Página principal
23-05-2013

Câmara entrega moções a personalidades e entidades

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na tarde desta quarta-feira (24) a Sessão Solene Mensal de Entrega de Moções, no Plenário. O vereador Oldemar Luiz Becker (PPS) iniciou a cerimônia entregando a honraria a Maria Cecília de Souza, pelos 30 anos de trabalho voluntário. “É com satisfação que entrego esta moção a doutora Mariazinha, como carinhosamente a chamamos”, disse. O parlamentar falou sobre a história de vida de Maria Cecília. “Nascida em 1936, ela se mudou para Blumenau em 1942. Em 1961, formou-se farmacêutica. Em 1974, formou-se em Administração e em 1976 em Direito”, destacou.
    Maria Cecília agradeceu a homenagem e comentou a situação dos jovens na atualidade. “Falar do trabalho voluntário em prol das crianças e adolescentes é fácil, o difícil é fazer. Precisamos contar, agora, com os vereadores, para que venham de encontro com a realidade virtual. Pois, as leis que regem a educação e nossa juventude, estão muito aquém do século em que estamos”, explicou. Maria Cecília falou sobre seu trabalho. “Lutamos por aqueles que não têm como se defender. As crianças e adolescentes em condição de risco são levadas à Associação Blumenauense de Amparo ao Menor (ABAM), onde são tratados com amor e carinho, independentemente de cor, credo, ou qualquer outra coisa”.
    Em seguida, o vereador Marcos da Rosa (DEM) homenageou Maitê Soberón, que há cinco anos realiza procedimentos odontológicos e de prevenção em saúde bucal de forma voluntária, uma vez por semana, na Associação Assistencial Lar Betânia. “Conheço ela há pouco tempo. Quando soube do seu trabalho, fiquei encantado. São crianças de uma região carente. O voluntariado precisa ser enaltecido”. A dentista agradeceu. “Henry Ford disse que trabalhar em conjunto é uma vitória. Nós trabalhamos em conjunto. Sozinha, eu nada conseguiria fazer”. O coral do Lar Bethânia cantou uma música em homenagem a profissional.
    Formado pela primeira turma de Direito, há 50 anos, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC), José Zanella, foi honrado pelo vereador Jens Juergen Mantau (PSDB). O parlamentar afirmou estar homenageando o advogado em nome de alunos do SENAI; dos colégios: Dias Velho, de Florianópolis e Pedro II, de Blumenau. Ele ainda foi co-fundador da OAB e condecorado pela Legião Garibaldi, em São Paulo. “Um dos advogados mais antigos de nossa cidade. E em nome de Blumenau, nosso muito obrigado”, disse. Sem palavras diante da homenagem, José Zanella agradeceu. “Apenas cumpri com dedicação meu dever”, observou. Em seguida ele contou um pouco sobre sua história.
    Jens também entregou uma moção de louvor ao Centro de Educação Infantil Bertha Müller, pelos 20 anos de trabalho. “Admiro o trabalho deste CEI. Nós que somos da comunicação (Mantau faz um programa de rádio) tivemos a oportunidade de fazer um trabalho”, disse. O parlamentar afirmou que não poderia deixar de reconhecer a contribuição do educandário à comunidade. “Tem sido muito grande a nossa luta para conseguir um espaço maior e assim contemplar àquela comunidade do Badenfurt e Salto do Norte”.
    O CEI Bertha Müller foi representado pela professora Virgínia de Fátima Rosa, que agradeceu a homenagem. “Nossa escola educa as crianças com muito cuidado. Mas, quero fazer um apelo aqui. Nossa estrutura está muito precária e temos grande preocupação que possa acontecer algum acidente grave. Por exemplo, telhas caírem nas crianças durante ventos mais fortes”, destacou. Virgínia pediu ajuda e afirmou que uma reforma é necessária.
