Página principal
19-03-2019

Câmara realiza primeira reunião da comissão de políticas públicas para as mulheres e pelo enfrentamento à violência doméstica

  • comissao_especial19marco2019

    A reunião de instalação da Comissão Legislativa Temporária Especial em defesa de políticas públicas para as mulheres e pelo enfrentamento à violência doméstica aconteceu, na manhã desta terça-feira (19), na Sala de Reuniões da Câmara de Vereadores. Neste primeiro encontro, os vereadores elegeram os cargos desta comissão. A presidência ficou com o vereador Jens Mantau (PSDB), o vice-presidente é Adriano Pereira (PT) e relator Marcos da Rosa (DEM). Os parlamentares Almir Vieira e Alexandre Caminha, ambos do PP, são membros.

    O presidente Jens Mantau lembrou da ausência das mulheres na composição do parlamento municipal, mas salientou que esta comissão é uma forma de as mulheres participarem deste espaço de decisões. Adiantou que nesta comissão poderão ser trazidos assuntos e informações que dizem respeito a elas e também aos homens. Lembrou que existem ONGs e grupos na cidade que lutam especificamente por esta causa, a exemplo da Polícia Militar de Santa Catarina, que criou o programa “Rede Catarina de Proteção à Mulher”. Reconheceu o trabalho feito por esses entes, mas reforçou que é preciso fazer muito mais.

    “Diariamente, nós somos informados pelos meios de comunicação de ocorrências que nos assustam. Nós queremos criar mecanismos para que as mulheres possam ter a segurança para denunciar. Nós queremos o bem dessas famílias e que através do diálogo, da sintonia de informações, nós possamos colaborar. Nós queremos criar mecanismos e ferramentas neste sentido, fazendo com que a cidade cresça na qualidade de vida para que todos possam viver de forma amigável, fraterna e harmônica”, apontou, acrescentando que as famílias têm um papel fundamental na discussão dessas questões.

    No momento da reunião, Mantau aproveitou para convidar os parlamentares e a comunidade a participarem na audiência pública a ser realizada pela Câmara de Vereadores, hoje, às 19h. O evento vai debater justamente sobre o feminicídio, a violência contra a mulher e a violência doméstica no município. “Essa audiência é a oportunidade de discutirmos entre homens e mulheres o feminicídio e as agressões que as mulheres vem sofrendo em suas casas”.

    Ficou estabelecido entre os parlamentares que as reuniões acontecerão uma vez por mês. O presidente adiantou que o próximo encontro servirá para fazer uma avaliação da audiência marcada para hoje à noite. “A ideia é que uma reunião seja interna e uma aberta para assuntos que achamos pertinentes serem discutidos na Câmara”, relatou, acrescentando que o prazo regimental da comissão é de 120 dias a partir desta data.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB