Página principal
04-06-2019

Câmara Mirim homenageia Escola Pedro Christiano Feddersen pelos 65 anos de fundação em sessão itinerante

  • Itinerante nova

    O programa Vereador Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (3), a 1ª sessão itinerante da Legislatura de 2019. A reunião aconteceu na Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen, na Vila Itoupava, que completa 65 anos de fundação nesta terça-feira (4) e é representada pelo vereador mirim Andrei Felipe Imthurm. A reunião itinerante mirim aconteceu da mesma forma que as ordinárias, exceto quanto à Ordem do Dia, ou seja, sem a votação de proposições.

    A Câmara de Vereadores, por meio da Câmara Mirim, aproveitou a sessão para homenagear a escola pelo aniversário de fundação. Na oportunidade foram entregues moções de louvor às pessoas que contribuíram com o desenvolvimento e aprimoramento do educandário ao longo de sua história e pelos serviços prestados à escola.

    O encontro contou com as presenças dos vereadores Jens Mantau (PSDB); Professor Gilson (PSD); do assessor do Programa, Wagner Schanaider; da gerente de educação da ADR Blumenau, Dinorah Krieger Gonçalves; do Intendente da Vila Itoupava Leandro Silva (Índio); da diretora de Educação Infantil da Secretaria municipal de Educação, Angela Maria Simão; do diretor do educandário, Antônio Ivan Bueno e da tenente-coronel do Colégio Policial Militar de Blumenau, Patrícia Maccari. Também estiveram presentes alunos, professores e homenageados.

    Após as homenagens, os vereadores mirins fizeram seus discursos na tribuna. Entre os temas abordados estavam o Movimento Maio Amarelo, a representatividade feminina na política; o envolvimento da juventude na política, o voto eleitoral, entre outros.

    O vereador Jens Mantau registrou a importância de a escola, mesmo sendo estadual, ter um representante entre os 15 parlamentares mirins. “É importante que o educandário dessa região tenha mais uma vez um representante sendo uma voz ativa no Legislativo. Eu tive o prazer de estudar aqui da quinta à sétima série. Só saí porque meu pai mudou de bairro. Cada vez que venho aqui temos novidades”, afirmou.

    O vereador Professor Gilson falou da conexão que a Câmara Mirim proporciona aos alunos dos mais diversos educandários. “Esse tipo de encontro permite que os alunos conheçam a realidade de outras escolas. Temos algumas escolas centenárias e o legal é quando a gente visita esse educandário e vemos que ele está bem cuidado. Isso demonstra que a gestão faz um bom trabalho e a comunidade abraça a escola com carinho”, assinalou.

    O Intendente da Vila Itoupava Leandro Silva (Índio) mencionou as comemorações de 65 anos de fundação do educandário e exaltou a realização da sessão itinerante coroando o momento. “A escola é referência em nosso distrito. A única unidade que oferta o ensino médio aos moradores e que já formou lideranças e vereadores da cidade”, comentou. Leandro enfatizou que a escola possui ótimos indicadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que é sinônimo de referência e orgulho para a região.

    O diretor do educandário Antônio Ivan Bueno lembrou que essa é a segunda vez que uma sessão itinerante é realizada no educandário. “Isso valoriza o envolvimento dos alunos com a vida política. Desde que a escola passou a se envolver com o Programa Vereador Mirim sempre tivemos representantes no Legislativo”, afirmou.

    A gerente de educação da ADR Blumenau, Dinorah Krieger Gonçalves, salientou que a palavra democracia está presente em muitos locais da sociedade. “Esse é o momento em que a democracia entra na escola para formar cidadãos realmente competentes e comprometidos com esse sistema”, mencionou. Cumprimentou a Câmara de Vereadores por promover o envolvimento dos jovens com a vida política através do Programa Vereador Mirim. “É um espaço em que as crianças podem vivenciar situações presentes na Câmara Municipal de Blumenau e esses mesmos eventos passam a fazer parte da vida das crianças”, enfatizou.

    O vereador mirim Andrei Felipe Imthurm, representante do educandário na Câmara Mirim, parabenizou a escola pelos 65 anos de história a serem completados nesta terça-feira (4). “Esse é um momento muito importante, muito especial e de muita alegria. Eu estudo nesta escola deste o primeiro ano do Ensino Fundamental, são 9 anos. Espero que no futuro a escola consiga cumprir todas as suas metas e que continue sendo esta escola de qualidade que é hoje. Tenho orgulho de estudar aqui”, assinalou, contando a história da escola desde a sua fundação até os dias atuais e citou o lema da escola “Desenvolver a consciência, exercendo a cidadania”. Por fim, agradeceu os membros da direção, professores, alunos e pais que contribuem para o desenvolvimento da escola.

    A próxima sessão mirim será no dia 17 de junho, às 9 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

    Confira os homenageados durante a sessão: 

    Eduarda Prawucki – Primeira vereadora mirim eleita pela escola. Ela teve todo seu percurso escolar feito na Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen e no ano de 2012 foi eleita a primeira vereadora mirim da escola, assim abrindo caminho para os outros vereadores mirins eleitos pela escola.

    Mara Manzke – Professora aposentada da Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen. Moção pelos relevantes serviços prestados à educação e à formação dos jovens e adolescentes da Vila Itoupava, destacando-se no ensino de Matemática.

    Ana Cé Valin – Professora aposentada da Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen. Moção pelos relevantes serviços prestados à educação e à formação dos jovens e adolescentes da Vila Itoupava, destacando-se no Ensino Fundamental das Séries Iniciais.

    Leni Terezinha Eischtädt Voss – Professora aposentada da Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen. Moção pelos relevantes serviços prestados à educação e à formação dos jovens e adolescentes da Vila Itoupava, destacando-se no Ensino Fundamental das Séries Iniciais.

    Milton Erwin Manzke – Professor aposentado da Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen. Moção pelos relevantes serviços prestados à educação e à formação dos jovens e adolescentes da Vila Itoupava, destacando-se no ensino de Física e Química.

    Vera Lúcia Laffin – Professora aposentada da Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen. Moção pelos relevantes serviços prestados à educação e à formação dos jovens e adolescentes da Vila Itoupava, destacando-se no Ensino Fundamental das Séries Iniciais.

    Maurício Wulf – Professor da Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen desde 1995. Moção pelos relevantes serviços prestados à educação e à formação dos jovens e adolescentes da Vila Itoupava, destacando-se no ensino de História.

    Edson Voss – Morador da Vila Itoupava. Moção pelos relevantes serviços prestados à escola.

    ONG JOCUM (Jovens com uma Missão). Moção pelos relevantes serviços prestados à Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen nestes últimos anos.

    Antônio Ivan Bueno – Diretor da Escola de Educação Básica Cel. Pedro C. Feddersen desde 2014. Moção pelos relevantes trabalhos feitos pela escola nestes últimos anos.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB