Página principal
15-08-2013

Câmara de Blumenau incentiva a criação da Câmara Mirim em Guabiruba

  • camara GBA

    O diretor Legislativo da Câmara de Blumenau, Éder Boron, e a coordenadora da Câmara Mirim, Raquel Morcelli, estiveram reunidos, esta semana, com os vereadores de Guabiruba e a secretária de Educação do município, Edna Maria Jasper, para explicar o funcionamento do Parlamento Jovem. O encontro foi o primeiro passo na busca de informações para a implantação futura da Câmara Mirim na cidade vizinha.

    A iniciativa partiu do vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), que pediu apoio do Poder Legislativo blumenauense. “Falei com o presidente Vanderlei que, prontamente, colocou os servidores à disposição para nos auxiliar”, contou, informando que a intenção do projeto Câmara Mirim é formar cidadãos mais conscientes para o futuro. “Queremos despertar nos jovens estudantes a consciência da cidadania e a responsabilidade com valores sociais, éticos e culturais da comunidade”, completou.

    Boron classificou de “muito positiva” a reunião, já que tiveram a oportunidade de dirimir as dúvidas dos parlamentares guabirubenses, que analisam as questões jurídicas e financeiras para implantar a Câmara Mirim já a partir do ano que vem. “Nosso papel é incentivar a criação de novas Câmaras Mirins, seguindo o modelo de Blumenau, que é o pioneiro no Brasil”, revelou, lembrando que o Parlamento Jovem oportuniza ao estudante inteirar das questões políticas e entender o papel e a relação dos poderes constituídos.

    Segundo o diretor Legislativo, o sucesso da empreitada vai depender da participação ativa da Secretaria de Educação. “Todo o processo começa nas escolas, desde a preparação dos futuros vereadores mirins até a eleição deles, já que os pequenos parlamentares devem ser alunos das escolas da cidade”, explicou.

    Para o presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, Waldemiro Dalbosco (PP), a criação da Câmara Mirim busca também a integração dos jovens com Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo, além de manter entrosamento com as escolas.

     

    Foto: Portal Guabiruba

    Fonte: Assessoria de Imprensa