Página principal
18-04-2016

Câmara entrega moções a reis e rainhas dos Clubes de Caça e Tiro

  • solene_cacaetiro16

    No último sábado, 16 de abril, a Câmara de Vereadores realizou a tradicional Sessão Solene Itinerante para entrega de moções de louvor a Reis e Rainhas de Clubes de Caça e Tiro. O evento foi realizado na Sociedade Recreativa Desportiva Treze de Maio, localizada na Vila Itoupava. Na ocasião, mais de 300 moções de louvor foram entregues a reis e rainhas de 36 sociedades localizadas no município. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Mário Hildebrandt (PSB), e os vereadores Adriano Pereira (PT), Beto Tribess (PSDB), Cezar Cim (PP), Jens Mantau (PSDB), Oldemar Becker (DEM) e Zeca Bombeiro (SD).

    Os Clubes de Caça e Tiro de Blumenau existem desde a época da antiga colônia. Passados mais de 150 anos, ainda hoje fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Nas sociedades, os participantes praticam esportes como tiro, bocha e bolão. Os vencedores das competições viram Reis e Rainhas.

    Desde a data de fundação, em 1960, a Sociedade Recreativa Desportiva Treze de Maio promove diversos eventos que mantêm vivas as tradições germânicas na região. O presidente do clube, Dorival Hertel, expressou satisfação em sediar o evento, que promoveu a interação entre os 36 clubes da cidade. Ele também destacou o esforço diário dos membros das sociedades para perpetuar a cultura das festas de reis e rainhas. “Manter e incentivar essa tradição reúne o esforço diário de muitas pessoas. Como meu pai dizia, está em nossas mãos a tarefa de manter essa cultura, ou vai ficar ainda mais difícil para os mais jovens”, assinalou.

    A rainha da Associação dos Clubes de Caça e Tiro, Stefanie Voss, disse que as tradições germânicas são a sua paixão, e expressou orgulho em poder representar essa cultura em Blumenau. “Em nenhuma outra cidade no mundo existem tantos Clubes de Caça e Tiro. É um orgulho para nós, que nascemos em meio a esses costumes. Em momentos como este enxergamos o quanto é importante perpetuar essas tradições, trazer mais pessoas para participarem e mostrar toda a cultura que temos em nossa cidade”.

    Para o presidente do Legislativo, Mário Hildebrandt, a solenidade foi importante para celebrar a tradição existente na cidade. “Os Clubes de Caça e Tiro retratam efetivamente a tradição que veio junto com a imigração germânica e que está presente no dia a dia da vida de muitos blumenauenses. Todas as sociedades estão de parabéns pelo trabalho que realizam”.

    O vereador Beto Tribess também entregou uma Moção de Louvor à Sociedade 13 de Maio, que sediou o evento, pelos 56 anos de dedicação à cultura alemã. “Queremos reconhecer o grande serviço que todas as diretorias da Sociedade realizaram para manter vivas as tradições na Vila Itoupava”.

    O vereador Oldemar Becker falou da alegria em poder prestigiar o trabalho realizado pelos clubes. “Os clubes de Caça e Tiro vem desempenhando um papel muito bonito em nossa cidade há muitos anos. Nessa trajetória, mantém vivas as tradições germânicas na região ao envolver filhos e netos nas atividades”.

    O vereador Zeca Bombeiro elogiou os participantes dos clubes. “São gloriosos e combatentes homens e mulheres que trabalham para não deixar morrer essa tradição. Estão todos de parabéns pelo trabalho que desempenham. A Câmara de Vereadores também está fazendo sua parte para manter vivo o brilho dessas festas para o Brasil e para o mundo”.

    O vereador Jens Mantau destacou que a Câmara realiza a solenidade como forma de reconhecimento. “É uma maneira de expressar nosso respeito a todos aqueles que espontaneamente se doam para esse trabalho. Sejam as diretorias que se organizam para realizar as festas ou os participantes que competem nas diferentes modalidades, todos buscam preservar a tradição. Ganha a cultura e ganha a comunidade”.

    O vereador Adriano Pereira também ressaltou a necessidade de preservação das tradições germânicas. “A preservação da cultura é muito importante. Por isso incentivamos e apoiamos essas festas. E uma forma de o Poder Legislativo de Blumenau lembrar de todos esses que por toda a vida, passando de geração em geração, buscam preservar as nossas tradições. Parabéns a todos os reis, rainhas, membros, fundadores, sócios dos clubes da nossa cidade”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TVL
    Fotos: Jéssica de Morais | CMB