suas respectivas escolas:

    EBM Lauro Müller
    Amanda Camila Koening
    Dyandra Wan-Dall
    Jolanda Vil
    Nathaly Camily Coelho

    EBM Lúcio Esteves
    Kauã Manuel Dias
    Maria Eduarda da Silva
    Moaby de Sousa da Silva
    Raquel Janzen Habeck

    EBM Friedrich K. Kemmelmeier
    Letícia S. da Silva
    Patrick O. Cardoso
    Renata Prazão Leite
    Sofia Helena Vieira

    EBM Almirante Tamandaré
    Emanuelly G. dos Santos
    Emily Gabriele dos Santos
    João Victor Gonçalves
    Sara Beatriz B. de Oliveira

    EEB Victor Hering
    Anna Clara R. Colonense
    Lays Duarte Alberti
    Lorenzo Forte
    Pietro Della Giustina Gobbi

    EBM Conselheiro Mafra
    Bianca Andrade
    Julia Cristina Pereira
    Nathanael Oliveira Santos
    Renata Padilha

    EEB Santos Dumont
    Lavínia Monteiro dos Santos
    Maria Fernanda do Nascimento Rengel
    Pablo Henrique de A. da Silva
    Thainá Vitória F Balbinot

    EBM Patrícia Helena F. Pegorim
    Camila Neumann
    Maria Eduarda N. Sperber
    Maria Eduarda Reichert
    Raissa Schmitz

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Comunicação – Site CMB