Página principal
05-12-2013

Câmara de Vereadores entrega moções de louvor em sessão solene

  • sessaosolene_4dez13

    A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quarta-feira (4) mais uma sessão solene para entrega de moções de louvor a personalidades, eventos, entidades e empresas. A homenagem é em reconhecimento ao trabalho em favor do município e pelo aniversário de fundação. Foram homenageadas cinco empresas, uma pessoa e duas entidades.

    Assista, na íntegra, o vídeo da sessão solene realizada.

    Veja as imagens da Sessão Solene:

    A primeira homenagem da noite foi para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, pelos 40 anos de atividades. A moção foi conferida pelo vereador Maurício Goll (PSDB), subscrita pelo vereador Adriano Pereira (PT). “É uma honra poder valorizar o papel dessa entidade. Uma obrigação reconhecer também todo o trabalho de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero”, assinalou, destacando que é um trabalho direcionado ao bem-estar e à saúde da população feminina, especialmente para a mais carente. A presidente da entidade, Tatiana Regina Lenzi Alvise, disse que é um orgulho para entidade terminar o ano em que comemora 40 anos de instalação na cidade com a homenagem da Câmara. “Vamos continuar a exercer nosso trabalho com excelência”, afirmou, lembrando que a rede feminina atende entre 600 a 700 mulheres por mês, graças à dedicação das voluntárias.

    Os vereadores Mário Hildebrandt e Robinsom Soares, o Robinho, ambos do PSD, homenagearam a RICTV Record, pelos 25 anos. Hildebrandt ressaltou a importância da TV pela programação regional, além do envolvimento em diversos movimentos comunitários, como nas campanhas solidárias e no investimento em eventos esportivos da cidade. “A RIC é a materialização da credibilidade de um instrumento de comunicação”, assegurou, elogiando a equipe da emissora em Blumenau. O presidente da organização, Marcelo Petrelli, disse que a honraria significa que a emissora e a equipe estão fazendo um bom trabalho. Lembrou que a RIC TV gera 17 horas de conteúdo regional, sendo a que mais gera conteúdo desta natureza no Brasil. “Falamos dos catarinenses para os catarinenses. É isto que temos de fazer. É isto que queremos fazer cada vez melhor”, afirmou.

    A organização da Festitália, evento realizado desde 1994 pelo Circolo Italiano di Blumenau, recebeu moção de louvor do vereador Beto Tribess (PMDB), subscrita pelo vereador Adriano Pereira (PT). “A Festitália surgiu para resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e a partir da terceira edição se consolidou como uma festa de família e de encontro amigos”, disse Tribess, justificando a importância da festa para Blumenau. O ex-presidente da Festitália, Américo Odorizzi, que esteve à frente da organização nas edições de 2012 e 2013, agradeceu em nome da comunidade italiana e destacou o congraçamento que existe com a cultura alemã. “Nós prestigiamos a Oktoberfest e os alemães prestigiam a nossa festa. Isto é maravilhoso”, salientou, assegurando que o Brasil admira esta conciliação, “Dizem que somos o povo mais bonito do Brasil, justamente por esta mistura”, afirmou.

    A atleta Ana Rosa Castellain foi homenageada pelo presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT).  Ela foi a primeira mulher do powerlifiting brasileiro a disputar um World Games e trouxe a medalha de ouro para o Brasil, batendo um novo recorde. “Blumenau por vezes abandona os atletas da cidade, que acabam por disputar competições por outros municípios”, criticou o vereador, ressaltando que o Município precisa cuidar melhor das “Anas Rosas”. Ao parabenizá-la, Vanderlei disse que a atleta faz parte de uma família que já fez história em favor de Blumenau e que agora ela está fazendo história na área de esportes. Ao agradecer a homenagem, Ana Rosa fez um apelo às empresas locais para que patrocinem os desportistas. Disse que no último campeonato em que se sagrou campeã, estavam representados 35 países e que há quase 40 anos não se ouvia nessa disputa o Hino Nacional Brasileiro. “Powerlifting é levantamento de peso básico, um esporte de força consistente em três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra”, explicou.

    O vereador Adriano Pereira (PT) homenageou também a Hering Harmônicas, pelos 90 anos de fundação. Disse que, por ser músico, sentia muito mais honrado. Acredita-se que a empresa tenha sido a segunda fábrica de harmônicas do mundo, a primeira e única até hoje no continente americano. “Desejamos muito mais sucesso à empresa, para que traga mais alegria aos músicos que tocam este instrumento”, disse, estendendo os cumprimentos aos funcionários.
    O presidente da Hering Harmônicas, Alberto Bertolazzi, afirmou que a empresa é uma das três existentes no mundo atualmente. Ressaltou que produzir uma harmônica não é fácil, pois o método é extremamente artesanal e requer muitos anos de experiência, especialmente na afinação. “Estendo esta homenagem aos funcionários, alguns estão conosco há mais de 35 anos”, declarou. Para celebrar os 90 anos, a Hering lançou uma versão atualizada tecnologicamente da “Membi”, uma gaita cromática produzida pela empresa na década de 1950. Foram produzidos apenas 90 modelos. Uma foi entregue ao presidente da Câmara para homenagear todos os vereadores e, outra, ao vereador Adriano Pereira pela indicação.

    Outra empresa homenageada foi a Ilhatur Blumenau Turismo, pelos 35 anos de fundação. “Não é fácil manter empresa neste segmento, uma vez que não se trata de vender pacotes turísticos, mas de realizar o sonho de muitas pessoas, de muitos blumenauenses, para que tenham uma viagem exitosa”, observou o vereador Robinsom Soares, o Robinho (PSD), autor da moção. O proprietário, Afonso Zimmermann, destacou que a Ilhatur está presente desde a primeira edição da Oktoberfest, trazendo milhares de turistas e divulgando Blumenau mundo afora. “É uma empresa mundialmente conhecida, vendemos muitas passagens e hospedagem em muitos países, como Alemanha, Emirados Árabes, China, Estados Unidos, entre outros”, disse.

    O vereador Jens Mantau (PSDB) entregou a moção à Blumenau Iluminação, pelos 35 anos de fundação. “Há 35 anos nasceu uma grande ideia que deu a luz a uma grande história”, disse o parlamentar, que resumiu a história da empresa, lembrando que ela existe pela persistência e determinação do fundador, Orlando Pamplona.  A filha do fundador, Lorena Pamplona, falou em nome do pai, a quem agradeceu por criar uma empresa tão sólida. “Atualmente produzimos 12 mil peças diariamente e exportamos para toda a América do Sul, levando com muito orgulho o nome de Blumenau”.

    Jens Mantau também homenageou o Grupo Segura, que completou 20 anos de atividades. Enalteceu os serviços da empresa, destacando que é uma empresa genuinamente blumenauense. “Muito obrigado por acreditar nesta cidade”, disse o vereador ao cumprimentar o fundador da empresa, Avelino Lombardi. O proprietário agradeceu a homenagem ressaltando que uma empresa só cresce se tiver gente comprometida com ela. “São as pessoas que fazem o sucesso de uma empresa, por isso a importância de termos pessoas competentes ao nosso lado, dispostas a fazer um bom serviço”, disse, salientando que atualmente a empresa conta com 600 funcionários. Destacou o desenvolvimento do Vale do Itajaí e reclamou que a região não é reconhecida pelos governos federal e estadual. “De nossa parte reconhecemos o valor do povo e da cidade de Blumenau, buscando a melhor forma de oferecer a segurança possível com um custo adequado”, concluiu.

     

    Foto: Renan Olaz/Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa