Página principal
04-02-2016

Câmara irá ceder servidores para atuarem na emissão de carteiras de trabalho

  • reuniao04fev16

    A Câmara de Vereadores vai ceder três servidores de carreira para atuarem temporariamente na emissão de carteiras de trabalho na Praça do Cidadão. Os detalhes do convênio foram acertados na tarde desta quinta-feira (4) durante uma reunião entre o presidente Mário Hildebrandt (PSB), o chefe do serviço de administração da superintendência estadual do Ministério do Trabalho e Emprego, Jacinto Stefanello, e os vereadores que compõem a bancada do PT na Câmara, Adriano Pereira, Vanderlei de Oliveira e Jefferson Forest.

    Os três servidores vão receber um treinamento prévio para a função e a intenção é que possam estar atuando na emissão das carteiras de trabalho já nos próximos dias. A cessão dos servidores está sendo realizada através de um convênio já existente entre a Câmara e a Prefeitura de Blumenau. A proposta de parceria partiu da bancada do Partido dos Trabalhadores.

    O presidente Mário Hildebrandt frisou a intenção de agilizar o atendimento à população. “A Câmara já tem uma parceria firmada com o Tribunal Regional Eleitoral, com estagiários auxiliando no cadastro biométrico dos eleitores, e agora a bancada do PT nos trouxe essa proposta. Em conversas com a Prefeitura, construímos a possibilidade de estar cedendo os servidores a fim de buscar a solução dessa pendência, que é a confecção das carteiras de trabalho”, afirmou. Hildebrandt acrescentou que é um privilégio para a Câmara poder corresponder mais uma vez com a população da cidade.

    O representante da superintendência do MTE na reunião, Jacinto Stefanello, explicou que três servidores do órgão na cidade estão de licença atualmente e os outros dois estão atendendo em outras frentes, como a homologação de rescisão de contratos de trabalho e seguro desemprego, o que gerou falta de pessoal para a emissão de novas carteiras de trabalho. “Não tínhamos como resolver essa situação, a não ser contando agora com a parceria da Câmara de Vereadores, que vai ceder três servidores para atuar nessa atividade. Pretendemos a partir da semana seguinte ao Carnaval colocar o atendimento em funcionamento novamente”, disse.

    O líder da bancada do PT, vereador Adriano Pereira, comentou que acompanha a situação desde o início do ano, quando a bancada iniciou as tratativas que culminaram na parceria, uma proposta coletiva entre a bancada, a Mesa Diretora, a Prefeitura de Blumenau e a superintendência estadual do MTE. “Nós, enquanto representantes da população, tínhamos obrigação de buscar construir uma solução para amenizar esse problema”, frisou.

    O vereador Vanderlei de Oliveira complementou que a Câmara dá uma contribuição para a cidade colocando servidores à disposição da Prefeitura para realizarem esse trabalho. “Com esse convênio, feito com a participação de todos, busca-se uma solução inicial para resolver o problema da emissão de carteiras de trabalho e todos os direitos dos trabalhadores. Depois, nossa preocupação será estruturação Gerência Regional do Trabalho na Rua Sete de Setembro”, observou. A previsão é que a nova sede da Gerência Regional do Trabalho e Emprego na cidade seja inaugurada até o dia 8 de abril.

    Na próxima quinta-feira, 11 de fevereiro, está programada a participação do superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, Vânio dos Santos, na Sessão Ordinária da Câmara. O superintendente deverá utilizar a tribuna livre para abordar a situação do atendimento do órgão na cidade.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais