Página principal
29-02-2016

Câmara Mirim elege Mesa Diretora na primeira Sessão de 2016

  • mirins_sessao1_29fev16

    A Câmara Mirim de Blumenau elegeu na tarde desta segunda-feira (29), durante a Sessão de posse dos vereadores mirins, a Mesa Diretora que vai conduzir os trabalhos neste primeiro semestre. Duas chapas estavam inscritas para os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. A vencedora foi a chapa nº 01, que obteve 10 votos. Com a decisão, Ariane Daniele de Liz de Freitas, da Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, assumiu a presidência, e tem como vice João Vitor Schwaemmle, da Escola Barão do Rio Branco. Nathaly Ruane Hermann, da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin é a primeira secretária e Gabriele Babel, do Colégio Menino Jesus, a segunda secretária.

    Para os eleitos, a Câmara Mirim é uma oportunidade de tentar resolver os problemas da cidade e conhecer como funciona a política. “O interesse começou através de uma vereadora mirim do ano passado, que incentivou muito todos nós. Também pretendemos ajudar a escola e o nosso bairro”, explicou a presidente Ariane. “Eu sempre quis ter um jeito de ajudar minha cidade, porque percebi que ela precisa de apoio”, ressaltou o vice-presidente João Vitor. “Pretendo batalhar pelas coisas da comunidade e da escola”, afirmou a Nathaly, a primeira secretária da Mesa. “No primeiro ano que a escola entrou no programa, eu não me candidatei. Espero que este ano eu mude a minha ideia sobre a política”, disse a segunda secretária Gabriele.

    O programa Vereador Mirim é desenvolvido com alunos matriculados nas redes pública e privada de ensino. Para esta legislatura, 29 escolas participaram do processo eleitoral que definiu os 15 vereadores mirins titulares. Segundo o presidente do Legislativo, Mário Hildebrandt (PSB), o programa é um espaço de formação de cidadania que tem por objetivo dar aos jovens a condição de compreender o espaço das políticas públicas e, através deste entendimento, poder participar do dia a dia no futuro da discussão da sociedade.

    “Além de oferecer a experiência Legislativa, onde eles aprendem a formular projetos de lei e debater questões relacionadas à sociedade, o programa também apresenta outras esferas dos poderes constituídos através de oficinas de formação, viagens e cursos”, complementou o assessor do Programa Vereador Mirim, Diogo Roedel de Souza.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB