Página principal
20-11-2013

Câmara entrega Comenda Zumbi dos Palmares

  • noticia

    A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta quarta-feira (20) sessão solene para entrega da Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares. A cerimônia ocorreu nesta data em função da semana em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado hoje. Foram homenageados Celso Marloch e José Augusto de Carvalho Nóbrega.

      Assista, na íntegra, o vídeo da sessão

    Veja as imagens da sessão:

    Nóbrega, ex-secretário da Comissão de Defesa Civil, foi homenageado pelo vereador Mário Hildebrandt (PSD). Disse que a comenda deve ser concedida as pessoas e entidades que realizaram relevantes trabalhos ou se destacaram no combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito. “Uma das melhores formas de vencermos o preconceito é buscarmos exemplo de pessoas na sociedade. Pessoas que buscaram a defesa da vida, sem olhar para cor, sexo, religião. Este é o caso dos nossos homenageados”, argumentou.

    O parlamentar afirmou ainda que Nóbrega faz parte da história de reconstrução da cidade. “Tem um currículo invejável. Nasceu em Blumenau e já foi membro de diversas entidades. A função mais importante foi a de secretário da Comissão de Defesa Civil, em 1972. Vivenciou a enchente de 1983 e a de 1984. A primeira durou 32 dias”, lembrou, para em seguida mostrar um vídeo com depoimentos de familiares e amigos.

    Nóbrega agradeceu a homenagem e disse que a recebe com muito orgulho. Emocionado, acrescentou que já recebeu muitas gratificações, mas que esta tinha sido muito especial. “Pela importância e significado que tem para mim, vou destacar algumas que recebi: amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, placa de prata pela Polícia Militar e pelo grupo de Polícia do Exército de Brasília, Troféu Oktoberfest, comenda Ordem do Mérito, dentre outras”, contou, afirmando que é muito bom receber a homenagem ainda em vida. “Tenho o sentimento de dever cumprido”, completou.

    Ao entregar a comenda ao assessor parlamentar Celso Marloch, o vereador Jefferson Forest (PT) disse que a luta contra o preconceito em Blumenau tem as digitais do homenageado. Lembrou que Marloch teve uma longa e dura vida de trabalho e importante atuação em associações de moradores, nas quais sempre lutou pelo fortalecimento da democracia.

    A sociedade evoluiu porque pessoas como ele lutaram contra diversas formas de discriminação e por todas as causas coletivas”, exaltou, complementando que assim como o Zumbi dos Palmares, o homenageado também ajuda a transformar sociedade um lugar melhor pra se viver.

    Marloch agradeceu aos autores da comenda e a todos os vereadores que votaram para que recebesse a homenagem. Ponderou que o preconceito não apenas tira oportunidades, mas está principalmente na fala de algumas pessoas que fazem ofensas mesmo inconscientemente. “A grande batalha é contra o pensamento preconceituoso”, afirmou, acrescentando que foi uma grande honra ser homenageado ainda em vida.  

    A sessão solene será reprisada pela TVL, canais 16 (NET) e 19 (BTV), neste sábado (23), às 21h.

     
    Medalha

    A medalha tem, na face principal, ao centro, em realce, a efígie do rosto do patrono circundada pela legenda “Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares“, com o ano da concessão, e no verso, ao centro, o brasão de Blumenau, circundado pela legenda “Câmara Municipal de Blumenau“.


    Zumbi dos Palmares

    Zumbi dos Palmares nasceu em Alagoas, em 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas. Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.

    Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

    Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo, comandando a resistência contra as topas do governo. Em 1694, o bandeirante Jorge Velho organiza um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, a sede é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, em 1695, foi degolado. 

     

    Foto: Renan Olaz/Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa