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27-06-2013

Câmara dá mais transparência ao processo de mudança da sede

  • junho

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na manhã desta quinta-feira (27), no plenário, uma coletiva de imprensa sobre o processo de mudança para a nova sede e a locação do atual espaço. O convite aos veículos de comunicação e ao público em geral teve como objetivo dar mais transparência aos atos do Poder Legislativo municipal. O evento contou com as presenças de parlamentares, entre eles os integrantes da Mesa Diretora, e do ex-diretor-geral da Casa, Raimundo Mette.

    O presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), abriu a coletiva lembrando que, desde 1997, os poderes Executivos e Judiciário de Blumenau pediam a desocupação dos respectivos espaços. “Não saímos antes porque não foi possível. Mas o desejo de mudança sempre esteve presente nos servidores e nos parlamentares”, afirmou, informando que a reforma no atual prédio foi bancada pelo proprietário do imóvel.

    Mette explicou que todo o processo, que durou um ano e meio, foi orientado pela Procuradoria da Câmara e que uma comissão especial foi criada para acompanhar a escolha dos imóveis. “Foram feitas consultas a mais de 10 imobiliárias da cidade. Dos que nos foram oferecidos, os aluguéis variavam de R$ 55 mil a R$ 70 mil por mês. Foi escolhido o prédio que atendesse as exigências e necessidades da Câmara, com aluguel mais adequado, de R$ 46 mil”, informou.

    O ex-diretor reafirmou que não houve nenhuma interferência política ou de qualquer outra natureza nas negociações. “Todo o processo foi transparente e obedeceu aos princípios da legalidade”, assegurou, informando que as licitações feitas para equipar a nova sede da Câmara seriam necessárias em qualquer um dos outros imóveis oferecidos.

    Sobre os custos com o aluguel da nova sede do Poder Legislativo, Vanderlei voltou a dizer que, com a saída da Câmara, a Prefeitura vai levar para o espaço alguns órgãos da administração municipal que pagam aluguel. O presidente calcula uma economia anual de aproximadamente R$ 200 mil aos cofres públicos. “Não há nenhuma despesa adicional ao município, porque está dentro do duodécimo da Câmara, representando 2,8% do orçamento da Casa”, anunciou.

    O presidente lembrou ainda que, com a nova sede, a Câmara deixou de pagar estacionamento para os carros oficiais. “A Câmara de Vereadores tem de ser do tamanho de Blumenau”, afirmou, em alusão também à necessidade de mais espaços para atender a população. Por fim, Vanderlei comunicou a proposta de revitalização do centro histórico, informando que a Comissão Especial criada na Câmara já realizações neste sentido. 

    Fonte: Assessoria de Imprensa