Página principal
14-10-2013

Câmara realiza audiência pública sobre mobilidade urbana

  • Mobilidade urbana

    A Câmara de Vereadores de Blumenau promove nesta quinta-feira (17) reunião pública para discutir a mobilidade urbana e a implantação de ciclovias na cidade. O encontro, pedido pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT), tem início às 19h. A reunião foi agendada para setembro, em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, mas cancelado por causa da enchente.
    Vanderlei informou que a reunião pública atende pedido do presidente da Associação Blumenauense pró-Ciclovias, Thiago Duwe, em oficio enviado à Câmara no início de setembro. Um dos objetivos do encontro é criar a Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias. “Defendemos a implantação de uma política de estado para as ciclovias em Blumenau e a criação de uma frente parlamentar pró-ciclovia no âmbito municipal”, revelou o presidente.
    Em março, Vanderlei e o presidente da ABC Ciclovias, se reuniram no gabinete da Presidência da Câmara para discutir políticas de mobilidade urbana. Na oportunidade, defenderam a implantação de uma política de estado para as ciclovias em Blumenau. “A ciclovia é uma das ações, mas a mobilidade urbana exige uma política de estado que dialogue com as entidades e instituições envolvidas”, defendeu destacando a urgência em colocar o tema na pauta dos poderes e do público.
    Duwe lembrou que a bicicleta é uma alternativa barata, eficiente e saudável de locomoção, além de ser uma opção para o transporte urbano, principalmente se integrado ao sistema de transporte coletivo da cidade. “O custo de implantação de uma ciclovia e a faixa de domínio necessária é menor que de uma via normal e com a mesma capacidade de escoamento”, garantiu.
    Em maio, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a captar R$ 61.788.000,00 para obras de mobilidade urbana em Blumenau. Os recursos provenientes desta operação de crédito com a Caixa Econômica Federal serão consignados como receita no orçamento ou em crédito adicionais, incluídos nos orçamentos anuais ou plurianuais do município. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 3.252.000,00.

    Ciclovia em Blumenau

    A ABC Ciclovias defende um sistema cicloviário em toda a cidade. A circulação de ciclistas ocorreria em faixas reservadas para uso do pedestre, denominada de ciclofaixa, e em pistas exclusivas para uso da bicicleta, denominada de ciclovias. Também prevê a implantação de bicicletários em diversos pontos da cidade. O projeto ainda pretende ligar o sistema com as cidades vizinhas de Pomerode, Indaial e Gaspar.
    Segundo dados da Prefeitura, de 2007, Blumenau tem 43 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias.

    Acervo Google imagens – Arte News Rondonia

    Fonte: Assessoria de Imprensa