Página principal
03-11-2015

Câmara estreia tradução simultânea das Sessões na Língua Brasileira de Sinais

  • interprete_sinais

    A Câmara de Vereadores de Blumenau estreou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (03), a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na transmissão da TV Legislativa (TVL). O processo foi discutido durante a legislatura passada e implantado pela atual Mesa Diretora, que é presidida pelo vereador Mário Hildebrandt (PSB). “Estamos seguindo aquilo que é feito no Congresso Nacional, no Senado e na Assembleia Legislativa. Vamos buscar regulamentar e melhorar essa parceria para que a tenhamos continuidade, ininterrupta, dessa ação”, comentou o presidente da Câmara.

    A tradução simultânea será oferecida através de um quadro, localizado no canto inferior direito da tela, durante as Sessões Ordinárias, Sessões Solenes e Audiências Públicas do Legislativo de Blumenau. Para o vice-presidente da Associação de Surdos de Blumenau (ASBLU), Marcos Machado, a iniciativa é uma conquista, já que boa parte dos cerca de oito mil deficientes auditivos da cidade utilizam Libras como forma de comunicação. “Nós, enquanto surdos, não tínhamos acesso ao que era discutido na Câmara. Quando são colocadas legendas, muitos não conhecem as palavras. Agora, com os intérpretes, nós podemos ter a compreensão e o conhecimento do que acontece na cidade”, explicou.

    O trabalho será realizado por três interpretes de Libras. Os profissionais ficam em uma sala separada do Plenário onde recebem o áudio da reunião e realizam a tradução em tempo real. Para garantir a qualidade do serviço, eles vão se revezar a cada 20 minutos. Para a intérprete Marisa dos Santos, a novidade é mais uma conquista da comunidade surda. “Essa parcela da população vai poder compreender o que acontece no Legislativo. Nós parabenizamos a Câmara por iniciar este processo e esse trabalho inédito na cidade e na região”, concluiu.

    As atividades da Câmara com tradução simultânea em Libras podem ser assistidas pela TVL nos canais 14 da Net, 19 da BTV e pelo site camarablu.sc.gov.br/tvl-online.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Vivian Persuhn | CMB