Página principal
29-04-2015

Câmara entrega Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira em homenagem ao Dia do Trabalho

  • Comenda28_04_15

    A Câmara de Vereadores de Blumenau promoveu, na noite desta terça-feira (28), a sessão solene para entrega da Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira a três personalidades. Receberam a homenagem Ricardo HertelIrineu Milmersted e Friedrich Gierus.
     
     
    Participaram da sessão o presidente do Poder Legislativo, Mário Hildebrandt (PSD) e os vereadores proponentes dessas homenagens, Roberto Tribess (PMDB), Jens Mantau (PSDB) e Antônio Veneza (PSD).
     
    A comenda é conferida aos trabalhadores em reconhecimento às suas capacidades de iniciativa, pelos exemplos de coragem e mérito excepcional no interesse do Município, do Estado ou do Brasil, nas áreas sindicais, comunitárias e políticas.
     
    A solenidade será reprisada pela TV Legislativa, no próximo sábado (2) e domingo (3), às 21h e às 23h, respectivamente, pelos canais 14 da NET e 19 da BTV.
     
    Instituída pelo Decreto Legislativo Nº 769/2011, a Comenda é entregue anualmente, em sessão solene, na semana que antecede o dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho.
     
    Os homenageados
     
    O primeiro homenageado da noite foi o pastor Friedrich Gierus pelo vereador Tribess. O parlamentar contou um pouco da história de vida dele, que nasceu em 3 de abril de 1941, na Alemanha. Ele chegou ao Brasil em 1966, e, um ano depois, atuou como ministro religioso. Destacou o seu trabalho na área da comunicação, a partir de 1987, no Jornal o Caminho. Desde 2004, quando se aposentou, Gierus é voluntário da Comunhão Martinho Lutero que iniciou, em 2005, a construção do Centro de Formação e Convivência Catarina von Bora (CFCC), destinado ao acolhimento de crianças no contra turno escolar para a realização de atividades educativas e sociais, sendo o projeto de maior destaque em sua carreira. O prédio que abriga o centro ainda não foi concluído. Por fim, o parlamentar mostrou um vídeo com depoimentos de pastores, conhecidos e amigos. “Com essa comenda, eu passei a conhecê-lo melhor, por meio dessas pessoas. Principalmente o seu trabalho no centro, na área comunitária e na política social. Obrigado pelo que o senhor faz pelas crianças do nosso município”.
     
    O pastor agradeceu a homenagem realizada pela Câmara e justificou que a sua dedicação aos mais necessitados, principalmente às crianças, vem da sua história de vida. “Meus pais perderam sua Pátria durante a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha estava destruída. Eu era pequeno e tinha que pedir esmola para poder sobreviver. Sempre tive o sonho de que se no futuro a situação melhorasse, eu cuidaria das crianças”, lembrou, pedindo apoio dos vereadores para a finalização da construção do centro.   
     
    Antônio Veneza entregou a comenda para o empresário Irineu Milmersted. Comentou da satisfação que é retornar à Casa Legislativa para fazer essa homenagem. Ele contou a história de vida de Milmersted, nascido em Vidal Ramos (SC). Destacou suas atividades na comunidade da cidade natal. “Ele chegou em Blumenau em 1995, no bairro Itoupava Central, com as experiências adquiridas na terra natal. Foi presidente da Associação de Moradores e Amigos da Tatutiba I. Sempre esteve presente nas comissões de rua e acompanhando as obras públicas”.
     
    O homenageado disse que foi uma honra receber a honraria. Contou sobre sua atuação na comunidade desde pequeno. “Quando adotei Blumenau para viver trouxe essa bagagem comigo. Tenho como lema fazer sempre o bem às pessoas e ajudar no progresso do município”, destacou, agradeceu aos familiares, aos vereadores e a todos os parceiros da comunidade que o ajudaram nessa caminhada.  
     
    O vereador Jens Mantau homenageou Ricardo Hertel, que nasceu em Braço do Sul em 10 de setembro de 1920 e vai completar 95 anos. Pai de sete filhos, um já falecido. Hertel trabalhou como motorista, fez parte há mais de 30 anos da diretoria da Paróquia da Itoupava Central. Na década de 60, abriu, juntamente com familiares, um restaurante, bar e hotel, no bairro Itoupava Central, atualmente extinto, e também atuou na empresa Cia Jensen, já extinta. Também foi tesoureiro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Itoupava Central.
     
    Em nome do homenageado, a neta dele, Josiane Ruedigr, usou a tribuna para agradecer à Câmara pela honraria, em especial ao vereador proponente. “Ficamos honrados com a homenagem prestada. Toda a família tem ele como grande exemplo a ser seguido”.
     
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa| CMB