Página principal
19-11-2014

Câmara homenageia personalidades, entidades e empresas em Sessão Solene

  • solene18_11_14

    A Câmara de Vereadores realizou uma Sessão Solene nesta terça-feira (18), para a entrega de diversas moções de louvor. Foram homenageadas duas entidades, duas empresas e seis pessoas. Estiveram presentes o presidente Vanderlei de Oliveira, os vereadores Beto Tribess, Jens Mantau, Adriano Pereira, Mário Hildebrandt e Jefferson Forest.

    Veja as imagens da Sessão Solene

    A Associação de Surdos de Blumenau (ASBLU) recebeu moção de louvor pelos 25 anos de fundação. O vereador Mário Hildebrandt, autor da moção, ressaltou que a entidade tem sido fundamental na vida das pessoas com deficiência auditiva. “É uma entidade que dedica-se a diminuir as diferenças de modo a oportunizar a inclusão das pessoas com deficiência”, observou.

    O parlamentar também anunciou que a Câmara de Vereadores está fazendo encaminhamentos para disponibilizar um tradutor-intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para que os surdos também possam acompanhar o que acontece nas sessões da Casa, seja no Plenário ou pela TVL. Débora Kopmann, vice-secretária da ASBLU, agradeceu ao vereador Mário Hildebrandt pela homenagem e também a todos os parlamentares que estão sempre abertos a receber representantes da Associação em seus gabinetes.

    Outra instituição que recebeu homenagem foi a Escola de Ensino Médio Elza Henriqueta Techentin Pacheco, pelos 30 anos de fundação. O autor da moção, vereador Adriano Pereira, relatou a história de sucesso da escola. “No último ENEM, a instituição ficou em primeiro lugar entre as escolas públicas de Blumenau, e sexto lugar entre as escolas públicas de Santa Catarina”, exaltou. O professor Cristian Eduardo da Silva falou em nome dos ex-alunos, professores e funcionários. “As posições de destaque em diversas competições fazem frente à qualidade de ensino proporcionada pela nossa escola, onde prevalecem a união e a multidisciplinaridade”, valorizou.

    O presidente Vanderlei de Oliveira entregou moção de louvor aos jovens Ariel Bertoluci, Rudimar Braga dos Santos e Isadora Guercovich, estudantes do SENAI. Os três formaram a equipe brasileira participante do WorldSkills, Torneio das Américas de Educação Profissional, no qual conquistaram a medalha de ouro. “Nada melhor do que reconhecer o trabalho desses jovens que são exemplos, e também do Senai, entidade que dá uma valiosa contribuição para a melhoria do nosso município, estado e país”, destacou. Ariel relatou a experiência da equipe no torneio e agradeceu o reconhecimento da Casa Legislativa.

    Recebeu ainda moção de louvor a Óptica Heusi, pelos seus 60 anos de fundação prestando excelentes serviços à comunidade blumenauense. O autor da proposta foi o vereador Jens Mantau, que destacou o bom atendimento que contribuiu para a trajetória de sucesso da empresa. “A ótica conta com uma excelente equipe, sempre comprometida com o bom atendimento e o bem estar de todos os clientes”, mencionou. Jorge Waldrich, proprietário da empresa, agradeceu a homenagem e o reconhecimento da Câmara de Vereadores.

    A Della Nonna Pães e Doces foi outra empresa homenageada na noite de terça-feira (18). O vereador autor da moção, Mário Hildebrandt, ressaltou que há 20 anos a empresa serve a comunidade, gerando empregos e promovendo inclusão social “Além disso, a excelência dos produtos é reconhecida por diversos programas de qualidade e comprovada pela degustação dos blumenauenses”, frisou. Miguel Salvalagio, proprietário da confeitaria, aproveitou o momento para agradecer a Deus, aos colaboradores e à Câmara. “Estamos honrados em receber esse reconhecimento pelos 20 anos recheados de dedicação e amor ao trabalho de toda a equipe da Della Nonna”.

    O alemão que adotou Blumenau como cidade para viver, Heiko Grabolle, recebeu moção de louvor do vereador Jefferson Forest pela excelência nos trabalhos gastronômicos. O parlamentar realçou que “o homenageado trabalha intensamente para aprender como nós, brasileiros, e os imigrantes alemães, uniram o gosto e os ingredientes germânicos em uma gastronomia ímpar e tão espetacular”. O homenageado disse estar honrado em receber a moção. “Acredito que o reconhecimento impulsiona o ser humano. Esse reconhecimento me faz acreditar que tudo que fiz valeu a pena e ainda vale”.

    Forest também entregou moção a Moisés Pahl, destacando que é um dos homens imprescindíveis para a cidade, especialmente para a comunidade do Salto Weissbach. “Moisés é uma pessoa que dorme e acorda lutando pelas melhorias na comunidade”, garantiu. O homenageado comentou que o Brasil e o mundo precisam de líderes, e citou Nelson Mandela como um exemplo de líder. “Não me considero um líder. Sou um cidadão exercendo a cidadania e fazendo alguma coisa pelo próximo”, analisou.

    O vereador Beto Tribess entregou de moção de louvor ao lutador e professor de jiu-jitsu Ézio Luis Amaro. “Mesmo após um acidente automobilístico que o tirou dos tatames, o lutador voltou a ser campeão em duas importantes competições. Esse é o nosso reconhecimento pelo trabalho, luta de vida e pelos 20 anos dedicados ao esporte”, valorizou. O esportista falou sobre a honra de receber o reconhecimento do parlamento. “É uma honra receber a homenagem que recebi. Há outros lutadores de Blumenau que estão na estrada levando o nome da cidade para o mundo e também merecem reconhecimento”, comentou.

    A Sessão Solene será reprisada neste sábado pela TVL, dia 22 às 21 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV.

    Fotos: Renan Olaz | Agência Camarablu
    Fonte: Assessoria de Imprensa Camarablu