Página principal
07-06-2013

Câmara Mirim realiza primeira sessão na nova sede – 07/06/2013

  • Foto: Denner William/Agência CamaraBlu

    Câmara Mirim realizou na manhã desta sexta-feira (07) a primeira sessão ordinária na nova sede do Poder Legislativo blumenauense, na esquina das ruas XV de Novembro e das Palmeiras. A reunião foi aberta com uma apresentação musical da vereadora mirim Fernanda Dalle Court e a aluna da Escola Estadual Coronel Pedro Christiano Feddersen, Caroline Daugs. 

    O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), deu às boas-vindas aos pequenos parlamentares. Disse estar honrado em participar do momento que, segundo ele, não tem preço. Lembrou os filósofos Aristóteles, Platão e Montesquieu para falar do espaço democrático que representa o Legislativo e a sua independência do Poder Executivo. 

    É um momento importante para dar a Blumenau a resposta que a cidade requer. Importante também porque permite nos remeter à história dos que pensaram a democracia e não sermos levados aos calabouços. Na história recente do Brasil, há 30 anos, não teríamos a liberdade de nos expressar”, observou.

    O presidente destacou ainda que a primeira grande resposta não é do custo financeiro do novo espaço, mas sim é contribuição para a história da humanidade e da política. Explicou que o atual espaço sofrerá adequações para melhor atender a população. Citou algumas mudanças no plenário, como o rebaixamento da divisória que separa os vereadores do público, para possibilitar uma visualização melhor.

    Informou também que as sessões extraordinárias, solenes e as audiências públicas serão realizadas, a partir de agora, sempre a partir das 19h. “Isso possibilitará mais participação, porque as pessoas terão, por exemplo, facilidade no deslocamento e também para estacionar próximo à Câmara, no período noturno”, argumentou.

    Vanderlei convidou os vereadores mirins a contribuir com ideias para aprimorar o Legislativo. “Queremos vocês conosco colaborando e debatendo. Vocês vão descobrir coisas que no mundo não têm preço. A cidadania não tem preço. É muito importante vocês fazerem parte dessa história”, assinalou.

    A professora de história, Anne da Silva, da Escola Municipal Tiradentes, utilizou a tribuna e parabenizou o projeto da Câmara Mirim que, segundo ela, possibilita a discussão da cidadania no educandário. “A realidade é o que nos motiva a continuar atuando na escola. Buscar os investimentos necessários. O patrimônio histórico da cidade precisa de um olhar dos parlamentares”, alertou, lamentando que o educandário onde trabalha ainda funcione em um espaço improvisado, desde a calamidade de novembro de 2008.

    A sessão será reprisada pela TVL, canais 16 (NET) e 19 (BTV), neste sábado (08), às 16h30, e no domingo (09), às 19h30.