Página principal
30-09-2013

Câmara entrega moções a personalidades e empresas

  • banner sessaosolene

    Na noite desta segunda-feira (30), a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou sessão solene de entrega de moções a personalidades e empresas. Ao todo, foram onze homenageados. A solenidade foi presidida pelo vice-presidente Beto Tribess (PMDB).

    Assista a matéria jornalística produzida pela TV Legislativa

    Assista, na íntegra, o vídeo da sessão

    O vereador Jens Mantau (PSDB) foi autor de duas moções. A primeira à Panificadora e Confeitaria Bublitz pelos 30 anos de fundação – fundada em primeiro de julho de 1983. O proprietário, Erno Bublitz, disse que ficou surpreso com a homenagem. “Servidos a toda comunidade da Itoupava Central e de Blumenau. Estamos abertos todos os dias para bem atender a população”, afirmou, informando que muitos dos 60 funcionários estavam no plenário.

    Mantau homenageou também a Cervejaria Bierland pelos 10 anos de história. Contou que a empresa surgiu a partir da união de três sócios. “O nome significa terra da cerveja”, explicou. Ressaltou que a partir de 2011, a cervejaria participou de concursos internacionais de apreciação de cerveja, ganhando muitos prêmios. O um dos proprietários, Eduardo Krueger, agradeceu a homenagem e disse que a semana está bem corrida em função da Oktoberfest. “O sucesso se deve aos sócios, funcionários e consumidores”, destacou.

    O voluntário e médico do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, Wilson Aparecido Alves de Oliveira foi homenageado pelo vereador Cezar Cim (PP). Oliveira ficou cego ao sofrer um acidente. “Ele levou um ano para se adaptar à nova vida. Agradece a Deus por tudo que conseguiu e tudo que conquista diariamente. Tem uma força superior e chega a esquecer que é cego. A nossa vida só vale a pena ser vivida quando vale a pena para os outros”, disse. Oliveira disse que queria dividir a homenagem com todo blumenauense. “Aquele nato e o que adotou a cidade como terra natal. Não precisamos ser altruístas, mas jamais egoísta. O que uma mão faz, a outra não precisa ficar sabendo. Temos que fazer para o próximo o que gostaríamos que fosse feito para nós”, ensinou.

    O vereador Mário Hildebrandt (PSD) entregou a moção de louvor a Adelcio Moser, pelos 20 anos de dedicação ao trabalho social na Festa do Divino, da Catedral São Paulo Apóstolo. “Cidadãos como ele fazem a diferença na sociedade. Tem 58 anos e está há 20 no comando de uma das principais festas da cidade”, contou, informando que Moser coordena mais de 400 pessoas. “O objetivo é ajudar a comunidade, diminuindo os abismos das diferenças sociais”, disse Moser.

    Já o vereador Robinho Soares, o Robinho (PSD), homenageou o senhor Angel Samaniego pelos 15 anos de prática de artes marciais chinesas. “Mais um imigrante que a nossa cidade, reconheceu, abraçou e deu condições de se desenvolver aqui”. Angel agradeceu a homenagem e disse que as artes marciais chinesas não são apenas lutas, mas instrumentos de crescimento pessoal. “Existem pessoas que ao passar por este mundo levam amor ao coração que delas se aproxima”, afirmou.

    O vice-presidente, Beto Tribess (PMDB), entregou a moção de louvor à Corrêa Materiais Elétricos, uma das maiores do ramo, que se tornou referência no mercado. “A empresa participa ativamente do desenvolvimento econômico de Blumenau e região. Atualmente conta com 72 funcionários diretos”, informou. O parlamentar mostrou um vídeo com depoimentos dos funcionários e familiares sobre a empresa. Os sócios Agemiro e José Luiz também agradeceram a homenagem. “Ficamos satisfeitos, honrados pelo reconhecimento. Se empreendedor neste país não é fácil. É preciso estar preparado e estruturado e quem nos deixa nesta condição é a nossa família e colaboradores”, contou.

    Em seguida, os 60 anos de fundação da Escola Municipal Professora Alice Thiele foi lembrada pelo vereador Maurício Goll (PSDB). “A escola é o segundo ambiente mais importante na vida social de um ser humano. Com a ajuda dos educadores, a criança se torna um ser pensante, ajudando o desenvolvimento da cidade”, destacou. A diretora Clarice Spengler contou que a escola nasceu em uma favela, há 50 anos. “Muitos eram chamados de pés descalços. Os pés descalços construíram este espaço, que hoje tem 425 alunos”, frisou.

    O vereador Adriano Pereira (PT) agradeceu os trabalhos prestados pela coordenadora da Associação Blumenauense das Associações de Moradores, Ivone Gnewuch. “É uma grande alegria poder homenagear alguém que luta tanto pela população. Todos conhecem o trabalho de dona Ivone e sabem da importância dele”, definiu, lembrando que ela completou mais um ano de vida na quinta-feira, dia 25 de setembro. “Com esta homenagem, me sinto ainda mais responsável para continuar fazendo o que eu faço. Gostaria que mais pessoas se doassem um pouco”, pediu.

    Zeca Bombeiro (PSD) homenageou a Loes Materiais de Construção pelos 20 anos de fundação. “É uma empresa família, que vem crescendo com a cidade. Fica às margens da Rua Bahia. Hoje é o que mais apoia o futebol amador de Blumenau”, informou. O parlamentar apresentou um vídeo com depoimento de funcionários, amigos e familiares. “Não vivemos do esporte, mas gostamos de incentivar. Queremos continuar ajudando no que for possível”, revelou o empresário Gerson Loes.

    O vereador Jefferson Forest (PT) encerrou a solenidade entregando moção de louvor à Torcida BEC Manguaça. Vestido com a camisa do time de futebol, o petista destacou uma frase de Armando Nogueira, que dizia “no esporte como na vida, não existem vitórias, nem derrotas definitivas”. Apresentou reportagem televisiva do estádio do time. “A torcida guarda 66 troféus na casa de um torcedor. O futebol desperta a paixão do povo. Se existe um esporte enraizado na alma, sem dúvida, é o futebol. É o mais democrático, que tirou muita gente da pobreza”, destacou, lembrando que foram dez anos sem o Blumenau Esporte Clube pisar no gramado.

    Representando a torcida do BEC, Maicon agradeceu a homenagem e disse que emocionado ao falar do time. “O BEC tem uma grande história. Jogou a Série B do Brasileiro e teremos uma grande história pela frente”, aposta.

    A sessão solene será reprisada nesta sexta-feira (4), a partir das 20h, nos canais 16 da NET e 19 da BTV. Também está disponível no site da câmara (www.camarablu.sc.gov.br).

    Confira as imagens da sessão:

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa