Página principal
22-04-2015

Câmara entrega moções para Reis e Rainhas de Clubes de Caça e Tiro

  • caca_tiro_abril15_solene

    A Câmara de Vereadores promoveu, no último sábado (18), a tradicional Sessão Solene Itinerante para entrega de moções de louvor a Reis e Rainhas de Clubes de Caça e Tiro. O Legislativo blumenauense promove esta Sessão Solene anualmente, há mais de dez anos, e desta vez as moções honrosas foram entregues no Clube Braço do Sul, na Vila Itoupava, fundado em 1952.
     
     
    Foram entregues moções a mais de 320 Reis e Rainhas de vários clubes de Blumenau, além de promover a interação entre 34 sociedades localizadas no município. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Mário Hildebrandt (PSD), e os vereadores Adriano Pereira (PT), Beto Tribess (PMDB), Jens Mantau (PSDB) e Oldemar Becker (PPS).  
     
    Os Clubes de Caça e Tiro de Blumenau existem desde a época da antiga colônia e passados mais de 150 anos ainda hoje fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Nas sociedades, os participantes praticam eventos festivos e esportes como tiro, bocha e bolão. Os vencedores das competições viram Reis e Rainhas.
     
    O presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro, Moacir Flor, disse estar orgulhoso, na condição de presidente, em ver o reconhecimento dos representantes do povo aos reis e rainhas. “Esta é uma tradição salutar, um reconhecimento da Câmara ao trabalho feito durante todo o ano, quando reis e rainhas são coroados, e que no ano subsequente recebem essa importante moção de louvor”, explica.
     
    Já o presidente da Câmara, Mário Hildebrandt, destacou que a solenidade é de grande importância, pois mostra que a Casa está antenada com o que acontece na cidade, além de dar a oportunidade aos vereadores de conhecerem a população que tanto ama essa tradição. “Os Clubes de Caça e Tiro trazem aquilo que é fundamental para nós, a colonização alemã, os costumes, a cultura e as nossas origens. Não poderíamos nos afastar desse momento, quando temos a oportunidade de mostrar para cidade o que ainda existe de belo e cultural em nossas tradições”, assinalou.
     
    Para o vereador Adriano Pereira, a solenidade é uma forma de o Poder Legislativo incentivar a continuidade da tradição. “É uma justa homenagem que incentiva a preservação da cultura e da tradição germânica, que fazem parte do contexto e história do nosso município”, apontou.
     
    O vereador Beto Tribess assinalou que uma vez que um Clube de Caça e Tiro tem seu rei e sua rainha, é sinal de que por mais um ano a tradição e as festas de reis e rainhas será mantida viva. “Enquanto os 36 clubes de Blumenau tiverem seus reis e rainhas, é sinal de que essa tradição será mantida por mais um ano, no mínimo. Mas vemos muitos jovens participando e sendo homenageados, e com certeza é uma tradição que ainda tem uma longa vida”, sustentou.
     
    Fotos: Imprensa CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB/ TV Legislativa