Página principal
06-03-2017

Câmara Mirim realiza primeira sessão ordinária do ano com a presença de autoridades

  • sessao_mirim6marco17

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (6), a primeira sessão ordinária da Legislatura de 2017. Na reunião, que aconteceu no plenário, o vereador Alexandre Caminha (PROS), a diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry, e a presidente do Rotaract Blumenau Munique, Stephanie Machado Barbosa, ocuparam a tribuna livre para falar sobre as datas celebradas no mês de março.

    O parlamentar Alexandre Caminha, que foi coordenador do Procon de Blumenau durante quase oito anos, apresentou, na tribuna livre, um vídeo explicando as funções do Procon, para que serve a defesa do consumidor e expôs algumas das orientações ao consumidor. O tema foi apresentado pelo vereador em referência ao dia 15 de março, quando é celebrado o Dia Mundial do Consumidor.

    “Para mim é sempre um prazer falar sobre a defesa do consumidor, pois sempre fui um entusiasta e sempre serei. Todos nós somos consumidores até mesmo os fornecedores são. Desejo que possamos ter novos vereadores daqui da Câmara Mirim, que vocês aproveitem da estrutura desta Casa para ajudar a comunidade. E no que diz respeito à defesa do consumidor, busquem seus direitos”.

    A diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry, também utilizou a tribuna livre para refletir sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A historiadora fez uma retrospectiva sobre a posição da mulher na sociedade e dentro da história da cidade também, com a Revolução Industrial na década de 30, falou sobre as primeiras operárias das indústrias têxteis e as mulheres que se destacaram na história de Blumenau nos diversos setores.

    “Minha intenção foi passar para os legisladores mirins, principalmente para as meninas que são a maioria na Câmara Mirim, a responsabilidade que possuem dentro do parlamento municipal mirim. Eles, que foram escolhidos pelos seus grupos e representam suas escolas, deverão buscar melhorias para a sua comunidade e apresentar propostas voltadas para a inclusão das mulheres”, justificou, destacando que a data serve para refletir sobre as lutas das mulheres.

    A presidente do Rotaract Blumenau Munique, Stephanie Machado Barbosa, ocupou a tribuna livre para divulgar o programa e convidar os vereadores mirins a participarem, no intuito de se desenvolverem profissionalmente e pessoalmente. Lembrou que no dia 13 de março comemora-se o Dia Mundial do Rotaract.

    O Rotaract Blumenau Munique é um programa dentro do Rotary International e tem como objetivo principal desenvolver jovens lideranças. “O trabalho como vereadores mirins é uma forma de se desenvolverem e o Rotaract seria um complemento, pois dentro dele é possível ajudar a comunidade e ser ativo dentro da sociedade, participando dos projetos e ações”. Ela explicou que além do Rotaract, o Rotary possui outros dois programas de desenvolvimento que são divididos em faixas etárias e desenvolvem ações de acordo com as datas comemorativas do ano. O Rotaract é aberto à comunidade.

    Durante a Ordem Dia, os vereadores mirins aprovaram o requerimento de Nº 01, de autoria da vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz, do Colégio Castelo. O documento pede o ajuste do semáforo localizado na rua Almirante Barroso, no bairro Itoupava Seca. O pedido é para que fique mais tempo ligado para os pedestres. Na ocasião, os parlamentares também fizeram seus pronunciamentos na tribuna.

    A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 20 de março, às 15 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB