Página principal
19-08-2013

Câmara Mirim faz sessão itinerante na Escola Básica Professora Alice Thiele

  • cam etinerante

    A Câmara Mirim realizou na tarde desta sexta-feira (16), na Escola Básica Municipal Professora Alice Thiele, Bairro Garcia, a segunda sessão itinerante da atual legislatura. A escola da vereadora mirim Karol Dias foi escolhida pelos próprios pequenos parlamentares, após as unidades escolares responderem o convite da coordenação da Câmara Mirim.

    Alunos do 6º Ano a 8ª Série, diretores e professores acompanharam a sessão, que contou com as presenças dos vereadores Jefferson Forest (PT) e Jens Mantau (PSDB). Além da diretora Clarice Luiza Splengler, também a presidente da APP, Solange Paulo, foi convidada para a mesa. No início da sessão, as alunas Larissa de Jesus Klenshimidt e Letícia Zwicker, interpretaram a crônica “Lixo”, do escritor Luis Fernando Veríssimo.

    VEJA AS FOTOS 

    A diretora disse que a escolha da escola para sediar a sessão itinerante da Cãmara Mirim foi muito importante para a comunidade escolar. “É um momento que muito nos orgulha e engradece o educandário e mostra desde cedo como se pode fazer cidadania política”, assinalou.

    Destacou algumas melhorias que deverão ser realizadas na escola, como a drenagem de uma área que vai viabilizar o parque infantil e a aquisição de oito computadores para a sala de informática. Listou alguns projetos culturais e esportivos em que alunos estão inseridos e outros, de extensão comunitária, como o “Pluviiômetro”, desenvolvido em parceria com a Furb. Os alunos produzem proviômetros de PETs e instalam nas casas para medirem a quantidade de chuva na região. A leitura é sempre tema de estudo na escola, com o suporte técnico da universidade.

    Durante o Momento de Formação Legislativa, o vereador Jefferson Forest abordou a origem da escola, contando que na década de 1950, quando Getúlio Vargas visitou Blumenau, uma comunidade denominada “Farroupilha”, estabelecida próxima a prefeitura, foi transferida para a rua Araranguá. “É uma história muito rica, de muito trabalho. Depois surgiu a escola, construída por muitas mãos, pelo empenho de muitos professores, pela contribuição da comunidade”, observou.

    Falou também da importância da política, como forma de alcançar as conquistas. Sugeriu que a direção e a comunidade cobrem da Prefeitura e da Secretaria de Educação a conclusão da quadra esportiva. “A comunidade precisa se mobilizar para conseguir a quadra”, reiterou, comentando que há 10 quadras em situação semelhante no município, esperando pela conclusão. “As melhorias desta comunidade se deram por mobilização e luta política”, afirmou.

    O vereador Jens Mantau também destacou a história do educandário. Lembrou que a escola foi fundada em 9 de julho de 1953, com a denominação de “Escola Desdobrada da Rua Araranguá” e que em 1964 recebeu o nome de Escola Básica Municipal Professora Alice Thiele. “Para todos nós esta família Alice Thiele é um grande orgulho”, disse, parabenizando os alunos, a direção e a Câmara Mirim por fazer o trabalho descentralizado por meio da sessão itinerante. Destacou a realização da festa dos 60 anos da escola, que será comemorada neste sábado (17),a partir das 14 horas. 

    A sessão itinerante tem como objetivo mostrar como funciona a Câmara Mirim aos estudantes das escolas de Blumenau. Esta é a última sessão itinerante da atual legislatura.

    VEJA OS PRONUNCIAMENTOS DOS VEREADORES MIRINS