Página principal
01-04-2014

Câmara discute saúde pública em audiência nesta quarta-feira

  • banner_audpub

    A Câmara de Vereadores de Blumenau debate em audiência pública, nesta quarta-feira (2), questões referentes à saúde pública no município e região, como o modelo hospitalar implantado e a possibilidade de construção e manutenção de um hospital público infantil. O encontro, que atende os requerimentos do presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira e do vereador Jefferson Forest, ambos do PT, acontece às 19h, no Plenário. A abertura vai contar com a explanação do presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) de Itajaí, médico e sanitarista Plínio Silveira. 
     
    O presidente Vanderlei explica a importância desse diálogo. “Vai servir para juntar as forças na busca por caminhos e soluções dos problemas permanentes da saúde pública. Não temos um hospital regional público, apenas filantrópicos e parceiros, na condição de terceirizados”, informou, acrescentando que, ao longo da história, Blumenau sofre com a falta de estrutura hospitalar.
     
    Ele também lembrou que no ano passado a Câmara devolveu à Prefeitura aproximadamente R$ 1,3 milhão. O Legislativo sugeriu ao prefeito que 70% desse montante, cerca de R$ 850 mil, fosse aplicado na área de saúde, em cirurgias de cataratas, eliminando ou reduzindo as filas.
     
    O vereador Jefferson Forest justificou o pediu afirmando que cidades como Florianópolis, Joinville, Lages, Itajaí e Indaial já possuem um hospital pediátrico. “A saúde pública em Blumenau, especialmente na pediatria, enfrenta dificuldades. Recentemente foram registrados vários óbitos de crianças, por isso é necessário discutir um hospital pediátrico para o município”.
     
    Estão convidados o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), a secretária de Saúde de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, a direção dos hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina e os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Brusque e Timbó, respectivamente, César Botelho, Jones Bosio e Rogério Raul Theiss.
     
    Também estão convocados para a audiência representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc), do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren), do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, do Ministério da Saúde em Santa Catarina, de entidades blumenauenses e, ainda, os secretários de Saúde das cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).
     
    Foto: Renan Olaz | Agência Camarablu
     
    Fonte: Assessoria de Imprensa