Página principal
22-11-2016

Câmara entrega Comenda Paulo Pedro Mayerle a destaques da medicina em Blumenau

  • solene22novembro16

    A Câmara de Vereadores realizou a entrega da “Comenda Municipal do Mérito Paulo Pedro Mayerle” na noite desta terça-feira (22), no plenário da Casa. Estiveram presentes o presidente Mário Hildebrandt (PSB) e o vereador Robinho Soares (PR). A Comenda é conferida a pessoas e entidades pelos seus méritos em prol da medicina e do atendimento humanitário à saúde.

    O vereador Robinsom Soares, também em nome dos vereadores Jefferson Forest (PT) e Braz Roncáglio (PR), dedicou a Comenda a Fábio Goulart do Prado (in memoriam). O parlamentar relatou a trajetória do Dr. Fábio Goulart do Prado, médico pediatra que prestou atendimento atencioso, justo e agregador no Hospital Santo Antônio, em Ambulatórios Gerais do município e em sua clínica particular por 16 anos. Ressaltou que o homenageado, que faleceu em 2012, fez a diferença na vida de muitos e nunca será esquecido. “Fico emocionado em realizar essa homenagem póstuma a esse exemplo de cidadão, alguém que faz com que nossa vida em sociedade tenha sentido. Afinal, vivemos e sociedade porque através de trocas voluntárias todos nos beneficiamos. Muito melhor quando são feitas com as melhores intenções e entre as pessoas que querem o bem do próximo. O Dr. Fábio foi irretocável e angariou a admiração de todos que trabalharam com ele”, discursou. Citou um trecho do juramento médico, ressaltando que o que o homenageado mais fez em vida foi consagrar sua própria vida a serviço do povo blumenauense. Apresentou o depoimento de três servidoras que trabalharam com o Dr. Fábio e que testemunharam a atenção e o comprometimento do homenageado com os pacientes.

    Marília Goulart do Prado, filha do Dr. Fábio Goulart do Prado, agradeceu a homenagem em nome da família. “Agradeço à Câmara pela possibilidade dessa homenagem pública e por reunir tantas pessoas que tem um carinho imenso pelo meu pai. Ele foi entusiasta da vida e crente na essência humana. Buscou com trabalho não apenas curar doenças, mas também melhorar vidas. Teve a oportunidade de fazer o bem e tocar a vida de tantas pessoas, e tenho certeza que ficaria feliz e honrado demais pelo reconhecimento do seu esforço pela medicina, pela pediatria e pelo ser humano”, assinalou.

    O presidente da Câmara, Mário Hildebrandt, entregou a Comenda, subscrita pelos vereadores Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) e Marcos da Rosa (DEM), ao Doutor Leandro José Hass. Hildebrandt assegurou que a homenagem é justa diante do testemunho de vida do Dr. Leandro, que se dedicou à ciência médica, privilegiando as suas ações e a sua formação no alcance da evolução da neurociência. Relatou que o catarinense de Ituporanga estudou da Furb e sempre foi aluno de destaque. Também ressaltou que foram colegas de trabalho no Cerene, onde o médico atuou atendendo os internos em tratamento de recuperação de dependência do álcool e das drogas. “Lembro do carinho, dedicação e do zelo que ele tinha com cada um dos internos, especialmente ao convencê-los a permanecer no tratamento e colaborar com a equipe de atendimento, que são os grandes desafios dentro do Cerene”. Frisou que Dr. Leandro é um dedicado profissional dedicado a minimizar o sofrimento do ser humano. Relatou o reconhecimento enquanto professor universitário e pesquisador premiado. Ao final, apresentou depoimentos de um paciente e de outros profissionais que trabalham com o homenageado, que também ressaltaram a dedicação do médico em prol de seus pacientes.

    O Dr. Leandro José Hass falou de sua felicidade em ver o depoimento do paciente em reconhecimento ao trabalho que tem realizado. Disse que tem tentado fazer o melhor pelo próximo e sempre minimizar as sequelas dos pacientes que sofrem um AVC ou tumor cerebral. Frisou que tem passado sua experiência aos alunos, que serão os futuros neurocirurgiões, para que tentem fazer sempre melhor do que ele próprio. Agradeceu, emocionado, a oportunidade de ter o trabalho reconhecido. “Sou natural de uma pequena cidade e jamais imaginei que chegaria onde cheguei. Já percorri mais de 50 países e apresentei trabalhos nos cinco continentes para mostrar que aqui em Blumenau se faz um bom trabalho em neurocirurgia. Não é só no hospital Sírio Libanês ou no Albert Einstein, mas no Hospital Santa Isabel também fazemos muitas coisas dignas de reconhecimento”, enfatizou.

    A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa neste sábado (26) às 21 horas, e no domingo (27) às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também está disponível no site da Câmara, logo abaixo.

    Sobre a Comenda
    A Comenda é conferida a pessoas e entidades pelos seus méritos em prol da medicina e do atendimento humanitário à saúde. Instituída pelo Decreto Legislativo Nº 803/2012, a Comenda é entregue a cada quatro anos em Sessão Solene no dia 18 de outubro ou em data próxima, em comemoração ao Dia do Médico.

    Paulo Pedro Maeyrle nasceu em Joinville em 03 de janeiro de 1914 e cursou medicina na Universidade Federal do Paraná. Em 1940 começou a clinicar no Hospital Santa Isabel. Trouxe o primeiro lote de penicilina e o primeiro aparelho de anestesia para Blumenau. Ficou famoso por manter o hábito de ser sempre um dos primeiros a chegar ao trabalho, independente do horário que saía. Ainda em vida, Mayerle recebeu o título de patrono de honra do curso de medicina da Furb. Faleceu em fevereiro de 1997.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jéssica de Morais | Imprensa CMB