Página principal
19-08-2015

Câmara entrega oito Moções de Louvor em Sessão Solene

  • solenee

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (18), a tradicional Sessão Solene para a entrega de oito Moções de Louvor. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa, onde foram homenageadas entidades, personalidades e empresas. Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), os vereadores Jefferson Forest (PT), Jens Mantau (PSDB), Oldemar Becker (PPS), Robinsom Soares (PSD) e a vereadora suplente Evelin Huscher (PT).

    A primeira homenagem foi prestada pela vereadora suplente Evelin Huscher para as Unidades Caninas do 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Blumenau e do 10º Batalhão de Polícia Militar, pelos serviços prestados à comunidade. “O trabalho desses animais é muito importante. Eles fazem o trabalho que vários homens não conseguem. Em menos tempo localizam pessoas, drogas. A gente acompanha o treinamento e a forma que são tratados com respeito, dignidade e carinho. Treinamento feito com recompensa. Jamais com punição”, explicou a suplente.

    O Soldado Tiago Stefen representou o Comando do 10º BPM e falou sobre o serviço prestado pelo canil. “Ele foi instituído em 2010 e esse trabalho causa emoção no policial que acaba se apegando ao cão devido à proximidade com a população. Agradeço o carinho e o nosso canil está de portas aberta à população.” O 3º Batalhão de Bombeiros Militar foi representado pelo comandante interino, Major José Gamba Júnior, que também falou sobre a importância dos animais em situações de resgate. “Esse trabalho é de extrema importância para a população. Prova disso que nossa equipe não pode se fazer presente por estar auxiliando nas buscas de uma criança de 8 anos, em Itajaí, que está desaparecida”, explicou.

    O Vereador Robinsom Soares propôs a entrega de Moção de Louvor à Associação Torcida Organizada Raça Jovem Metropolitano, pelos 5 anos de fundação. “É o reconhecimento não é só pela dedicação, mas pela entrega que os torcedores têm e fazem pela nossa cidade. Também pelo trabalho social que ajuda as pessoas carentes”, justificou Robinho. O presidente da Associação, Maicon Borges, afirmou que o ideal da organização é sempre prestigiar o time, seja em Blumenau ou fora da cidade. “É gratificante estar recebendo essa homenagem pelo trabalho realizado em prol do Metropolitano e pela cidade de Blumenau”.

    O diretor financeiro do SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Regional de Blumenau, Sandro Luiz Cifuentes, foi homenageado pela excelência à frente do movimento sindical catarinense e pela defesa da educação pública. “Quero dizer que essa homenagem vai para os colegas, amigos e amigas, professores e professoras. Ser sindicalista é ser capaz de percorrer um caminho, caminho longo, que muitas vezes não tem retorno. Mas a gente sabe da luta e da briga”, disse o professor e sindicalista. A homenagem foi proposta pelo vereador Jefferson Forest. “É uma vida toda dedicada a defesa do magistério catarinense. São mais de 20 anos de luta. Isso enriquece a vida. Torna o ser humano não apenas mais um, mas aquele que não deixou a vida passar pela janela”, concluiu o parlamentar.

    O vereador Oldemar Becker congratulou o jornalista Marcos Roberto Jana pelos 25 anos de carreira como comunicador. “Hoje é um dia muito especial, para homenagear um grande homem. Batalhador, humilde e competente. Um profissional dedicado, atencioso e prestativo”, justificou. A moção foi subscrita pelos parlamentares Marcos da Rosa (DEM), Cezar Cim (PP) e Jens Mantau (PSDB). Marcos Roberto Jana, que também atua como repórter na TV Legislativa, falou sobre as dificuldades e alegrias da profissão. “Tudo o que você relata é julgado. Nesses 25 anos a gente teve muitos momentos difíceis de catástrofes, enchentes, em que fomos capazes de ajudar a sociedade de alguma forma.”

    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt, prestou homenagem à CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina. Hildebrandt fez referência aos 60 anos de criação de uma política única de distribuição de energia elétrica no Estado. “Foi uma construção de muitos anos, de passo a passo, que trouxe essa qualidade e essa garantia na produção de energia elétrica”, enfatizou o presidente. Nelson Santiago, diretor de Gestão Corporativa da CELESC, representou a empresa na solenidade e compartilhou o mérito da Moção. “Essa homenagem não é para mim e nem para a diretoria da Celesc, mas sim para os 3300 funcionários que trabalham diariamente para fornecer energia elétrica.”

    A ADVALI – Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí foi condecorada pelos 25 anos de fundação. Andrigo Beber, membro da associação, agradeceu a homenagem. “Quero hoje agradecer ao município de Blumenau por nos acolher e dar amparo nesses 25 anos. À Câmara de Vereadores que sempre entendeu a importância da entidade e criou leis, e ao vereador Jens Mantau que sempre nos ajudou com moções e subvenções”, finalizou. A moção foi proposta pelo vereador Jens Mantau. “O que me chama a atenção nesses 25 anos de atividades é o trabalho educativo realizado em escolas, clubes de serviço e empresas”, explicou o parlamentar.

    A última Moção de Louvor entregue durante a sessão solene foi para o professor Diogo Louro, técnico da Escola de Futebol Professor Diogo Carioca, pelos 10 anos à frente de trabalhos sociais. “Fico feliz pelo reconhecimento do trabalho que realizo com as crianças, pois elas são a base de tudo. Se as crianças tiverem uma boa formação e educação, a gente consegue limitar os problemas”, exclamou. A homenagem foi prestada pelo vereador Jefferson Forest (PT), que abordou a dedicação do professor para realizar a inclusão de crianças no esporte. “Tenho certeza que esse reconhecimento é pelo trabalho desenvolvido para todas as famílias das crianças que participam da sua escola de futebol”, salientou.

    A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa neste sábado (22), às 21 horas; e no domingo (23), às 23 horas. As reprises podem ser acompanhadas nos canais 14 da NET e 19 da BTV.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Vivian Persuhn | CMB