Página principal
06-05-2019

Câmara Mirim de Canelinha prestigia sessão ordinária mirim desta segunda-feira

  • mirins6maio19

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (6), a quinta sessão ordinária da Legislatura. A reunião, que aconteceu no plenário do Legislativo municipal, contou com as presenças dos integrantes do Programa Vereador Mirim de Canelinha, juntamente com a coordenadora Juliana Helena Nunes Giacomossi e a pedagoga Emily Karstens Laus. Os visitantes prestigiaram a sessão e a presidente juvenil, Haiana Soares, fez uso da Tribuna Livre.

    A coordenadora Juliana Helena Nunes Giacomossi explicou que o programa naquela cidade é dividido em duas modalidades: infantil (4º ao 6º ano) e juvenil (7º ao 8º ano). Ela disse que o programa foi instalado em abril do ano passado e o mandato é de um ano. “Esta é a nossa primeira turma. Na época da implantação, a Mesa Diretora da Casa Legislativa decidiu que esta primeira turma que iniciou fim de abril, tivesse, excepcionalmente, o mandato estendido até dezembro deste ano. A escolha pelas duas modalidades (mirim e juvenil) se deve ao fato de abranger as escolas públicas municipais, pois lá na cidade essas escolas atendem até o 5º ano. Dessa forma, englobamos todas as escolas do município”, justificou, acrescentando que eleição é em outubro deste ano e a nova legislatura toma posse em fevereiro do ano que vem.

    A coordenadora lembrou que uma das prioridades do cronograma elaborado para este ano era esta visita à Câmara de Blumenau para conhecer o Programa Vereador Mirim. Destacou que externamente a cultura do vereador mirim em Blumenau é forte e está enraizada. “A ideia era ver os bons exemplos, a maneira como é conduzido, como é o formato, pois ainda estamos no início e queremos aprimorar o nosso programa. Essa visita ajudou a termos uma noção, esclarecemos algumas dúvidas, e não descartamos o retorno para Blumenau. Também observamos como os vereadores mirins são bem-dispostos e falaram com propriedade ao utilizarem a tribuna, trazendo temas atuais”, ressaltou, lembrando que a Câmara Mirim de Blumenau também serviu de base na criação do programa lá, pois era uma novidade na cidade e Canelinha foi a primeira a implantar dentro da região do Vale do Rio Tijucas.

    Na tribuna, Haiana Soares destacou o pioneirismo de Blumenau na implantação do Programa Vereador Mirim em Santa Catarina. Também parabenizou a Câmara Mirim pelos 20 anos de desenvolvimento do programa em 2019. Ainda registrou a importância do momento que estão vivenciando. “ É muito gratificante estarmos aqui trocando ideias e dividindo experiências, pois engrandece e enriquece nossos conhecimentos, nos tornando, assim, melhores cidadãos e, consequentemente, buscando benefícios para a nossa população”, ressaltou, agradecendo em nome da Câmara Mirim de Canelinha o espaço concedido e estendeu o convite aos vereadores mirins de Blumenau para uma visita naquela Casa Legislativa.

    A suplente mirim de Blumenau, Sofia Sirtoli Benkendorf, do Colégio Shalom, também fez uso da Tribuna Livre. Ela contou uma experiência pessoal para evidenciar a importância de ser doador de medula óssea. Disse que em 2009 foi diagnosticada com uma doença rara, onde o seu corpo não produzia megacariócitos, que são responsáveis pela produção de plaquetas sanguíneas, que são necessárias para a coagulação normal do sangue.

    Lembrou que, no ano seguinte, o seu caso se agravou, causando a falência total da medula óssea e, por isso, foi internada no hospital. “Antes de fazer o transplante de medula óssea, eu tive que passar pela quimioterapia e algo milagroso aconteceu no hospital. Ao passar pelo processo de quimioterapia, pela força da oração dos meus familiares e conhecidos, eu não tive perda de cabelo”, recordou.

    Disse que a sua irmã, que na época tinha 7 anos, foi sua doadora, pois tinha medula 100 % compatível e, nesses casos de transplante, os primeiros a serem procurados são os familiares. “Eu fui abençoada novamente, pois em muitos casos a procura se estende por muito mais tempo. Conforme dados, as chances de encontrar um doador de medula é 1 a cada 100 mil pessoas. Por isso, venho aqui registrar a importância de se cadastrar para ser doador de medula”, pontuou, explicando como funciona o processo para isso e os requisitos necessários para ser um doador de medula óssea e ter a oportunidade de poder salvar uma vida. Por fim, contou como foi o processo de recuperação e informou que este ano faz 10 anos que fez o transplante. “Estou saudável e não tive mais nenhum problema ligado à medula óssea”.

    Logo após, os vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna. Na Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 35 a 43. Todos os documentos foram aprovados.
    Depois da sessão mirim, os vereadores mirins de Canelinha fizeram uma visita pela Casa Legislativa.

    A próxima sessão ordinária será no dia 20 de maio, às 15 horas, nesta Casa Legislativa.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 35 – De autoria da vereadora mirim Francine Eduarda dos Santos, representante da Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun. O documento pede a manutenção no espaço de passagem existente entre as quadras de esporte e a sua escola.
    Requerimento Nº 36 – De autoria do vereador mirim Andrei Felipe Imthurm, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, determinar o conserto da calçada, localizada na Rua Erwin Manzke, próximo ao número 621, na Vila Itoupava.
    Requerimento Nº 37 – De autoria da vereadora mirim Ana Carolina Soares Ribeiro, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a realização da roçagem às margens da Rua Divinópolis, no bairro Velha.
    Requerimento Nº 38 – De autoria do vereador mirim Efraim Calebe Mertens, representante do Colégio Shalom. O documento pede o corte do mato existente na Rua 7 de Setembro, no bairro Centro, ao lado do Supermercado Angeloni.
    Requerimento Nº 39 – De autoria do vereador mirim Gabriel Reitz Buerger, representante do Colégio Alfa Castelo. O documento pede a implantação de redutores de velocidade em toda a extensão da Rua dos Caçadores, no bairro Velha.
    Requerimento Nº 40 – De autoria da vereadora mirim Julia Bertoldi Hoffmann, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede o estímulo de mais estudos sobre o uso de animais na medicina de forma pacífica, como no tratamento de deficiências físicas e nos transtornos emocionais.
    Requerimento Nº 41 – De autoria da vereadora mirim Yasmim Souza da Silva, representante da Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves. O documento pede a repintura da sua escola, que está localizada na Rua Benjamin Constant, nº 630, no bairro Escola Agrícola.
    Requerimento Nº 42– De autoria do vereador Matheus Feliciano de Azevedo, representante a Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento a troca de mesas e cadeiras das turmas do 6º ao 9º ano da sua escola.
    Requerimento Nº 43 – De autoria do vereador Matheus Feliciano de Azevedo, representante a Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede a realização de reparos emergenciais no prédio localizado entre a Câmara de Vereadores e o Museu de Hábitos e Costumes, na rua XV de Novembro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Adriano Raulino | Imprensa CMB