    O vereador Mário Hildebrandt (PSD) foi autor da moção 22, que homenageou o Clube de Mães e Idosas Paz e Amor. “Como presidente da Pró-Família, conheci grupos das mais diversas áreas, mas o que mais me marcou foi o trabalho dos Clubes de Mães. A história da nossa cidade é baseada na união e neles este sentimento está muito presente”, afirmou o parlamentar. Sueli Sedrez utilizou a tribuna para falar em nome do grupo. “Esta homenagem é bem-vinda e justa. Que siga de exemplo para os grupos voluntários, que, muitas vezes, não conhecemos”.
    A homenagem à Contabilidade Deschamps, localizada no bairro Fortaleza, foi prestada pelo vereador Beto Tribess (PMDS) através de um vídeo, que conta história da empresa, que hoje possui 200 clientes e 15 colaboradores. “Fundada em 1983, atua no mercado de forma competente e transparente. Essa homenagem é da comunidade blumenauense”, declarou. Um histórico da empresa, que no início enfrentou enchentes, foi relatado pelo fundador, Wilson Amando Deschamps. “No começo foi tudo difícil, tivemos que lutar muito para conseguir clientes. E hoje, com cerca de 200 clientes, temos que batalhar, porque a burocracia é grande”, destacou. A Contabilidade Deschamps presta serviços as Associações de Pais e Professores (APP’s) para manutenção das escolas e prestação de contas para o município. “Sabemos que várias destas escolas não têm muitos recursos”, avaliou. Ele ainda falou sobre a profissão de contador, agradeceu a família e colaboradores da empresa.
    O vereador também entregou moção à Contabilidade Votolini. “Hoje conta com 16 colaboradores. É uma empresa familiar que tem 25 anos de fundação. O proprietário, seu Valdir, sente-se blumenauense de coração. A ideia de abrir o escritório surgiu quando viu uma placa de aluguel no seu bairro. Como já tinha experiência na área, decidiu abrir o negócio e fez sucesso”. Valdir João Voltolini agradeceu a homenagem. “Iniciamos em 1988 com muita dificuldade. Não tinha computador, nem internet. Começamos a trajetória com duas calculadoras e uma máquina de escrever. Atendemos cidades de toda a região”.
    O vereador Robinsom Soares (PSD) homenageou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) pelos 55 anos de fundação. “Neste momento, aflora em nossos corações o sentimento maior, que é de reconhecimento pelo trabalho realizado. O CREA-SC ajuda no dia a dia da cidade”, disse. O parlamentar afirmou que a instituição é norteada pela conduta ética e o trabalho responsável. “A instituição é referência nacional e contribui para a sociedade aumentando a qualidade de vida”. O presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, afirmou que a criação da instituição, em 17 de março de 1958, coincide com o crescimento exponencial da indústria, agronomia e engenharia catarinense. “Todos os colaboradores fizeram a sua parte e deixaram marcas. Em todas as administrações, a CREA-SC experimentou avanços significativos”, destacou. Xavier aproveitou a oportunidade e parabenizou todos os presidentes e equipes de gestões anteriores à dele.
    O presidente da Câmara Municipal, Vanderlei Paulo de Oliveira (PT) entregou moção honrosa ao Policial Militar, Maicon Marcelo Dumke, pelos serviços prestados as comunidades de Blumenau, Pomerode e Jaraguá do Sul, e pelo salvamento do bebê Isabelli Yasmin Ristof. “Com orgulho e responsabilidade ousamos fazer esta homenagem pelos trabalhos de salvamento de vida que são feitos”, apontou. O vereador observou que pela preparação junto à PM e pela família que possui, Dumke “teve a oportunidade de fazer este ato heróico, de salvar vidas no Estado de Santa Catarina”. “A vida é um embate constante de viver e morrer”, declarou o homenageado. Ele assinalou que diariamente Policiais Militares saem para defender a sociedade catarinense, em qualquer cidade. “Aonde formos necessários lá estaremos. Nossa missão primeira é pela vida, nossa missão segunda é pela Lei”, disse.
    A sessão solene será reapresentada na TVL, canais 16 e 19, hoje, às 20h, e no sábado, também às 20h.