Página principal
03-07-2019

Câmara realiza reunião buscando estreitar relações com entidades pelo projeto ‘Unidos somos mais fortes’

  • reuniao3julho19

    A Câmara de Vereadores realizou uma reunião, na tarde desta quarta-feira (3) com representantes de entidades empresariais e de classe, buscando uma aproximação com essas lideranças em prol da cidade de Blumenau, pelo projeto “Unidos somos mais fortes”. O presidente Marcelo Lanzarin (MDB), o segundo secretário Professor Gilson (PSD), o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) e o diretor legislativo da Casa, Clesio Fabeny, receberam o presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, o gerente executivo da AMPE, Enio Luiz Bagattoli, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ulysses Kreutzfeld, e o presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Develon da Rocha. Justificou a ausência na reunião o presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para os Pequenos Empreendedores do Município de Blumenau, vereador Almir Vieira (PP), que está participando do Encontro Nacional de Vereadores em Brasília.

    No encontro, servidores do Legislativo repassaram informações a respeito do funcionamento de alguns processos e setores da Câmara de Vereadores. Também foram assinaladas ações que a Câmara vem desenvolvendo para se aproximar da sociedade, como o envio antecipado das pautas de votações para entidades, escolas públicas e particulares e associações de moradores, entre outras.

    O presidente Marcelo Lanzarin ressaltou que o objetivo da reunião foi aproximar a Câmara das entidades e, consequentemente, da comunidade. “Queremos estabelecer uma pauta conjunta, fortalecendo a região, particularmente Blumenau, buscando ações comuns para o bem da cidade. Temos percebido infelizmente um distanciamento ao longo do tempo e agora nosso objetivo é fazer um trabalho conjunto. Esse é o começo de uma aproximação para unir as pautas propositivas para a cidade, a fim de que tenhamos um caminho único a seguir”.

    O vereador Sylvio Zimmermann disse que há anos tem defendido uma política de convergência, onde participe o poder Executivo, Legislativo e o setor produtivo, representado pelas entidades de Blumenau. “Defendo que a cidade tenha uma agenda coletiva a cumprir, para a que a cidade se desenvolva, tenha mais saúde, educação e segurança, mas fundamentalmente sejam perseguidos objetivos únicos para o desenvolvimento e progresso de Blumenau”.

    Ao final da reunião, o presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, disse estar entusiasmado com a ideia da aproximação do Legislativo com empresários. “Há momentos em que há uma rusga, e hoje no Brasil se fala muito mal dos políticos. Mas sem a política não chegamos a lugar nenhum. Temos que nos unir, políticos, empresários e o Executivo, evidentemente, para o bem de Blumenau. Reclamamos que a cidade é esquecida por parte do governo estadual e federal, mas precisamos dos políticos na busca de recursos, trilhando o mesmo caminho e tenho certeza que vamos chegar lá”.

    Develon da Rocha, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, assinalou que há tempos existe uma espécie de cabo de guerra na cidade, onde cada representação puxa para um lado. “Esse é o momento de mudar, nos unirmos em prol de uma cidade melhor. Podemos ver como o governo do Estado destinou verbas para várias regiões e o Vale do Itajaí ficou fora. Por isso precisamos ter essa união, juntamente com a Casa Legislativa, que abriu as portas aqui em Blumenau, e com todo o Vale Europeu, buscando recursos mas também procurando fortalecer as entidades, os associados e as pequenas e micro empresas”, enfatizou, acrescentando que a entidade vai se fazer presentes nos encontros do grupo de trabalho.

    O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ulysses Kreutzfeld, citou que essa aproximação vai auxiliar no diálogo entre os setores público e privado, buscando diminuir a burocracia que engessa o desenvolvimento da cidade. “O setor público e o setor privado precisam e devem andar lado a lado. O setor público tem que ser um facilitador. O setor privado não procura que o setor público resolva seus problemas, mas sim que dê condições para que possa trabalhar, empregar e desenvolver seus negócios. Temos infinitas possibilidades no trade turístico e faltam apenas condições para que possamos realizá-las”, assegurou. Ele ainda destacou que considera a reunião um momento muito importante, pois a Câmara demonstrou que quer dar atenção e caminhar em conjunto com as diversas classes.

    O gerente executivo da AMPE, Enio Luiz Bagattoli, também saiu otimista do encontro. “Foi gratificante o convite que recebemos e estamos felizes por terem levantado essa ideia de trabalharmos em conjunto. É essencial unirmos forças com o Poder Legislativo, que é quem faz as leis, em prol de tudo que é bom para Blumenau, para as entidades e para os blumenauenses”.

    Após esse primeiro encontro, a intenção dos membros da Casa Legislativa é que a Câmara esteja representada na próxima reunião da Intersindical, onde também se buscará um diálogo para estreitar relações.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB