Página principal
13-08-2013

Câmara cria o ‘Dia Municipal de Combate às Drogas’

  • combate as drogas

    A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que cria o “Dia Municipal de Combate às Drogas”. A proposta, do vereador Mário Hildebrandt (PSD), foi enviada a análise do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), que pode sancioná-la ou vetá-la. No primeiro caso, é transformada em lei municipal, no outro, volta para apreciação do Legislativo.

    Pelo projeto, o Dia Municipal de Combate às Drogas será comemorado anualmente no dia 26 de junho, data em que o combate às drogas é lembrado nacional e internacionalmente. Segundo Hildebrandt, estabelecer uma data é adotar uma estratégia de promover atividades que têm a finalidade de mobilizar as pessoas sobre os perigos e as consequências da drogadição.

    Para o vereador, quando se fala em drogas não se estabelece critérios para lícitas ou ilícitas, porque todas causam o mesmo mal. “A legalização do produto não altera o efeito de destruição e do mal que causa à pessoa, à saúde, à vida, à sociedade”, diz.

    Hildebrandt destaca que os assuntos de prevenção e combate às drogas merecem muita atenção diante da “epidemia” que atinge a sociedade e do avanço do tráfico. “Ao marcar uma data, pretendemos criar uma oportunidade de esclarecimento, discussão e apoio ao combate desse mal que atinge, não só a pessoa envolvida, mas causa danos imensos ao grupo familiar, à comunidade e à sociedade, com grande repercussão na vida social e na saúde mental”, argumenta.

    Na opinião do vereador, a droga está alcançando as pessoas cada vez mais precocemente, por isso desde os primeiros anos de vida já se faz necessária uma educação voltada para o fortalecimento de bons hábitos. “É necessário o quanto antes esclarecer o malefício causado pelas drogas e incutir nas crianças o sentido de afastamento e cuidado, incentivando ações que priorizem a qualidade de vida e fortaleçam a convivência familiar e comunitária”.

    Ressaltou que a faixa etária mais vulnerável é a da adolescência, mas não se pode restringir o combate às drogas a um determinado público, porque a drogadição vem causando vítimas em todas as idades.

     

    Imagem: acervo Google Imagens

    Arte-finalização: Comunicação – Sítio

    Fonte: Assessoria de Imprensa