Página principal
24-05-2013

Câmara Mirim elege a primeira mesa diretora do ano

  • Ao todo, três chapas se inscreveram para concorrer a Mesa Diretora da Câmara Mirim. A vencedora foi a número 3, composta pelos seguintes estudantes: Samuel Santos Soares, presidente; Maria Vitória Deggan, vice-presidente; Fernanda Dalle Court, primeira secretária; Weslley Tiago Pscheidt, segundo secretário. O grupo ficará à frente dos trabalhos até a metade do ano, quando ocorrerá uma nova eleição.

     vereadores_mirim_foto

    Os alunos foram eleitos em 07 de novembro. Este é o 14º. Ano do projeto Vereador Mirim/A Câmara vai a escola. O presidente da Casa, vereador Vanderlei de Oliveira, parabenizou os estudantes pela vitória. “Coloco toda a estrutura desta Câmara à disposição de vocês para que possam desempenhar da melhor maneira possível os trabalhos inerentes a este cargo”.

    Por motivos particulares, alguns suplentes e vereadores mirins não puderam ser diplomados no ano passado e receberam o diploma nesta noite. São eles: Allan Cabral, Dayane Aline de Souza, Jefferson Batschauer, Lorena Lauriano da Silva, Luiz Augusto Franca, Priscila Labes Granieri e Karol Dias.

    Representando os vereadores mirins eleitos, Carla Marina Bucci, do Colégio Sagrada Família, utilizou a tribuna. Ela agradeceu a Deus, família, amigos, professores e eleitores. Ressaltou a criação do programa pelo ex-vereador, Deusdith de Souza. “Esperamos corresponder as expectativas em nós depositadas. Vamos lutar pela valorização da educação. Nossa legislatura será feita por cidadãos atuantes, preocupados com o bem-estar dos cidadãos”.

    Em nome dos mirins que atuaram em 2012, a ex-presidente Kirstin Elise Richter Vieira, disse que a legislatura já está dando saudades. “Concorri a presidente no primeiro semestre e perdi. Mas no segundo, eu ganhei. A eleição garantiu que eu pudesse falar na capital do país, Brasília. Eu tive voz e vez. Pude mostrar a deputados e senadores que nós temos ideias e podemos ajudar a mudar o nosso país”.

    O vice-prefeito, Jovino Cardoso Neto (DEM), também utilizou a tribuna, representando o Executivo. O democrata parabenizou os mirins, os pais e as escolas. “É um orgulho, tenho certeza, para todos que estão próximos de vocês. Deusdith teve uma ideia brilhante. Ele permitiu que proporcionassemos este momento aos estudantes”.

    Já a secretária de educação, ex-vereadora Helenice Luchetta (PSDB), ressaltou que é um prazer voltar à Casa justamente na posse dos mirins. “O jovem precisa de amor, confiança e oportunidade. Solicito aos pais que amem cada vez mais seus filhos. Eduquem pelo amor. Assim conseguimos dar a eles a confiança para enfrentar desafios. Os desafios nos fazem crescer. Em relação a oportunidade, quero parabenizar os pais que colaboraram para que eles tenham esta oportunidade”.

    Também utilizou a tribuna o vereador Jens Juergen Mantau (PSDB). O parlamentar lembrou quando o projeto Câmara Mirim foi criado. “Acompanhei o projeto, que foi idealizado por Deusdith. Sabíamos que traria muitos benefícios a comunidade. Os mirins ganham muitas informações neste período. E dão também, ouvindo a comunidade. São muito importantes para a democracia da cidade”.

    Para o vereador Jefferson Forest (PT), a política é um ambiente hostil, mas é através dela que se resolvem os problemas da sociedade. “É um orgulho para os mirins e para os pais puderem participar ativamente da política. Que este cargo possa despertar em vocês um sentimento de querer um mundo melhor, de fazer algo pelo mundo, pelo país, pela sua cidade, pela sua rua”. A opinião também foi compartilhada pelo vereador Adriano Pereira (PT). “Ouvi várias coisas bonitas. Até nos emociona como vereador. A ex-mirim disse que perdeu a eleição a presidente uma vez e não desistiu. Eu também me candidatei quatro vezes e não desisti”.

    A próxima sessão mirim ocorrerá no dia 08 de março, às 9h. Assista a sessão de posse na TV Legislativa, canais 16 (NET) e 19  (BTV), neste sábado (23), às 16h30, e no domingo (24), às 19h30.

    tabela_vereadores_mirim